NÃO BASTA SÓ SER CANDIDATO
Um dia após o lançamento de sua pré-candidatura a governador do Rio Grande do Norte, o ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade) disse, em entrevista a uma emissora de rádio de Natal, que a sua postulação não depende do prefeito Álvaro Dias, nem do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, os dois maiores nomes do PSDB potiguar.
Fábio tentou minimizar a ausência de Álvaro e Ezequiel no evento, deixando a entender que o seu projeto eleitoral é maior do que outros atores do processo sucessório estadual. Um erro de entendimento. Há uma máxima na política-eleitoral que diz que ninguém é candidato de si próprio. Fábio Dantas deve saber disso.
Aliás, o lançamento da pré-candidatura é apenas o início. O processo mais complicado é consolidar o projeto e chegar forte na campanha eleitoral propriamente dita. Fábio tem o desafio de unificar as oposições, aparar arestas e acomodar, se possível, todas as forças no seu palanque para enfrentar o favoritismo da governadora Fátima Bezerra (PT).
Álvaro Dias já disse que não pretende votar em Fábio, mas também não se fechou em copa, ou seja, há possibilidade de diálogo. Ele é dono de um poderio eleitoral na capital e região metropolitana considerável e pode perfeitamente transferir votos para o candidato que escolher. Fábio não pode prescindir desse apoio, muito menos minimizar a importância de Álvaro para a sua candidatura.
Ezequiel Ferreira é um poço de incerteza. Ele se mantém em silêncio desde que se afastou da possibilidade de ser o candidato a governador pela oposição. O líder tucano não foi para o evento de Fábio, mas também não impediu que deputados do PSDB se fizessem presentes e anunciassem apoio a Fábio Dantas. Ezequiel é consciente do seu poderio eleitoral, mas coloca na balança o peso de um rompimento político-administrativo com a governadora Fátima.
O silêncio de Ezequiel diz muito sobre o “racha” dentro do PSDB. Dos 12 deputados do partido, sete estão com a oposição: Gustavo Carvalho, Tomba Farias, José Dias, Getúlio Rêgo, Nelter Queiroz, Galeno Torquato e Albert Dickson, enquanto cinco se mantêm na base política da governadora: Raimundo Fernandes, Dr. Bernardo Amorim, Ubaldo Fernandes, Kleber Rodrigues e o próprio Ezequiel.
Há possibilidade de o presidente da Assembleia Legislativa marcar um duplo: apoiar o candidato a senador da oposição, ex-ministro Rogério Marinho (PL), e pedir votos para a reeleição da governadora Fátima Bezerra. Esse comportamento não condiz com a postura e história política de Ezequiel, mas, como a política é dinâmica...
Outra dificuldade de Fábio Dantas, de difícil resolução, é com o Progressistas. O partido é presidido pelo deputado federal Beto Rosado, adversário do prefeito Allyson Bezerra, que é do Solidariedade e vai coordenar a campanha de Fábio em Mossoró. Os dois não cabem no mesmo palanque. Allyson, inclusive, está reservando uma data de maio para lançar na cidade a pré-candidatura de Fábio e dos outros que terão o seu apoio para senador, deputado federal e estadual.
Por fim, Fábio Dantas também terá a missão de convencer o União Brasil a apoiá-lo. O líder do partido no estado, ex-senador José Agripino Maia, não se empolgou com o nome de Fábio e, de público, defendeu que Ezequiel deveria ser o candidato da oposição para enfrentar a governadora Fátima Bezerra. Se não mudar, o União Brasil vai liberar suas bases na disputa majoritária.
Como se pode observar, ser candidato é fácil, basta ter uma legenda amiga; consolidar uma candidatura é outra história.
FRASE
“A minha candidatura não depende deles”
FÁBIO DANTAS – Pré-candidato a governador sobre Álvaro Dias e Ezequiel Ferreira de Souza
TÚNEL DO TEMPO
Hoje completa 10 anos da partida de Canindé Alves, radialista e publicitário, nascido em Pau dos Ferros, mas mossoroense por adoção. Ele tinha 76 anos, casado com Ivanilda Linhares, pai de Neto, Ivana, Fátima e Vanusa. Foi Canindé Alves que criou a primeira agência de propaganda de Mossoró, a Vanusa Publicidade. No rádio, eternizou o programa "Chapéu de Couro, Chapéu de Palha".
FECHADO
A coluna recebe a informação que a unidade do Restaurante Popular no campus central da Uern suspendeu o atendimento nesta semana, em razão de irregularidades no setor de armazenamento dos alimentos. A empresa contratada deve responder pelo caso. Prejuízo enorme para estudantes e servidores da Uern que se alimentam no RP. O Governo deve adotar medidas urgentes.
BARAÚNAS
O vereador Isaac da Casca (MDB) parece disposto ao desafio de ressuscitar o clube de futebol Baraúnas. Ele colocou o nome à presidência para consulta dos tricolores tradicionais. O cargo já foi ocupado no passado por outro vereador, Zé Peixeiro, e pela ex-vereadora Izabel Montenegro. Eles não têm boas recordações.
MARQUETEIRO
A agência Ratts Ratis, que detém a cota publicitária do Solidariedade potiguar, vai cuidar da campanha de Fábio Dantas ao Governo do RN. Em 2020, a agência cuidou de temas mais delicados da campanha vitoriosa de Allyson Bezerra em Mossoró. Pedro Ratts é nome da confiança do deputado Kelps Lima, líder do SDD.
MILITÂNCIA
O PT começa a realizar uma série de reuniões para preparar a militância para a campanha eleitoral 2022. Em Mossoró, os encontros são coordenados pela deputada Isolda Dantas, presidente local do PT, e têm objetivo de fortalecer as candidaturas de Fátima Bezerra e Lula.
INTERNET GRÁTIS
Internet Brasil teve tramitação concluída na Câmara e agora a MP depende da aprovação no Senado. O programa leva internet em banda larga móvel aos estudantes da educação básica da rede pública de ensino, gratuita.
É NOTÍCIA
1 - Servidores públicos não trabalham amanhã em razão do ponto facultativo decretado pelo governo. Apenas os servidores de emergência e plantões estarão disponíveis. Eles voltam na segunda, 25.
2 - A praça de alimentação do Partage Shopping Mossoró está uma lástima. Poucos pontos abertos, muitos fechados, e a falta de boas opções ao consumidor. Há quem afirme que a direção do empreendimento comercial patina na atração de novos restaurantes.
3 - O PIB brasileiro acumulou no primeiro bimestre de 2022, em termos monetários, R$ 1,3 trilhão. O crescimento no período foi de 1,1%, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira, 20.
4 - Nesta data, em 1960, começava a circular o jornal Correio Braziliense no Distrito Federal. Também nesta data, só que em 1971, era exibida a primeira edição do Jornal Hoje, uma das principais atrações do telejornalismo da Rede Globo de Televisão.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.