Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 20 Mai 2022 | Coluna César Santos - 20 de maio de 2022

Crédito da foto: Ilustrativa Inflação em alta no Brasil

INFLAÇÃO CONTINUARÁ GALOPANDO

A inflação vai continuar subindo este ano com perspectivas bem negativas. Nesta quinta-feira, 19, o Governo Federal alterou para cima a previsão do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que em março era estimado em 6,55% para o ano, agora teve a previsão elevada para 7,9%. A estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) subiu de 6,7% para 8,10%, e a do Índice Geral de Preços (IGP-DI), de 10,01% para 11,4%.

Enquanto isso, a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) foi mantida em 1,5% pela equipe econômica. Os dados são do Boletim Macro Fiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia.

Para 2023, o governo federal manteve também a previsão do PIB e aumentou a da inflação. O PIB, segundo a estimativa, deverá fechar 2023 com alta de 2,5% (a mesma previsão do último boletim, divulgado em março). Já o IPCA deverá encerrar 2023 em 3,6% (a previsão de março era alta de 3,25%); o INPC, em 3,7% (3,5% era a estimativa em março); e o IGP-DI, em 4,57% (4,42%).

“A expectativa para a taxa de inflação [IPCA] aumentou de 6,55% para 7,90% em 2022 e de 3,25% para 3,60% em 2023. A partir de 2024, espera-se convergência da inflação [IPCA] para a meta de 3%. Em relação ao INPC, a projeção para 2022 elevou-se de 6,70% para 8,10%”, diz o texto do documento.

Segundo o boletim, a melhora no desempenho do PIB brasileiro tem ocorrido em razão da retomada no setor de serviços e ampliação dos investimentos, o que, de acordo com o documento, tem refletido na recuperação do mercado de trabalho. O texto destaca que o setor de serviços cresceu 1,8% no primeiro trimestre de 2022, atingindo o maior patamar desde maio de 2015.

“A estimativa de crescimento do PIB brasileiro para 2022 foi mantida em 1,5%. De 2023 em diante, as estimativas permaneceram em 2,5%. Desde março, em linha com as projeções da SPE, pode-se notar uma revisão altista das expectativas de mercado para a atividade econômica”, diz o texto.

 

FRASE

“Talvez o único chefe do Estado do mundo que não aceitou o ‘fica em casa’ fui eu”

JAIR BOLSONARO – Presidente ao analisar o impacto da pandemia na economia do País e do mundo

 

AVISO DA CAERN

A Caern vai suspender o abastecimento de água em mais de 10 bairros de Mossoró na próxima terça-feira, 25, para instalar conjuntos de motobombas na captação da adutora Jerônimo Rosado. Serão afetados o centro da cidade, Sumaré, Nova Vida, Santa Delmira, Abolições, Ilha de Santa Luzia, Bom Jardim e Paredões. Os moradores desses bairros ficarão pelo menos três dias sem serviço.

 

DEQUINHA

Nesta data, em 2000, o largo do Estádio Manoel Leonardo Nogueira ganhava o monumento Dequinha (José Mendonça), craque mossoroense que brilhou no futebol brasileiro. Dequinha iniciou a carreira no Atlético de Mossoró, passou pelo Potiguar, ABC, América de Recife até chegar ao Flamengo e Seleção Brasileira. O Largo Dequinha foi obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba.

 

DARWIN

Mossoró recebe hoje a Casa do Zoé que traz o “Sinapse Darwin”, inspirado na vida e na obra do pesquisador e naturalista Charles Robert Darwin. A direção geral e dramaturgia é de César Ferrario, mossoroense da gema, ator que vem emplacando seguidos papéis na Globo. A direção de arte de João Marcelino, que ganhou prestígio na cidade com o Chuva de Bala no País de Mossoró.

 

DARWIN II

O espetáculo será exibido em duas sessões: às 17h30 (aberta para os alunos da escola) e 20h, tendo como local o Ginásio de Esportes Carecão, do Colégio Diocesano Santa Luzia. O acesso é gratuito.

 

ENSINO DOMICILIAR

Quatro deputados do RN votaram a favor do projeto que regulamenta o ensino domiciliar no País: Beto Rosado (PP), Carla Dickson (UB), General Girão (PL) e João Maia (PL); três votaram contra: Benes Leocádio (UB), Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (PSB). O deputado Walter Alves (MDB) não votou.

 

FALTA UM CANDIDATO

A pesquisa Exatus/Agora Sei de Natal mostra que 62% dos entrevistados não têm candidato a senador. Ou seja, a disputa está aberta e/ou esperando um bom nome. Já os que foram estimulados a responder, colocando Carlos Eduardo (PDT) na liderança com 29%, seguido de Rogério Marinho (PL), 15,2%. ; e Rafael Motta (PSB), 9,65%.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1997, o Senado aprovava a emenda da reeleição para viabilizar o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, sob forte acusação de compra de votos.

2 - A AeC Mossoró continua com 200 vagas abertas para atendentes. Tem dificuldades de preenchê-las por falta de pretendentes. Salários baixos e jornada de trabalho desgastante afastam candidatos. Quem interessar, é só se cadastrar: https://sou.aec.com.br.

3 - O IBGE e a Fundação Getulio Vargas divulgam hoje os aprovados para o Censo Demográfico 2022. No Rio Grande do Norte, serão convocadas 3.366 pessoas para o emprego temporário.

4 - O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira, 19, por unanimidade que é legal punição a motorista que recusar bafômetro. A decisão tem repercussão geral, ou seja, deverá ser seguida pelos demais tribunais no país. Melhor assim.

5 - Segundo dados da Tributação, a arrecadação de impostos estaduais cresce 12% e chega a R$ 621 milhões em abril no Rio Grande do Norte. Destaque para o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que cresceu 13% e somou R$ 568 milhões.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró-RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO