Sábado, 23 de novembro de 2024

Postado às 09h15 | 03 Ago 2022 | Eleita, Isaura Amélia vai ocupar a cadeira 32 da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras

Crédito da foto: Jornal de Fato Professora e escritora Isaura Amélia

Em um pleito formado por mulheres, a professora e gestora cultural Isaura Amélia Rosado foi eleita nesta terça-feira (2) para ocupar a cadeira 32 da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. Ela teve 24 votos, vencendo a jornalista Josimey Costa, que obteve 15 votos.

Isaura Amélia irá ocupar a cadeira que tem como patrono o jurista Francisco Fausto de Paula Medeiros e como fundador Tércio Rosado, ocupada também por outro mossoroense João Batista Cascudo Rodrigues.

Isaura sucede a Geraldo Melo, que faleceu em 2022, sendo a primeira mulher a ocupar este assento.

“Agradeço a generosidade dos acadêmicos que me fizeram alcançar estágio, grau, nível que não estavam sequer nos meus sonhos mais escondidos”, disse a nova imortal da ANRL. “Tenho a convicção de que foi o trabalho e o apoio de muitos amigos, ao longo do meu caminhar profissional que me credenciou. Muitos chegam comigo à cadeira 32.”

A mossoroense Isaura Rosado é formada em Ciências Sociais e tem uma longa carreira nos meios culturais. Foi quatro vezes gestora da Fundação José Augusto, além de Presidente da Fundação Capitania das Artes. Também foi secretária adjunta de educação. Como gestora, publicou 120 livros de muitos outros autores.

Atualmente Isaura Rosado integra a Sociedade Amigos da Pinacoteca Potiguar e é uma grande incentivadora das artes. Sua coleção de mais de mil obras está para ser doada à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Na semana passada, ela lançou a obra “Moura Rabello, Precursor da Arte Potiguar”.

Tags:

Academia Norte-Rio-Grandense de Letras
Isaura Amélia
Geraldo Melo
cultura

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO