Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 16 Mai 2022 | Metade dos deputados do PSDB quer Fátima; outra metade, Fábio Dantas

Crédito da foto: Arquivo Ezequiel Ferreira de Souza durante as prévias do PSDB no início do ano

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), está dividido entre a governadora Fátima Bezerra (PT) e o pré-candidato a governador Fábio Dantas (Solidariedade). Ele vai decidir até julho, quando começam as convenções partidárias.

Há uma tendência de o líder tucano fazer opção pela reeleição da governadora Fátima. Ele é parceiro administrativo do governo, controlando a Secretaria de Agricultura e ocupando, através de indicados, outros cargos de menor relevo.

Ezequiel, porém, qualquer que seja a sua decisão, não levará o PSDB unido. A  bancada tucana na Assembleia Legislativa é formada por oposicionistas e governistas. Está rachada na disputa majoritária.

Dos 12 deputados estaduais, seis não apoiam a governadora e têm dito isso abertamente: Gustavo Carvalho, Tomba Faria, José Dias, Getúlio Rêgo, Nelter Queiroz e Galeno Torquato.

Quatro são governistas assumidos: Dr. Bernardo Amorim, Raimundo Fernandes, Ubaldo Fernandes e Kleber Rodrigues.

Outros dois tucanos estão divididos, embora tenham aprovados todos os projetos do governo na Assembleia Legislativa: Albert Dickson e o próprio Ezequiel Ferreira.

Com essa divisão, dificilmente o PSDB caminhará coeso à sucessão estadual. A expectativa gira em torno da aliança que o partido oficializará na disputa majoritária. A tendência é opção pelo PL, do pré-candidato a senador Rogério Marinho, que se coligará com o Solidariedade, de Fábio Dantas. Nesse caso, se alimenta a possibilidade de o PSDB indicar o candidato a vice-governador na chapa oposicionista.

Ocupar posição em chapa majoritária é um dos argumentos que os tucanos oposicionistas irão apresentar, uma vez que a chapa  de Fátima Bezerra está definida com o deputado federal Walter Alves (MDB) a vice-governador e Carlos Eduardo ao Senado da República.

Tags:

PSDB
RN
política
Fátima Bezerra
Fábio Dantas
Ezequiel Ferreira de Souza
PT
PL

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO