TERCEIRA VIA VIROU PÓ
A terceira via morreu por inanição. Ou um dia existiu? Se existiu, Luciano Bivar tratou de colocar uma pedra em cima. Ele tirou o União Brasil de perto do PSDB e MDB, enterrando a possibilidade de uma federação partidária, com candidato único à presidência da República, para tentar quebrar a polarização entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual presidente Bolsonaro (PL).
A tentativa da terceira foi perdendo força conforme a falta de capacidade de seus autores, atestada pelo cidadão-eleitor. A série de pesquisas da Genail/Quest ajuda a comprovar isso. Em julho de 2021, quando o ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro empinou o nariz como uma alternativa no tabuleiro da sucessão presidencial, um terço dos brasileiros (31%) queria votar em um nome que não fosse Lula ou Bolsonaro. Em março deste ano, essa porcentagem caiu para 25% e, na última pesquisa do instituto, apenas 17% dos entrevistados disseram que queriam votar fora do eixo Lula/Bolsonaro.
Luciano Bivar tratou de acabar com a brincadeira. Viu que federalizar com PSDB e MDB para apoiar Doria ou Simone Tebet não seria a melhor alternativa. Com os cofres abarrotados de dinheiro do fundo eleitoral e cheio de minutos da propaganda na TV, Bivar entendeu que o União Brasil deve seguir em carreira solo. Certamente não elegerá o presidente do País, mas ganhará elegendo bancada robusta à Câmara dos Deputados. A chapa puro-sangue Moro-Bivar ganhará vida.
No centro-democrático, agora esfacelado, restaram Doria e Tebet. O PSDB seguirá sozinho; o MDB convencerá Tebet que o melhor caminho é firmar aliança com o PT já no primeiro turno das eleições, uma vez que essa união já se espalhou pelos estados, como é o caso do Rio Grande do Norte em que a governadora petista Fátima Bezerra terá como companheiro de chapa o deputado federal emedebista Walter Alves.
Doria e Tebet podem até insistir em chapa única entre os dois partidos. O ex-governador de SP afirmou nesta quinta-feira, 28, que não teria dificuldade de ser vice de Tebet. O problema é que, provavelmente, não haverá eleitores para esta aliança.
Voltando ao União Brasil, mesmo que o partido lance a chapa Moro-Bivar, seus filiados nos estados se sentirão livres. Na Bahia, por exemplo, ACM Neto, que é o secretário-geral do União, mostra-se confortável em ter a simpatia de bolsonaristas à sua candidatura a governador, que tem como principal concorrente o petista Jerônimo Rodrigues. O deputado Elmar Nascimento, que é o líder do União Brasil na Câmara, é unha e carne com o presidente da Casa, Arthur Lira (Progressistas), aliado do governo Bolsonaro.
No Rio Grande do Norte, o União Brasil ainda não tem decisão tomada sobre disputa majoritária. O seu líder, ex-senador José Agripino Maia, tem priorizado a disputa proporcional, com eleição de deputados federal e estadual. Há uma tendência de simpatia à oposição, mas alguns de seus membros desejam votar na governadora Fátima e no ex-presidente Lula.
O fato é que a terceira via se existiu um dia, virou pó. E o Brasil segue para uma disputa acirrada e radical entre Lula e Bolsonaro, com Ciro Gomes (PDT) cumprindo o papel de “bobo da corte”.
FRASE
“Não tem cabimento levantar dúvidas sobre eleições no Brasil”
RODRIGO PACHECO – Presidente do Congresso Nacional defendendo sistema eleitoral do TSE
BENTO PRAXEDES
Hoje completa 100 anos da morte de Bento Praxedes, homem de muitas qualidades e que fez história em Mossoró. Ele foi o primeiro escriturário do Tesouro do Estado, coletor federal, chefe político e abolicionista. Bento Praxedes também contribuiu com a imprensa fundando o jornal "O Comércio de Mossoró" que circulou entre 1904 a 1917. É o patrono da histórica "Praça do Codó”.
PEDRO CIARLINI
O Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarlini chega à maioridade hoje ao completar 18 anos. Foi construído e inaugurado na terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini. Equipamento moderno que ocupa toda a área do antigo "Largo do Jumbo". O engenheiro Pedro Ciarlini, o patrono, foi secretário de Obras de Mossoró, com gestão reconhecida. Ele faleceu em 11 de junho de 1993, aos 40 anos.
"BACURAU"
O ex-deputado federal Henrique Alves cumpre agenda política hoje em Mossoró. Será recepcionado pela ex-presidente da Câmara Municipal, Izabel Montenegro, e pela "senadora" Rose Cantídio. Henrique está visitado as bases do "bacurau" para fortalecer o projeto de retornar à Câmara dos Deputados nas eleições 2022.
SEGUE
Recém-convertido ao socialismo, depois de 56 anos no MDB, Henrique reforçará a chapa do PSB que terá o atual deputado federal Rafael Motta, o vereador de Mossoró Pablo Aires, a sindicalista Janeayre Souto (ex-PT), entre outros nomes. A chapa elegerá pelo menos um representante à Câmara.
LULA X BOLSONARO
Mais uma pesquisa sobre a corrida presidencial saiu do forno, com a mesma tendência apresentada por outras pesquisas de institutos. A Modalmais/Futura mostra o ex-presidente Lula (PT) com 41,1% de intenção de votos contra 35,3% do atual presidente Bolsonaro (PL). No segundo turno, Lula venceria por 50,2% a 39,7%.
AGENDADO
Lula estará no Rio Grande do Norte entre os dias 14 e15 de junho para lançar a chapa Fátima Bezerra (PT)/Walter Alves (MDB) ao governo e Carlos Eduardo (PDT) ao Senado da República.
É NOTÍCIA
1 - A Receita Federal comemora recorde da arrecadação no mês de março, que foi a maior desde 2000. Somou 164,15 bilhões, com crescimento real de 6,92% em relação a março de 2021.
2 - O tráfego de veículos na Reta Tabajara será alterado pelo Dnit a partir de hoje. O trânsito sobre a pista de concreto recém-construída passará a ser sentido único para quem segue na direção Mossoró/Natal. Na outra pista, trânsito para quem segue Natal/Mossoró.
3 - A Apple começou a produzir o iPhone 13 no Brasil, na linha de produção da Foxconn no interior de São Paulo, mas, avisou: o preço não muda. O Pro Max 128 GB bate a casa dos R$ 8 mil.
4 - O Estação Juventude 2.0 em Mossoró abriu inscrição para os cursos de introdução em web designer, doceiras, condutor de turismo e fotografias básicas. São 500 vagas disponíveis para pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Inscrição no Centro Administrativo.
5 - Rogenildo Silva, o Andarilho de Mossoró, será uma das atrações na da Feira do Livro de Mossoró. Ele ocupará o Palco das Letras para contar história. A 16ª edição da feira acontecerá nos dias 3 a 6 de maio, no campus central da Uern, com apoio do Governo do RN.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.