Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 08h00 | 17 Mai 2022 | Coluna César Santos - 17 de maio de 2022

Crédito da foto: Ilustração É pequena a presença da mulher na política

RISCO DE RETROCESSO PERIGOSO

A coluna vai destacar reportagem da Folha de S. Paulo, pegando atalho pelo Território Livre, da jornalista Laurita Arruda. O conteúdo é importante e deve ser observado com a proximidade das eleições 2022.

“Em uma eleição que será marcada pela polarização e pelo forte enfrentamento entre lulistas e bolsonaristas, os partidos têm adotado postura menos aberta à diversidade de gênero na definição de candidaturas nos estados. Mulheres são apenas 1 em cada 7 pré-candidatos a governos estaduais, segundo levantamento feito pela Folha. O percentual é inferior ao registrado nas eleições de 2018 e poderá ser ainda menor, já que parte delas ainda não foi referendada por seus partidos.

Até agora, 22 mulheres se lançaram pré-candidatas a governos estaduais em um total de ao menos 161 nomes que devem concorrer aos governos dos 26 estados e Distrito Federal —o equivalente a 14%. Em 2018, esse percentual chegou a 15% com 30 candidaturas femininas. Quatro anos antes foram 20 candidatas mulheres, representando 11% do total de postulantes a governos estaduais.

Apenas seis estados brasileiros já elegeram mulheres governadoras: Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima.

O RN é o recordista nesse quesito: foram três governadoras desde a redemocratização. A última delas foi a atual governadora Fátima Bezerra (PT), única mulher eleita para um governo estadual em 2018. Ela vai concorrer a um novo mandato em outubro e tentar repetir o feito de ser reeleita para um governo estadual, que só foi alcançado por duas mulheres no Brasil: Roseana Sarney, no Maranhão, e Wilma de Faria, no Rio Grande do Norte.

Fátima Bezerra vai para a disputa na condição de favorita, mas avalia o momento como de maior dificuldade para as mulheres. Ela diz que a ascensão do presidente Jair Bolsonaro (PL) —que, em sua avaliação, comanda “um governo federal de perfil machista e misógino”— resultou em retrocessos em todos os espaços de atuação e participação feminina.

Outras duas mulheres assumiram os governos estaduais em abril deste ano com a renúncia dos titulares para as eleições, mas não há garantia de continuidade.

No Piauí, a governadora Regina Sousa (PT), que assumiu o posto de Wellington Dias (PT), diz que não pleiteou disputar a sucessão por questões de saúde.

A governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), tenta se viabilizar para a sucessão, mas enfrenta concorrência interna de outros três nomes —todos homens— do seu partido, que também são pré-candidatos ao governo. A escolha deve acontecer em julho.

Estado nunca comandado por uma mulher, Pernambuco vive a situação inédita de ter duas mulheres liderando as pesquisas para o governo: a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) e a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB).

Pelo cenário das pré-candidaturas desenhado até o momento, apenas 14 das 27 unidades da federação terão mulheres como candidatas a governadoras. Mas são poucas que serão uma prioridade de seus partidos em nível nacional.

A deputada federal Rose Modesto (União Brasil) é pré-candidata ao Governo do Mato Grosso do Sul —a última vez que uma mulher concorreu a esse cargo no estado foi em 2002.

Para o Palácio do Planalto, o MDB lançou a senadora Simone Tebet (MS), e há outras duas postulantes mulheres: Vera Lucia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB).

O MDB também lançou Teresa Surita ao Governo de Roraima e a deputada federal Mara Rocha ao Governo do Acre.”

 

FRASE

“Vou conversar com a governadora; ainda não tivemos essa oportunidade”

EZEQUIEL FERREIRA DE SOUZA – Presidente da Assembleia Legislativa sobre o seu apoio para o Governo do RN

 

TÚNEL DO TEMPO

Nesta data, em 2002, os estudantes do bairro Dom Jaime Câmara, zona leste de Mossoró, ganham a Escola "Maria do Céu Pereira Fernandes", inaugurada pela prefeita Rosalba Ciarlini, que cumpria a terceira gestão. Na solenidade estava presente o advogado e político Paulo de Tarso, filho da homenageada. O nome desta escola foi proposto pelo vereador Júnior Escóssia (já falecido).

 

DOE SANGUE

O TRE/RN, em parceria com o Hemocentro, iniciou em Mossoró a segunda etapa da campanha "Confirme vida. Doe sangue", para incentivar a doação e aumentar o número de bolsas de sangue disponíveis em Mossoró e no estado. Em Mossoró, as doações podem ser feitas até o dia 20 de maio no Hemocentro Regional, localizado no bairro Aeroporto. O doador deve ter acima de 16 anos e até 69.

 

FOME

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) ordenou a sua bancada a impedir o projeto que cria o fundo municipal de combate à fome, de iniciativa do vereador e pré-candidato a deputado estadual Isaac da Casca (MDB). Os governistas estão cumprindo a ordem. Mas, se a pressão continuar, o Executivo enviará projeto idêntico para o prefeito ficar com a paternidade do projeto.

 

REJEITADO

A maioria dos prefeitos do MDB avisou aos líderes do partido no Estado que não apoiam a candidatura ao Senado de Carlos Eduardo, do PDT. Os gestores municipais não gostam do pedetista e esse sentimento ficou ainda mais forte depois que Eduardo colocou em dúvida o uso de emendas pelos prefeitos.

 

FIQUEM À VONTADE

O deputado Walter Alves, que formará chapa majoritária com Carlos Eduardo ao lado da governadora Fátima Bezerra (PT), não vai forçar a barra e deixará os prefeitos emedebistas à vontade. Walter sabe do desgaste que o primo impopular carrega.

 

PORTEIRA ABERTA

O prefeito de Apodi, Alan Silveira, maior nome da "nação bacurau" na região Oeste, antecipou o apoio ao ex-ministro Rogério Marinho (PL) para o senado. A decisão é emblemática porque abre caminho para os outros gestores fazerem o mesmo.

 

É NOTÍCIA

1 - A Semana da Defensoria Pública é marcada por ações de educação em direito, mutirões de acordo e eventos de atendimento ao público em Mossoró, Natal, Caicó e Parnamirim. Vai até sábado, 21.

2 - Os clientes da Caern passam a contar com a opção de pagamento via pix. Nesta primeira fase, para utilizar o pix, o cliente acessa o site caern.com.br e gera a segunda via para pagamento, neste documento tem a nova opção. O novo serviço traz praticidade.

3 - O sistema SUS no Rio Grande do Norte baixou para 50 o número de leitos de UTI Covid. A medida é consequência da diminuição da procura. O estado não registra morte pela doença há um mês.

4 - Líderes de igrejas evangélicas renovaram apoio político ao prefeito Allyson Bezerra. Reunidos no fim semana no aprazível “Planeta Água", eles abençoaram o prefeito outra vez, que vai precisar dos irmãos para dar boa votação aos seus candidatos este ano.

5 - O padre holandês Titus Brandsma é um dos dez novos santos da Igreja Católica, canonizados pela Papa Francisco. Ele foi morto em 1942, ao se manifestar contra a ideologia nazista. É considerado um mártir, tendo morrido pelo que a Igreja chama de "ódio à fé".

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO