Sexta-Feira, 31 de janeiro de 2025

Postado às 13h45 | 19 Mai 2022 | Vereador Paulo Igo mostra o caos no Hospital Psiquiárico de Mossoró

Crédito da foto: Cedida pelo vereador Paulo Igo Vereador Paulo Igo constata a dificil situação in loco

O caos. Assim pode ser definida a situação do Hospital Municipal Psiquiátrico “Milton Marques de Medeiros”, que funciona em imóvel cedido pelo Governo do Estado à Prefeitura de Mossoró, localizado no bairro Boa Vista, zona sul de cidade. A constatação foi feita pelo vereador Paulo Igo (Solidariedade) nesta quinta-feira, 19.

Matal tomou de conta da área externa

Através de suas redes socais, o vereador publicou vídeo e fotos da situação da unidade de saúde. A estrutura está comprometida, equipamentos quebrados, com ferrugem tomando de conta e camas sem as mínimas condições de uso. Além disso, o matagal se formou na área externa, colaborando para o surgimento de insetos.

Camas sem mínimas condições de uso

Paulo Igo havia recebido queixas de que a situação estava muito ruim. Ele decidiu constatar in loco.

A gestão do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) instalou o hospital psiquiátrico no local em março de 2021. Para isso, transferiu parte da velha estrutura do Hospital São Camilo de Lellys, acomodando no prédio onde funcionou o Cemic, cedido em comodato pelo Governo do Estado.

Ferrugem nos velhos bebedouros

Na inauguração, o prefeito garantiu que era uma estrutura nova e que estava transformando o atendimento especializado em Mossoró. Na época, a oposição denunciou que tratava-se apenas de uma “maquiagem” e que a gestão deveria construir o novo hospital psiquiátrico, uma vez que haviam projeto pronto e recursos em caixa.

 

Dinheiro do Finisa

De fato, Allyson Bezerra recebeu o projeto e a previsão de recursos para construir o novo hospital, viabilizados pela gestão passada. No dia 23 de novembro de 2020, a então prefeita Rosalba Ciarlini recebeu o projeto elaborado pela Secretaria de Infraesturutura e anunciou que os recursos estavam assegurados. Foi noticiado no site oficial da Prefeitura de Mossoró (VEJA AQUI).

O projeto estrutural do Hospital Psiquiátrico de Mossoró previa um terreno de 3.833 metros quadrados - área construída de 2.786 m², com 74 leitos (sendo 52 masculinos e 22 femininos), além de salas administrativas e outros espaços.

Projeto do novo Hospital Psiquiátrico de Mossoró apresentado em novembro de 2020

A ex-prefeita afirmou que os recursos estavam garantidos pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA). “Inclusive no orçamento já está disponibilizado algo em torno de R$ 10 milhões tanto para construção quanto os equipamentos. A parte financeira nós temos 4 milhões assegurados pelo Finisa e o restante do Ministério da Saúde”, anunciou Rosalba, na ocasião.

Como foi a gestão da ex-prefeita que elaborou o projeto e conseguiu os recursos para a obra, o atual prefeito decidiu não construir o novo hospital, nem apresentou explicações sobre o uso dos recursos do Finisa. Ela optou pela “maquiagem” do velho prédio do bairro Boa Vista, onde hoje está instalado o caos denunciado pelo vereador Paulo Igo.

Tags:

Hospital Psiquiátrico de Mossoró
saúde
caos
Paulo Igo
Prefeitura de Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO