SOFRIMENTO NA TERRA PROMETIDA
Terra Prometida é uma comunidade habitada por famílias simples, localizada entre a Estrada da Raiz e o conjunto Wilson Rosado, zona norte de Mossoró. Por lá, o sofrimento é grande. Não tem água encanada, não tem saneamento, as ruas são de chão batido, não passa transporte coletivo, não tem creche, não tem escola.
A energia elétrica é comunitária. Nesta terça-feira, 19, houve corte do serviço por parte da operadora. Os moradores, sem alternativa, foram à Prefeitura de Mossoró em busca de socorro. Chegaram de carroças, único meio de transporte que elas contam. Queriam falar com o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), para lembrar as promessas feitas durante a campanha e não cumpridas até aqui.
O Palácio da Resistência não deixou. Sem solução, as famílias usaram as carroças para interditar a Avenida Alberto Maranhão. Queriam chamar a atenção da sociedade para tamanho sofrimento. A interdição não era uma afronta, muito menos um movimento agressivo.
A Prefeitura optou por chamar reforço policial. Três viaturas chegaram imediatamente e a polícia “colou” nos manifestantes. Não impediu os gritos de protesto de um sofredor: “Prefeito, bote a cara de fora, sem medo, venha conversar com a gente.”
A Terra Prometida é a imagem do descaso do poder público municipal. Os moradores não recebem as políticas públicas mais simples como direito à saúde, à educação e a uma vida digna. Quem visita a comunidade, sai de lá de coração partido diante de tanto sofrimento.
O prefeito Allyson tem o dever de garantir pelo menos o básico do básico. É o seu papel como gestor público. Essas famílias não estão pedindo mais do que é o direito deles. Então, ao invés de convocar a polícia, como forma de repressão ao movimento pacífico e legítimo, o prefeito deve, de maneira urgente, garantir a essas pessoas humildes o que a sua gestão negou até aqui.
Faça isso, prefeito.
FRASE
“Prefeito, bote a cara de fora, sem medo, venha conversar com a gente.”
MORADOR – Da Terra Prometida cobrando a presença do prefeito Allyson Bezerra
ESPELHO...
O prefeito Allyson Bezerra, que se considera a maior estrela do Solidariedade potiguar, não foi ao lançamento da pré-candidatura de Fábio Dantas ao Governo do RN. Tinha compromissos em Mossoró, na versão oficial, e mandou o liderado vereador Lawrence Amorim para representá-lo. No duro, Allyson não foi porque seria apenas mais um no meio dos laranjas. Ele gosta dos refletores.
...ESPELHO MEU
Para comprovar, digamos, o perfil pavão, Allyson Bezerra prepara uma festa em Mossoró para lançar a pré-candidatura de Fábio Dantas aos seus súditos. A ordem é não economizar. O prefeito quer um evento maior do que o desta terça-feira, 19, em Natal. Além de Fábio, o prefeito apresentará oficialmente o ex-ministro Rogério Marinho (PL) como seu candidato ao Senado. Em maio.
LUPA
Ausências importantes no lançamento da pré-candidatura a governador de Fábio Dantas (Solidariedade): Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa; Álvaro Dias, prefeito de Natal; Beto Rosado, presidente do Progressistas; José Agripino, presidente do União Brasil. Tem aí uma parcela importante do eleitorado do RN.
VÁ À LUTA
Fábio Dantas tem até o início das convenções, em julho, para convencer a essa considerável fatia da oposição que ele é um bom nome para ganhar o governo do RN. E acomodar os interesses conflitantes no mesmo palanque. Tarefa árdua.
LINHA DIRETA
Ezequiel Ferreira acompanhou todos os lances do lançamento da candidatura de Fábio Dantas direto de seu gabinete na Assembleia Legislativa. Coube ao deputado Gustavo Carvalho narrar o evento em tempo real.
FALA, DR. AEDES
Olha só que coincidência cruel: com a Covid-19 chegando ao fim, o Brasil registra crescimento de 85% de casos de dengue e o dobro do número de mortes em 2022, bem diferente de no auge da pandemia Covid que praticamente não havia notificação de dengue. Ou os casos de dengue eram tabulados na plataforma Covid? Com a resposta, dr. Aedes.
É NOTÍCIA
1 - A abertura de lojas do comércio de rua de Mossoró é facultativa no feriado desta quinta-feira, 21. Para isso, basta solicitar autorização ao Sindilojas e efetuar o pagamento das devidas taxas.
2 - Há 17 anos, o Baraúnas fazia história na Copa do Brasil ao golear o Vasco da Gama por 3 a 0 em pleno São Januário, com Romário e cia. O tricolor balançou as redes com Cícero Ramalho, Álvaro e Henrique. O tricolor se classificava entre os oito melhores da copa.
3 - A Neoenergia Cosern vai reajustar a conta de luz para o consumidor residencial do Rio Grande do Norte em 19,87%. O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
4 - Um dia após o Ministério da Saúde anunciar o fim da emergência sanitária, os conselhos nacionais de saúde pediram para a medida entrar em vigor em 90 dias. Alegam risco de desassistência à população e afirmam que a pandemia da Covid continua um risco.
5 - A Potigás prorrogou até o dia 13 de maio o incentivo de R$ 1 mil para motoristas que converterem os veículos para o Gás Natural Veicular no RN. A campanha contempla os primeiros 200 veículos convertidos com kits de 5ª e 6ª geração com cilindros novos.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.