VOCÊ É QUEM DECIDE
O ex-deputado Henrique Alves disse, na entrevista ao Cafezinho com César Santos, publicada na edição de domingo, 1º, que as eleições no Brasil devem estabelecer a boa política e se libertar do discurso de ocasião da nova contra a velha política. O País precisa virar essa chave e as eleições gerais oferecem a melhor oportunidade.
Agora, não há, até aqui, um cenário que possa valorizar a boa política. Muito pelo contrário. Os políticos, com raríssimas exceções, continuam exercendo as velhas práticas para conquistar o eleitor, embora se apresentem como o “novo”. Aliás, o “novo” virou moda, dá ibope. Toda a campanha eleitoral é a mesma coisa: “diga não à velha política, vamos eleger o novo”, discursam. E quando se elege, repete as mesmas práticas da velha política. Os (maus) exemplos estão por aí.
Os “boys velhos” da política se multiplicam com as suas práticas em ano eleitoral. Eles já estão quase morando nos bolsões da pobreza com sorriso cínico e postura mentirosa. O que tem de pré-candidato jogando futebol em campo de terra batida, dando pontapé inicial em jogo no subúrbio e até cobrando pênalti para vazar goleiro “frangueiro”, menino besta não conta. Eles correm para o abraço, mas contando a hora para voltar para casa e se livrar do suor da pobreza em ducha de rico.
O cidadão-eleitor deve desconfiar do político que se mostra íntimo em ano eleitoral sem nunca ter trocado uma palavra ou cumprimentado com um oi. Chutar uma bola de futebol e comer pescoço de galinha sentado em tamborete de cozinha simples não são referências do bom político ou do político bem intencionado.
O tecnologista sênior Mauro Eugênio Saturno, em um artigo intitulado “O paradigma do voto”, questionou:
“Se cada cidadão vale um voto e a maioria dos cidadãos é pobre, por que os países democráticos como o nosso não são mais justos e mais equânimes nas oportunidades de emprego, educação, saúde, moradia, alimentação etc.?
A resposta parece óbvia como já disse nosso mais famoso jogador: o brasileiro não sabe votar? Nem mesmo 50 anos depois que ele disse isso? Não parece ser isso, mas sim que os políticos mentem muito e muito bem. Santos de pau oco que semeiam discórdia entre amigos e familiares.”
“Esse é o paradigma do voto: como vencer a mentira e, depois, eleger prioridades. Descobrir os políticos mentirosos parece ser uma tarefa mais simples, temos os jornais sérios para fazer esse trabalho. Já é um mau sinal quando um político fala mal de grandes jornais e mesmo dos regionais como este em que você lê este artigo, afinal um jornal sobrevive de contar bem as notícias, veraz e com precisão. Adjetivar jornalistas ou cidadãos que estejam denunciando também é uma forma de mentira, ou seja, chamar um jornalista de comunista, não o torna comunista e muito menos incompetente como jornalista.”
Bom.
O fato é que estamos à porta de novas eleições gerais, onde o cidadão-eleitor será chamado para eleger o melhor para o seu estado e para o Brasil. Escolher a boa política é o melhor caminho. E isso só será possível evitando a discussão da nova contra a velha política e valorizando o debate sobre educação, saúde, social, segurança, meio ambiente, desenvolvimento econômica etc.
Você, eleitor, decide.
FRASE
“Temos que falar sobre a boa política e não tratar o debate sobre a velha ou a nova política”
HENRIQUE ALVES – Ex-deputado federal defendendo o bom debate nas eleições deste ano
NOVA PESQUISA
O Instituto Seta encerrou nesta segunda-feira, 2, o trabalho de campo da primeira pesquisa eleitoral no RN em maio. O resultado será divulgado na sexta-feira, 6, pela Band Natal. É a primeira sondagem com o nome do pré-candidato a governador Fábio Dantas (Solidariedade). O instituto ouviu 1.500 pessoas em todas as regiões entre os dias 30 de abril e 2 de maio. Está registrada no TSE.
ÚLTIMA PESQUISA
A última pesquisa sobre eleição no RN foi publicada em 4 de abril pelo TS2 de Mossoró/TCM e ainda tinha os nomes de Ezequiel Ferreira (PSDB) e Brenno Queiroga (Solidariedade). A governadora Fátima (PT) apareceu liderando com 35%; Styvenson Valentim (Podemos), 14%; Ezequiel, 11%; Brenno, 2%; Rosália Fernandes, Daniel Morais, Haroldo Azevedo e Clorisa Linhares com 1%, cada.
CORREDOR CULTURAL
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) anunciou para o dia 30 de maio a inauguração da reforma da Praça da Convivência e para o dia seguinte, 31, a reabertura do Memorial da Resistência. Antes, no dia 27, ele inaugura o novo piso da Estação das Artes Elizeu Ventania. Obras bancadas pelo Finisa.
PENDENTE
Apenas a obra de restauração do Teatro Dix-huit Rosado não ficará pronta antes do Mossoró Cidade Junina. Não há previsão de conclusão. A reforma também é bancada com recursos do Finisa.
LESTE-OESTE
A governadora Fátima Bezerra (PT) anuncia hoje em Mossoró a restauração da avenida Leste-Oeste. Obra esperada há anos, para facilitar o trânsito na via de acesso aos bairros da zona leste. A governadora também prestigiará a abertura da Feira do Livro de Mossoró, no campus da Uern, às 19h.
EM GROSSOS
Antes de autorizar a obra da Leste-Oeste, a governadora Fátima visitará a obra de reconstrução da rodovia entre Grossos e Tibau. A visita acontece às 9h.
ANOTE
A visita da governadora Fátima também é política. Conversas importantes fora da agenda oficial.
É NOTÍCIA
1 - Hoje é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Por essas bandas intolerantes, nada a comemorar. Pelo contrário. A perseguição a jornalistas e veículos só se agravou. Infelizmente.
2 - É delicado o estado de saúde do prefeito Paulo Emídio, de São Gonçalo do Amarante. Ele enfrenta doloroso tratamento contra um linfoma. Paulinho, de 59 anos, iniciou a luta em São Paulo e atualmente está internado na Policlínica do Alecrim.
3 - O percentual de endividados e inadimplentes no Brasil bateu a casa dos 77% em abril. É o maior nível dos últimos 12 anos. O cartão de crédito é o principal motivo das dívidas.
4 - A 16ª edição da Feira do Livro de Mossoró será aberta hoje, no campus da Uern, às 19h. Estão confirmadas livrarias de todo o país, com lançamento de títulos e novos autores. A feira é organizada por Rilder Medeiros, com patrocínio da Lei Câmara Cascudo.
5 - Começa a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza e Sarampo. Até o dia 3 de junho, além de idosos e trabalhadores da saúde, a imunização será estendida a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos. É só ir a um posto de saúde.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.