FUTURO DA ECONOMIA POTIGUAR
A Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (FECOMÉRCIO) quer discutir com todos os candidatos e candidatas ao governo sobre o futuro da economia do estado. A ideia é organizar debates sem confrontos entre postulantes, ou seja, a entidade vai receber candidatos de forma individual, exatamente para ter a exatidão do que pensam sobre o desenvolvimento de todos os setores produtivos do estado.
O “RN Foco – Debatendo o Futuro da Economia Potiguar” será realizado entre os dias 8 a 10 deste mês, ocupando o auditório do Hotel Senac Barreira Roxa. Até ontem, estavam confirmadas as presenças da governadora Fátima Bezerra (PT), que buscará mais quatro anos de mandato, e Fábio Dantas (Solidariedade), que concorrerá por um setor da oposição.
A diretoria da Fecomércio pretende entregar um documento, produzido pela entidade, para ajudar na elaboração de políticas públicas que venham a contemplar a economia. O documento foi construído a partir de análise de dados secundários, propostas técnicas, pesquisa com empreendedores e líderes empresariais.
Trata-se de uma série de sugestões para o Executivo estadual aplicar nas áreas de gestão, segurança pública, turismo, desburocratização de processos e empreendedorismo, para o fomento das atividades econômicas.
Também compõem este documento ao Governo do Rio Grande do Norte duas iniciativas da Confederação Nacional do Comércio (CNC), com sugestões em âmbito nacional: a “Agenda Institucional do Sistema Comércio – Propostas e Recomendações de Políticas Públicas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo” e o resultado do projeto “Vai Turismo - Rumo ao Futuro”, com foco no setor de turismo potiguar, principalmente após o impacto da pandemia.
Para o presidente da Fecomércio/RN, empresário Marcelo Queiroz, é importante a via do diálogo para construir alicerces que possam promover a construção de um Rio Grande do Norte mais forte. De fato, as eleições são o melhor momento para debater propostas entre os candidatos e, também, para que as entidades organizadas possam apresentar as suas sugestões.
A Fecomércio/RN, que parte na frente, representa as principais atividades econômicas geradoras de emprego e renda, o que legitima a sua iniciativa de reunir candidatos, apresentar propostas e pedir o compromisso de todos eles.
Portanto, que outras entidades, como a Federação das Indústrias do Estado (FIERN), possam oferecer as suas propostas para que a futura gestão coloque em prática. Devem ser sugestões aplicáveis, possíveis de acontecerem, para que se gere o desenvolvimento que o Rio Grande do Norte precisa.
FRASE
“Acreditamos no diálogo para construção de um Rio Grande do Norte mais forte”
MARCELO QUEIROZ – Presidente da Fecomércio/RN
GUERRA É GUERRA
Os militares pediram ao TSE que permita o acesso os códigos-fontes das urnas eletrônicas. O pedido, com carimbo de "urgentíssimo", foi encaminhado pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. O ofício pede que as informações técnicas sejam apresentadas até o dia 12 agosto "haja vista o exíguo tempo disponível até o dia da votação." É mais um capítulo da guerra Bolsonaro X TSE.
INCLUA STYVENSON
O senador Styvenson Valentim (Podemos) autorizou a TV Band Natal incluir o seu nome na lista de candidatos ao Governo do RN que participarão do primeiro debate que a emissora realizará no domingo, 7. Portanto, Styvenson decidiu concorrer às eleições de outubro. Ele, porém, ainda não se declarou candidato de público. A convenção do Podemos será realizada na sexta-feira, 5.
DOS PALCOS PARA O PALANQUE
O cantor e sanfoneiro Giannini Alencar decidiu estrear na política com candidatura à Câmara dos Deputados, pelo PSDB. Ele é mais um nome de Mossoró, embora nascido em Olho d'Água do Borges, que se coloca como opção no segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte. Giannini aposta no seu público para triunfar nas urnas. Mossoró tem 11 candidatos à Câmara.
MAIS UMA PESQUISA
A pesquisa Item/FM Cidade de Natal revela um empate entre as intenções de votos da governadora Fátima Bezerra (PT) e a soma de todos os outros candidatos e candidatas ao governo. Fátima tem, na pesquisa estimulada, 39,5%; em segundo, Fábio Dantas (Solidariedade), 18%; depois, Styvenson Valentim (Podemos), 17%; Clorisa Linhares (Brasil 35), 2%; Danniel Morais (Psol), 1%; Rosália Fernandes (PSTU), 0,5%.
EM ABERTO
Segundo a pesquisa Item/FM Cidade, 21% dos entrevistados ainda não têm candidato. É a soma de indecisos, brancos e nulos. Numa análise fria, pode ser dito que esse universo decidirá a disputa pelo governo do RN.
INCLUSÃO
O radialista Ronaldo Tavares será o primeiro deficiente visual a disputar uma eleição majoritária no Rio Grande do Norte. Ele é candidato a vice-governador na chapa do Psol, encabeçada por Danniel Morais, líder do partido no estado. Ronaldo é presidente da Associação dos Cegos do RN (SOCERN) e aceitou o desafio para colocar a inclusão em debate na campanha eleitoral.
BOA VISTA
Na primeira sessão da Câmara de Mossoró, após o recesso de julho, a novidade ficou por conta de Marrom Lanche, que exercerá mandado pelos próximos 60 dias em substituição ao titular Isaac da Casca (MDB), licenciado para cuidar da campanha a deputado estadual. Na sua apresentação, Marrom avisou: “Sou o único representante do bairro Boa Vista na Câmara.” Colegas com raízes no bairro torceram o nariz.
MULHERES
As eleições presidenciais 2022 já são históricas. Pela primeira vez, a disputa pelo Poder máximo do País terá chapas 100% de mulheres: Simone Tebet (MDB)/Mara Gabrilli (PSDB) e Ana Lúcia/ indígena Kunã Yporã (PSTU). Que as eleitoras mulheres façam a sua parte.
MULHERES II
No Rio Grande do Norte, a disputa pelo governo também terá chapa formada por mulheres. O PSTU oficializou as candidaturas da sindicalista Rosália Fernandes e a professora Socorro Bezerra para governadora e vice-governadora.
BOLSONARISTA RAIZ
A nova fase bolsonarista de Fábio Dantas (Solidariedade), candidato a governador do RN, coloca no pacote a sua genitora: “Que me desculpem os bolsonaristas, mas a minha mãe (dona Socorro) é a maior bolsonarista que eu conheço". Soldadinhos de chumbo foram à loucura com o novo parceiro.
FICRO 2022
A governadora Fátima Bezerra (PT) garantiu apoio do Governo do Estado à 34ª edição da Ficro, que Mossoró sediará na primeira semana de novembro. Trata-se de maior evento do comércio e indústria do interior do RN. A governadora recebeu a comitiva da Acim, organizadora do evento, presidida pelo empresário Nilson Brasil.
É NOTÍCIA
1 - Morreu Neuremberg Fernandes, ex-prefeito do município de Itaú na década de 90. Deixa viúva dona Fátima e os filhos Neuremberg Filho, Luciana, Karina e Fernanda. Que descanse em paz.
2 - No show que fará em Mossoró, no dia 26 deste mês, o sertanejo Gusttavo Lima não ostentará o seu famoso colar de prata. O cantor teve a joia furtada durante apresentação no Maranhão. A festa de Gusttavo Lima em Mossoró promete ser a maior do ano.
3 - A polícia redobra a segurança em Mossoró diante do aumento de crimes letais nos últimos dias. Agosto começou com três assassinatos seguidos. A cidade contabiliza quase 100 crimes em 2022.
4 - Nos postos de combustíveis de Natal já é possível encontrar o litro da gasolina comum ao preço de R$ 5,86. Em Mossoró, tem posto que baixou para R$ 5,85. Segundo dados da ANP, são os menores preços dos últimos 14 meses. A tendência é continuar caindo.
5 - Começou a Festa de Santa Clara, no Santuário de Santa Clara, no bairro Dom Jaime Câmara, zona leste de Mossoró, sob o olhar zeloso do padre Sátiro Cavalcanti Dantas. A programação sociorreligiosa segue até o dia 11. Vamos prestigiar.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.