Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 07 Mai 2022 | Coluna César Santos - 7 de maio de 2022

Crédito da foto: Jornal de Fato Ex-prefeito Carlos Eduardo fez ataques aos prefeitos potiguares

POR QUÉ NO TE CALLAS?

O ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) não espera ter apoio de prefeitos à sua candidatura ao Senado da República, nem está preocupado com a sua importância dos gestores municipais nas eleições de outubro.

Essa é a avaliação crua que se faz do ataque que o pedetista desferiu contra os prefeitos e que vem repercutindo negativamente nos municípios. Em entrevista a uma emissora de rádio de Caicó, Carlos Eduardo disse que enquanto o povo passa fome, os prefeitos estão com os bolsos cheios de dinheiro, colocando sob dúvida a honestidade dos gestores e o que eles fazem com as emendas parlamentares que levam recursos federais para obras nos municípios.

Abre aspas para o que disse Carlos Eduardo:

“Você não sabe, os prefeitos estão com os bolsos estufados de dinheiro. O povo está liso, desempregado e com fome. Mas os prefeitos estão com os bolsos estufados, só que esse dinheiro é nosso. E a gente não sabe quanto foi, nem para onde vai”.

O pré-candidato a senador seguiu os ataques contra os prefeitos a afirmou que “há uma deformação, com a distribuição inadequada de recursos, enquanto a educação e a saúde estão abandonadas.”

Os prefeitos reagiram por meio de suas entidades representativas que assinam uma nota condenando a postura agressiva do senadorável:

“Carlos Eduardo Alves deveria ser conhecedor dos problemas que uma Prefeitura enfrenta, por já ter sido prefeito de Natal por 4 vezes. Mas, talvez por nunca ter sido filiado à Femurn durante suas gestões em Natal, não sabe da luta do movimento municipalista. A verdade é que os municípios possuem sérias dificuldades para cumprir com seus compromissos e atender aos anseios da população”, diz a nota em seu início, para continuar:

“É inaceitável que o ex-gestor critique o envio de emendas e recursos financeiros para as cidades potiguares. As palavras de Carlos Eduardo Alves merecem o repúdio de quem se dedica a melhorar a vida de seus munícipes.

Ao contrário do que disse erroneamente Carlos Eduardo, a destinação de recursos não é para “os bolsos dos prefeitos”, mas para as Prefeituras de todo o país, que são devidamente fiscalizadas pelos órgãos competentes. E os municípios brasileiros estão, neste sentido, contando com a atual sensibilidade do governo federal que, respeitando o pacto federativo, está contribuindo com obras e investimentos importantes para os cidadãos a partir de parcerias institucionais com as cidades de todas as Regiões brasileiras.”

A nota é assinada pelo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), prefeito Babá Pereira, chancelada pelas associações dos municípios do Seridó Ocidental (AMSO), do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP), do Seridó (AMS), do Oeste Potiguar (AMOP) e da Região Central do Vale do Assú Potiguar (AMCEVALE).

Essas entidades juntas congregam quase a totalidade das 167 prefeituras potiguares. Certamente, Carlos Eduardo enfrentará dificuldades de diálogo nos municípios ou com os gestores municipais. Muito ruim para quem precisa de votos para se eleger senador.

E, principalmente, para quem a luta municipalista deveria ser uma obrigação.

 

FRASE

“Emendas parlamentares não significam corrupção”

RAFAEL MOTTA – Deputado federal rebatendo insinuações feitas por Carlos Eduardo de mau uso dos recursos por prefeitos

 

LULA X BOLSONARO

A primeira rodada de maio de pesquisa Ipespe mostra Lula (PT) com 13 pontos de vantagem sobre Bolsonaro (PT) na estimulada: 44% contra 31%; e 9 pontos de maioria na espontânea: 38% contra 29%. Lula caiu 1ponto em relação à pesquisa de abril, enquanto Bolsonaro ganhou 1 ponto, isso, claro, dentro da margem de erro. A pesquisa ouviu 1.000 pessoas entre os dias 2, 3 e 4.

 

NOVOS ELEITORES

O Rio Grande do Norte ganhou 17.374 novos eleitores de 16 e 17 anos entre janeiro e abril deste ano. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, o número de eleitor nessa faixa etária subiu 31.947. Um aumento de 2.687 jovens se comparado ao mesmo período de 2020, ano em que aconteceram as últimas eleições. O TRE/RN ressalta que os cartórios ainda não contabilizaram os pedidos de maio.

 

PREGO BATIDO

A Executiva Nacional do PSB garante que o deputado federal Rafael Motta será candidato a senador. O presidente Carlos Siqueira vai mais além ao afirmar que o partido pediu o apoio do PT do RN, dentro das negociações de aliança com o ex-presidente Lula. O PSB forma chapa com Lula, indicando Geraldo Alckmin vice.

 

PONTA VIRADA

O PT potiguar não deu liga ao PSB e reafirmou apoio à candidatura de Carlos Eduardo, do PDT, ao Senado. A chapa é vista hoje como imexível, tendo o deputado federal Walter Alves, do MDB, como vice da governadora Fátima Bezerra.

 

CONFIANTE

No entendimento do PSB, o eleitor potiguar não se empolgou com as pré-candidaturas ao senado de Carlos Eduardo e do ex-ministro Rogério Marinho (PL). As pesquisas mostram desempenho sofrível de ambos. Daí, a ideia de que Rafael Motta poderá ocupar os espaços que estão abertos.

 

DOBRADINHA

O vereador Zé Peixeira será base em Mossoró da candidatura a deputado federal do ex-governador Robinson Faria (PL). O vereador promete boa votação na zona norte da cidade. Em contrapartida, Robinson garantiu votos fora de Mossoró para Peixeiro se eleger deputado estadual.

 

É NOTÍCIA

1 - Geraldo Alckmin, o vice de Lula, vai levar falta no lançamento da chapa neste sábado, 7. Ele testou positivo para a Covid-19. A assessoria tenta viabilizar um discurso por meio virtual.

2 - O bispo dom Mariano Manzana, titular da Diocese de Mossoró, embarca para Roma, na Itália, na terça-feira, 10, onde participará da visita Ad Limina Apostolorum, no Vaticano, de 10 a 20 deste mês. O religioso viajará junto com outros 19 bispos do Nordeste.

3 - O lucro da Petrobras de R$ 44,561 bilhões no primeiro trimestre do ano é um tapa na cara dos brasileiros. O presidente Bolsonaro considerou absurdo e pediu à estatal para que "não quebre o Brasil".

4 - Mais de 1.200 leitos da rede hoteleira de Mossoró já estão com reservas fechadas para o primeiro fim de semana de junho, que compreende o Pingo da Mei Dia, abertura oficial do Cidade Junina. O evento deve bater todos os recordes.

5 - O comércio de rua de Mossoró deve registrar intensa movimentação neste sábado, véspera do Dia das Mães. As lojas esperam os consumidores retardatários para a compra de presentes. Já amanhã, a movimentação se concentrará no shopping da cidade.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO