Sexta-Feira, 31 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 18 Mai 2022 | Coluna César Santos - 18 de maio de 2022

Crédito da foto: Ilustração Discurso de ano eleitoral

VELHA E NOVA POLÍTICA SÃO A MESMA COISA

O presidente Bolsonaro disse nesta terça-feira, 17, que está livrando o Brasil da “velha política”. A declaração foi dada durante discurso de inauguração da duplicação de um trecho da BR-101, em Sergipe, divisa com Alagoas. No palanque estava o ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), chamado de “grande aliado”.

Para refrescar a memória, e não deixar passar batido, Collor foi cassado por corrupção em 1992. Uma grande decepção dos brasileiros. Ele foi o primeiro presidente eleito por eleições diretas após regime militar e chegou ao Poder com discurso de “caçador de marajás” e de intolerante com a corrupção. Enganou a todos.

O discurso do presidente atual não é muito diferente e não se sustenta diante da realidade. Como afirmar que está livrando o País da “velha política” tendo como sua principal base de sustentação no Congresso Nacional o chamado Centrão, grupo suprapartidário formado por parlamentares de perfil fisiológico? Os aliados do governo são conhecidos por trocar apoio político por cargos e emendas.

É claro que o presidente discursa para as camadas menos esclarecidas, vulneráveis a palavras de ocasião. Bolsonaro, porém, não é uma novidade no campo da retórica. O seu discurso repete o que acontece em todos os cantos e recantos do Brasil. Os (maus) exemplos estão por aí e se tornam comuns em anos eleitorais.

Os palanques exploram palavras de ordem como “vamos acabar com a velha política”, “vamos combater as oligarquias”, “vamos aposentar os caciques”, “vamos expulsar os políticos tradicionais” etc. O curioso é que os mesmos palanques são formados por legítimos representantes da velha política, das oligarquias, da política tradicional.

Trazendo o tema para Mossoró tivemos em 2020 um exemplo clássico disso. Allyson Bezerra (Solidariedade) se elegeu com o discurso contra a velha política, tendo a velha política no palanque e/ou com apoio oculto, como o recebido do ex-governador Robinson Faria, herdeiro de uma das mais antigas oligarquias políticas do RN.

Depois de eleito, o prefeito se revelou. Antes mesmo de tomar posse, cumpriu agenda em Brasília ao lado de Robinson e do filho de Robinson, o ministro Fábio Faria (Comunicações). Na formação de sua bancada de vereadores, atraiu todos aqueles que faziam parte da “velha política” que ele combateu em palanque.

Não só isso. O comportamento do prefeito é de causar espanto a mais velha da velha política, com autoritarismo, egocentrismo, medidas de exceção e perseguição. Um coronel, para ser mais preciso, que usa chapéu de couro para demarcar o espaço e o tempo.

O brasileiro precisa se divorciar desse modelo, não aceitando o discurso fácil e de ocasião, e optando por conhecer melhor os nomes que se oferecem. Velha e nova política são as mesmas coisas. O Brasil precisa da boa política, de homens e mulheres comprometidos com o bem comum e, principalmente, despidos de vaidades e de interesses exclusivamente individuais.

A boa política é saudável. E existem homens e mulheres bem intencionados. Analise, seja criterioso, exigente, e exerça a cidadania com o voto responsável.

Outubro já está bem aí.

 

FRASE

“Nosso governo está livrando o Brasil da velha política”

JAIR BOLSONARO – Presidente acompanhado do aliado e ex-presidente Fernando Collor de Mello

 

COVID NO RN

O RN tem 1.414 óbitos em investigação sobre a Covid-19. Os registrados são dos últimos dois anos. De acordo com o último boletim da plataforma RN + Vacina, o estado não registra óbito pela doença nos últimos 34 dias. O estado conta 8.197 mortes desde o início da pandemia, com 504.379 casos confirmados. Atualmente, os casos suspeitos somam 357 e descartados chegam a 952.003.

 

FM SANTA CLARA

A FM Educativa Clara celebra 34 anos de existência nesta quarta-feira, 18. Idealizada pelo padre Sátiro Cavalcanti Dantas, a emissora mantém fiel a sua proposta de uma programação com padrão adulto/contemporâneo e bom gosto musical, operando em 105.1 FM. A primeira voz da FM Santa Clara foi do radialista e jornalista Emery Costa (falecido em 2020), em 18 de maio de 1988.

 

SEM EMPOLGAÇÃO

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), não se mostra empolgado com a pré-candidatura a governador de Fábio Dantas (Solidariedade). Não se sente atraído, para usar um tempo de uma pessoa bem próxima ao prefeito. Dias ainda acredita ser possível a oposição encontrar "coisa melhor" para enfrentar o favoritismo da governadora Fátima Bezerra (PT).

 

ELA MUDOU

O ex-prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato (MDB), é um poço de decepção com a prefeita Marianna Almeida (PSD), que ele elegeu em 2020. Deve até desistir da candidatura a deputado federal depois de a prefeita ter emitido sinais de que não pretende apoiá-lo. Fabrício espera ter uma conversa definitiva com a "afilhada".

 

FUI...

O outro padrinho da eleição de Marianna, ex-prefeito Nilton Figueiredo, há tempo que perdeu a ilusão. Inclusive, decidiu retomar o seu próprio caminho. Nas eleições deste ano, Nilton apoiará a governadora Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo (PDT) para senador.

 

DOBRADINHA

O vereador Tony Fernandes (Solidariedade) vai fazer "dobradinha" com o Major Brilhante em Mossoró e parte da região Oeste, para estadual e federal, respectivamente. Eles têm o apoio de grande parte dos militares.

 

É NOTÍCIA

1 - A Assembleia Legislativa reconhece Rodolfo Fernandes, município do Alto Oeste como a "Capital do Feijão". O projeto de autoria da deputada Cristiane Dantas (SDD) segue para sanção do governo.

2 - A juíza Mônica Andrade, encontrada morta em Belém-PA, era uma pessoa benquista em Martins, onde atuava. A sua morte causou surpresa e também comoção. A magistrada era paraibana. Veja reportagem completa na página 6 do "Caderno Mossoró".

3 - O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) visitou a obra de reforma da Estação das Artes Elizeu Ventania e garantiu que estará pronta para o Mossoró Cidade Junina, que começa em 4 de junho.

4 - O primeiro dia de cadastramento de comerciantes para o Mossoró Cidade Junina foi marcado por queixas e desconfianças. Há quem diga que a Prefeitura está priorizando os "afilhados" de vereadores da bancada governista. Bem que o MP deveria dar uma olhadinha.

5 - As reservas hídricas do RN alcançam 48,37% de sua capacidade. O total está em 2,1 bilhões de metros cúbicos, dos 4,3 bilhões da capacidade de armazenamento. Destaque para a Armando Ribeiro Gonçalves que está com 57,11% da sua capacidade total.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO