Sexta-Feira, 31 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 13 Mai 2022 | Coluna César Santos - 13 de maio de 2022

Crédito da foto: Ilustração Terceira via não consegue se consolidar

TERCEIRA VIA FICA PRA DEPOIS

Abandonados pelo União Brasil, o PSDB e o MDB não deram por vencido a tentativa de oferecer uma terceira via ao eleitor brasileiro. Juntaram-se ao Cidadania em busca de consolidar um nome para a candidatura à Presidência da República. Seria, segundo os seus líderes, o “melhor nome” garimpado dos três partidos, ou, para ser mais prático, entre o ex-governador tucano João Doria ou a senadora emedebista Simone Tebet.

Nesta quinta-feira, 12, as principais lideranças disseram que ao contrário das discussões anteriores entre os partidos, a nova análise é terceirizada, ficando a cargo do Instituto Guimarães Pesquisa e Planejamento. A pesquisa contratada terá o resultado apresentado no dia 18 deste mês.

Além de Doria e Tebet, outro nome recebeu destaque em meio às discussões no ninho tucano: Eduardo Leite, ex-governador do Rio Grande do Sul que renunciou ao mandato para ficar elegível à eleição presidencial. Leite foi derrotado nas prévias do PSDB, mas desistiu do projeto, e tem a simpatia de grande parte das lideranças da legenda.

Aliás, há um sentimento dentro e fora do PSDB que Eduardo Leite é o único nome que pode representar a terceira via. O eleitor compraria uma candidatura sua, principalmente aqueles que, no momento, fazem opção pelo ex-presidente Lula (PT) ou pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL), porque não vê algo melhor.

O processo de construção da terceira via contava até o mês de abril com a participação do União Brasil, havendo a possibilidade de uma candidatura ao redor de seu presidente, Luciano Bivar (PE). O novo partido, que saiu gordo das costelas do Democratas e do PSL, entendeu que a carreira solo seria mais interessante.

O União rompeu com a coligação no início de maio e anunciou o próprio Bivar como pré-candidato da terceira via, em chapa com Sergio Moro, ex-candidato do Podemos. É claro que o União sabe de suas limitações na corrida presidencial, porém, tem o entendimento que a chapa cumprirá o papel de oxigenar a Câmara dos Deputados com os seus candidatos eleitos em estados importantes.

Diante da incompetência de construção de uma terceira via confiável para o eleitor, a disputa presidencial está cada vez mais polarizada entre Lula e Bolsonaro e, muito provavelmente, sairá daí o titular da faixa em 1º de janeiro de 2023.

 

FRASE

“Walter e eu não perdoamos”

GARIBALDI FILHO – Sobre o rompimento com o primo Henrique Alves

 

ISENÇÃO

Os pequenos vendedores de gêneros alimentícios não vão pagar taxa para atuar no Mossoró Cidade Junina. A Prefeitura decidiu isenção no Pingo da Mei Dia, área externa do polo Estação das Artes Elizeu Ventania, Cidadela, Cultura Popular e no Boca da Noite. O cadastramento dos interessados começa nesta sexta-feira, 13, de forma presencial, no auditório da Biblioteca Ney Pontes Duarte.

 

SAÚDE

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer está batendo à porta mais uma vez da sociedade, com nova causa: equipar a sala do novo Acelerador Linear, que foi adquirido pela instituição. Com o novo acelerador, o atendimento vai saltar de 80 para 160 pessoas diariamente. A ajuda pode feita na conta aberta no BB - número 45858-9, agência 4687-6. Ou pix: doacaoliga@gmail.com

 

NÃO SUPEROU

O ex-senador Garibaldi Filho (MDB) é um poço de mágoa do ex-deputado Henrique Alves (PSB) e tem dito que não perdoa o que primo "fez" contra o seu filho deputado Walter Alves (MDB) nas eleições 2018. E como "vingança", afirma que vai tirar voto de Henrique se for preciso. Os dois, Garibaldi e Henrique, vão brigar pelo voto do "bacurau" este ano.

 

ATLETA

Perguntado se a saúde vai aguentar a campanha eleitoral, Garibaldi Filho respondeu como um atleta: "estou vindo agora da academia". Ele garante que está preparado para buscar o voto à Câmara dos Deputados.

 

"LARANJAS"

O MP Eleitoral se posiciona favorável à cassação da chapa de vereador do Democratas de Currais Novos, por uso de "laranjas" nas eleições 2020. Se o Tribunal Regional Eleitoral acatar o parecer, o vereador Professor Marquinhos perde o mandato. É a mesma situação de Lamarque Oliveira e Naldo Feitosa, do PSC de Mossoró.

 

TRABALHO ALHEIO

A vereadora Marleide Cunha (PT) critica o prefeito Allyson Bezerra (SDD) de se apropriar da ação de outros gestores e políticos, citando o Areninha Potiguar, projeto do senador Jean Paul (PT). Pior é tentar esconder os recursos do FINISA.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 2011, o bispo dom Mariano Manzana implantava a 30ª paróquia da Diocese de Mossoró, a Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II. Padre Severino Claudino, o 1º pároco.

2 - Depois de aprovação pelo Senado, a princesa Isabel sanciona a Lei Áurea, com libertação dos 600 mil escravos restantes no Brasil, nesta data, em 1888. Cinco anos antes, em 1883, Mossoró se antecipa e faz história ao libertar os seus escravos.

3 - Mossoró saiu de médio para alto risco de infestação do aedes aegyti. O mosquito transmissor da dengue, chikungunha e zika voltou com tudo após o novo coronavírus "dar um tempo".

4 - A Anvisa prorrogou por mais um ano a regra que permite o uso emergencial de vacinas e medicamentos contra a Covid-19. Com isso, permite que a CoronaVac continue em uso no País. Os imunizantes Pfizer, Janssen e AstraZeneca têm registros definitivo.

5 - O ator potiguar Matteus Cardoso está no elenco da próxima novela da Globo - Mar do Sertão - que ocupará o horário das 18h. O ator já tem reconhecimento nacional, ele roteirizou e atuou em “A Invenção do Nordeste” em 2019. Mas, agora, terá a sua grande chance.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO