Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 08h30 | 19 Mai 2022 | Coluna César Santos - 19 de maio de 2022

Crédito da foto: Reprodução José Agripino com Sandra e Larissa Rosado que apoiam a governadora Fátima Bezerra

UNIÃO É CADA UM POR SI

Em cima do muro é coisa de tucano, com o União Brasil não tem essa. O novo partido que nasceu das costelas do Democratas e PSL vai apoiar, sim, chapa majoritária para Governo do Estado e Senado da República nas eleições do Rio Grande do Norte. A decisão, inclusive, será tomada nos próximos 30 dias.

A garantia é dada pelo presidente estadual do União, ex-senador José Agripino Maia. Ele convencionou com os membros do partido que a decisão levará em conta a opinião dos nove pré-candidatos a deputado federal. A maioria será respeitada, garante Maia.

Essa posição é novidade uma vez que o União Brasil caminhava para liberar seus filiados, inclusive, alguns anteciparam decisão. O partido em Mossoró se acertou com a governadora Fátima Bezerra (PT). A ex-deputada Sandra Rosado e a vereadora Larissa Rosado não anunciaram oficialmente, mas já fazem parte da base de apoio político-administrativo do governo, inclusive, indicando liderados para cargos terceirizados via empresa JMT.

Sandra é pré-candidata à deputada federal e terá voto na hora da decisão do partido, porém, mesmo que o seu voto seja vencido, ela manterá a palavra empenhada com a governadora Fatima. Larissa, que tentará retornar à Assembleia Legislativa, assinará embaixo.

Já o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, que é pré-candidato a deputado federal pelo União, não concordará com apoio à atual governadora. Egresso do Democratas, ele sempre se opôs ao PT de Fátima Bezerra. O seu pai, deputado estadual Getúlio Rêgo, agora filiado ao PSDB, por onde tentará o 11º mandato, faz forte oposição ao governo. É claro de Leonardo e Getúlio vão somar ao palanque de oposição.

A deputada federal bolsonarista Carla Dickson, também recém-filiada ao União e candidata à reeleição, também fará opção por palanque de oposição. A parlamentar já declarou apoio à pré-candidatura de Rogério Marinho (PL) ao senado e, por gravidade, expôs simpatia pela pré-candidatura a governador de Fábio Dantas (Solidariedade).

O presidente da Câmara de Natal, Paulinho Freire, que trocou o PDT pelo União Brasil para ser candidato a deputado federal, não tem se manifestado sobre disputa majoritária. Há uma clara indecisão de sua parte. Ele pode optar por Fátima Bezerra, dependendo das circunstâncias, mas também pode seguir com a oposição.

Agripino Maia, calejado na política, ameniza a divisão dentro do seu partido, que ele sabe que existe, ao levar a discussão sem polêmica. Ele tem dito que o entendimento prévio é definir o tempo de rádio e televisão para quem vai; o voto é outra coisa. “É um pacto democrático que estou fazendo, o voto é individualizado e está livre para eles”, explicou.

Em outras palavras, o União Brasil vai escolher uma chapa para oferecer o seu tempo de rádio e televisão, mas sem tocar no pomposo fundo eleitoral que será dividido entre os nove candidatos e candidatas à Câmara dos Deputados, e deixará que cada um, de forma individual, decida em quem votar.

Mais fiel à política brasileira, impossível.

 

FRASE

“O voto é individualizado e está livre para eles”

JOSÉ AGRIPINO MAIA – Presidente do União Brasil

 

OPORTUNIDADE

A PetroReconcavo, que adquiriu os campos maduros da Petrobras na bacia potiguar, vai abrir oportunidade de estágio remunerado para atuação no Rio Grande do Norte e Bahia. Contemplará estudantes de nível superior nas áreas de engenharia, geologia, geofísica, administração, economia, psicologia, ciências contábeis, eletromecânica, segurança no trabalho, eletrotécnica e automação.

 

OPORTUNIDADE II

Os interessados no programa de estágio 2022 da PetroReconcavo devem se inscrever no site https://estagiopetro.gupy.io/ A empresa lembra que o estágio é importante para carreira profissional. O estágio oferece benefícios como remuneração compatível com o mercado, vale-alimentação, vale-refeição e participação nos lucros e resultados da companhia. A oportunidade está dada, aproveite.

 

MENOS UM

O empresário Haroldo Azevedo (Patriota) desistiu de disputar o Governo do RN. Disse que se decepcionou com a maneira como os políticos agem. A razão, porém, é outra: o seu projeto político-eleitoral não decolou. Desconhecido do grande público, Azevedo entendeu que o melhor é não insistir.

 

BACURAU

O ex-deputado federal Henrique Alves cumpre agenda político-eleitoral em Apodi nesta quinta-feira, 19. Será recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Júnior Souza, e outros "bacuraus" sobreviventes. Henrique, agora no PSB, tenta retornar à Câmara dos Deputados nas eleições deste ano.

 

EM TEMPO

Os "bacuraus" de Apodi estão divididos. Uma parte, a mais tradicional, do verde aluizista, votará em Henrique Alves. Outra parte, liderada pelo prefeito Alan Silveira (MDB), apoiará o ex-senador Garibaldi Filho (MDB) para deputado federal. É a mais volumosa.

 

MILTON MARQUES

A RN-117 passará a se chamar Milton Marques de Medeiros, no trecho que liga Mossoró a Gov. Dix-sept Rosado. A proposta que homenageia o médico e ex-reitor da Uern, de autoria da deputada Isolda Dantas (PT), foi aprovada na Assembleia e será sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT).

 

É NOTÍCIA

1 - O Governo do Estado vai decretar epidemia de arbovirose após explosão de casos de dengue no RN, com aumento de 1.431%. Até 7 de maio foram registrados 11.535 casos prováveis de dengue.

2 - O jornalista Saulo Vale chama a atenção para a insegurança nas Unidades Básicas de Saúde de Mossoró, que vivem no alvo dos delinquentes. Assaltos são recorrentes. Servidores e pacientes vivem assustados. A gestão municipal deve adotar medidas urgentes.

3 - O ministro Dias Toffoli rejeitou a ação do presidente Bolsonaro contra outro ministro do STF, Alexandre de Moraes, por abuso de autoridade. Não surpreendeu. Ação era "cortina de fumaça".

4 - O corpo da juíza Mônica Andrade, que atuava em Martins, e foi encontrada morte em Belém, no Pará, será levado à Paraíba, onde será sepultado. As primeiras evidências apontam para suicídio, conforme a versão do esposo Augusto Figueiredo, também juiz.

5 - O jornalista Diógenes Dantas não faz mais parte do jornalismo da 97 FM de Natal. Ele foi demitido pelo dono da rádio, Haroldo Azevedo, que desistiu de ser candidato a governador. Segundo Diógenes, Haroldo não gostou da cobertura dada pelo Diário 97. Pois diga.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO