Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 11h15 | 01 Mai 2022 | Coluna César Santos - 1o de maio de 2022

Crédito da foto: Reprodução Lula confirma a aliança Fátima Bezerra e Walter Alves

CHAPA 100% DEFINIDA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antecipou o anúncio oficial da candidatura a vice-governador do deputado federal Walter Alves (MDB) na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT). Ele gravou um vídeo em Brasília em que diz que a governadora cumpriu a tarefa política de convidar Walter para compor aliança no Rio Grande do Norte. O vídeo, gravado na quarta-feira, 27, mesmo dia que a união foi selada entre Fátima e Walter, foi distribuído nas redes sociais pelos petistas que concordam com a aliança.

Lula afirma:

“Hoje é um dia especialmente feliz. Estou vendo aqui a concretização de uma tarefa política pela companheira governadora Fátima, uma mulher extraordinária que conheço há muito tempo, que virou governadora deste Estado, estou também com o companheiro Walter, deputado federal pelo MDB, filho do ex-ministro Garibaldi. Walter está sendo convidado para ser vice na chapa de Fátima.”

A Executiva estadual do PT reforçou a decisão em nota publicada na noite de sexta-feira, 29, após reunião realizada em Natal:

“Os membros da executiva estadual do partido manifestaram acordo com a amplitude das alianças envolvendo agora o MDB na composição da chapa estadual, assim como o PDT, e realizará na próxima quarta-feira uma reunião que deve resultar em uma resolução estadual sobre o tema das alianças”, informou uma nota divulgada pelo partido.

O vídeo de Lula e a nota da executiva estadual do PT foram vistos como último aviso aos petistas que ainda resistem à aliança com o MDB dos Alves. As deputadas Natália Bonavides (federal) e Isolda Dantas (estadual) continuaram dando declarações antipáticas aos novos companheiros, mesmo depois do prego batido em Brasília. A partir de agora, o PT espera que as parlamentes e outros membros do partido evitem novos constrangimentos.

Além de enquadrar os companheiros contrários à aliança, o PT também comunicou oficialmente ao PCdoB que o partido não fará parte da chapa majoritária, uma vez que a candidatura ao Senado será do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) e a primeira suplência ficará com o senador Jean Paul Prates (PT), que teve o direito à reeleição preterido pelo partido.

Dessa forma, a chapa governista está definida: Fátima/Walter/Carlos Eduardo. A oficialização acontecerá em junho com a presença do ex-presidente Lula. Com isso, a governadora conseguiu desmobilizar a parte mais forte da oposição e, teoricamente, conquistar as bases sólidas do MDB no interior do estado.

 

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO

O PCdoB ainda não perdeu a esperança de ser chamado para a chapa majoritária da governadora Fátima Bezerra (PT). Há possibilidade de ficar com a última vaga que resta, que é a de segundo suplente de senador. Não representa muita coisa, mas não deixa de ser uma saída honrosa. O vice-governador Antenor Roberto será convidado a preenchê-la.

 

BOLSONARISTA

O ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade) votou em Bolsonaro nas eleições 2018 e vai votar pela reeleição do presidente neste ano. Agora pré-candidato a governador, seu companheiro de chapa é Rogério Marinho, liderado por Bolsonaro e do partido de Bolsonaro. Mas, Fábio jura que não é bolsonarista. Ninguém acredita, mas ele acha que está convencendo.

 

ALUIZISTAS

Os aluizistas tradicionais estão deixando o MDB e seguindo junto com Henrique Alves, que saiu do partido, ou foi colocado para fora, como ele afirma, depois de 52 anos. A "senadora" Rose Cantído puxará a fila em Mossoró. "Eu não tenho como continuar no partido da forma que está", confessa.

 

PODE SER

A ex-prefeita Cláudia Regina (sem partido) tem simpatia pela candidatura de Henrique Alves à Câmara dos Deputados. Pode fortalecer a base eleitoral de Alves em Mossoró.

 

CONCORRÊNCIA

Uma possível candidatura do Coronel Hélio à Câmara dos Deputados deixa perturbado o deputado federal General Girão (PL). Ele sabe que Hélio tem a simpatia dos bolsonaristas potiguares.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
impresso
jornal
Mossoró
noticia
opinião

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO