NÃO É BEM ASSIM
Nome do PSDB para vice-governador na chapa de oposição encabeçada pelo ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade), o deputado estadual Tomba Farias acredita que o seu partido estará 100% no palanque, inclusive, o prefeito de Natal Álvaro Dias. Ele esbanjou otimismo em entrevista concedida a uma emissora de rádio de Natal, nesta terça-feira, 26.
Tomba disse que quando a candidatura de Fábio deslanchar, os deputados tucanos que ainda não estão na oposição vão se convencer do projeto e, por gravidade, se juntarão aos outros parlamentares que estão na oposição desde o primeiro momento do governo Fátima Bezerra (PT). Quanto a Álvaro, Tomba disse acreditar na sensibilidade política do prefeito e que o projeto de “mudar” o RN interessa ao gestor.
O deputado afirmou também que o líder do tucanato potiguar e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, também estará junto de todos os outros tucanos e de partidos de oposição.
Pode ser.
Agora, não será fácil.
A divisão dentro do PSDB é bem acentuada. Pelo menos cinco, dos 12 deputados da sigla, são companheiros do governo Fátima e ocupam espaços generosos. Ezequiel, por exemplo, continua comandando a Secretaria de Agricultura de porteira fechada. Os outros deputados têm as suas digitais nítidas em cargos comissionados e na terceirizada JMT.
É claro que isso não é uma certeza que eles estarão com Fátima Bezerra nas eleições, mas até aqui todos se mantêm firmes. Pergunte a Dr. Bernardo Amorim, Kleber Rodrigues, Raimundo Fernandes e Ubaldo Fernandes se eles não estão com o governo. Pergunte a Ezequiel se ele devolveu a Secretaria de Agricultura e outros cargos de relevo dentro do governo estadual.
Portanto, a empolgação de Tomba Farias não é a mesma para a metade do ninho tucano, muito menos para o prefeito de Natal, que já disse que não vota em Fábio Dantas. Tem as suas razões e convicções, que podem mudar ou não. Até aqui, Álvaro quer distância.
Não é só o PSDB que tem resistência à pré-candidatura de Fábio Dantas. Outros partidos de oposição se mantêm distantes. É o caso do Progressistas, presidido no estado pelo deputado federal Beto Rosado, que tem enorme dificuldade de dividir palanque com o Solidariedade, do prefeito Allyson Bezerra, inimigo político declarado do rosalbismo, grupo de Beto. Como juntar Beto, que tentará a reeleição, com Allyson que quer derrotar o parlamentar com a candidatura do seu liderado Lawrence Amorim (Solidariedade)?
O União Brasil também emite sinais de resistência. O ex-senador José Agripino Maia, líder do partido, deu declarações contrárias ao pré-candidato da oposição e voltou a insistir no nome de Ezequiel Ferreira que, segundo ele, agregaria as oposições no mesmo palanque.
Pois bem.
Se é verdade o que Tomba diz, que Fábio Dantas vai convencer os contrários quando subir nas pesquisas, resta a ele se apresentar ao grande público como um nome viável, coisa que não aconteceu até aqui. E usar a sua reconhecida habilidade nos bastidores da política para promover o abraço dos contrários em torno do seu projeto eleitoral.
Não será fácil.
FRASE
“Tenho quase certeza que ele marchará na oposição”
TOMBA FARIAS – Deputado estadual sobre Ezequiel Ferreira de Souza
PRÉ-CANDIDATA
A presidente do Sindicato dos Servidores do RN (SINSP), Janeayre Souto, buscará o mandato de deputada federal nas eleições deste ano. Ela reforçará a nominata do PSB que terá o deputado Rafael Motta candidato à reeleição, o ex-deputado Henrique Alves e o vereador de Mossoró Pablo Aires. A sindicalista aposta na sua luta em defesa dos servidores para oxigenar seu nome nas urnas.
NOVE
Dos 14 vereadores que compõem a bancada do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), nove fizeram foto com o pré-candidato a senador Rogério Marinho (PL). O grupo também está fechado com a pré-candidatura do presidente da Câmara, Lawrence Amorim (Solidariedade), a deputado federal. Quanto à candidatura ao Governo do Estado, os vereadores governistas esperam uma conversa com Fábio Dantas (Solidariedade).
CANNABIS
As deputadas petistas Isolda Dantas (estadual) e Natália Bonavides (federal) organizam o 1º Seminário de estímulo à pesquisa sobre uso medicinal e industrial da Cannabis no RN. A ideia é popularizar o tema para quebrar resistência e efetivar o uso medicinal da Cannabis. O debate será realizado nesta quinta-feira, 28, no auditório da UFRN, às 17h.
PORCELLANATTI
A governadora Fátima Bezerra recebeu em audiência diretores da Porcellanatti Revestimentos de Mossoró, para discutir a retomada de fornecimento de gás natural pela Potigás. O acordo, encaminhado, é importante para a fábrica ampliar a produção que foi retomada neste ano. A unidade gera, hoje, mais de 150 empregos no Distrito Industrial de Mossoró.
ACABA NÃO MUNDÃO...
A noite de segunda-feira foi de muito forró e chiado do chinelo dos prefeitos que curtem em Brasília a "Marcha em Defesa dos Municípios". Ao som da cantora Lia Almeida. Os gestores estão lá bancados pela "viúva".
EM BUSCA DE APOIO
O ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) pisou em solo mossoroense em busca de apoio para a sua candidatura a senador. Não há encontro de relevo, mas ele busca alternativas no segundo maior colégio eleitoral do RN.
É NOTÍCIA
1 - A Secretaria de Saúde do RN afirma que a dengue cresceu 818% no estado e a Prefeitura de Natal reconheceu epidemia. O aedes aegypti ressurge no momento que a Covid-19 afivela as malas.
2 - A Secretaria de Cultura prorrogou o prazo de inscrição para o Festival Independente de Quadrilhas Juninas Municipal e Estadual, que acontece no Mossoró Cidade Junina. Os grupos interessados têm até o dia 10 de maio para fazer a inscrição. Acesse o site da SMC.
3 - Os ministros do STF têm duas alternativas para o caso Daniel Silveira: aceitam o xeque-mate do presidente Bolsonaro ou rasgam a Constituição da República. E ambas são terríveis.
4 - Professores de Natal ocuparam o prédio da Secretaria de Educação na luta pelos 33,24% do reajuste do piso nacional do Magistério. A gestão Álvaro Dias não tem proposta. Em Mossoró, os professores aceitaram receber em 7 parcelas distribuídas em 19 meses.
5 - Noite de Choro no palco do Teatro Estadual Lauro Monte Filho nesta quarta-feira, 27. Apresentação do grupo de choro da Ufersa, de Katharina Gurgel, Lima Neto, Joabe Willamys e Arthur Araújo, além da banda Artur Paraguai. Às 20h30. Vamos lá.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.