Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 11h00 | 16 Ago 2022 | João Maia também tem candidatura impugnada na Justiça Eleitoral

Crédito da foto: Arquivo Deputado federal João Maia

O deputado federal João Maia (PL) é outro candidato que enfrenta pedido de impugnação de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). O pedido é assinado pelo procurador regional eleitoral Rodrigo Teles, que aponta irregularidades supostamente cometidas pela campanha de Maia de 2010.

Antes de João Maia, foi pedido a impugnação da candidatura do presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade), à Câmara Federal (VEJA AQUI).

O pedido de impugnação contra João Maia foi tornado público pelo próprio parlamentar, por meio de sua assessoria, que emitiu a seguinte nota:

“Surpreendido com a apresentação de impugnação ao registro de minha candidatura pelo Ministério Público Eleitoral, esclareço ao povo do Rio Grande do Norte que a aplicação da multa que serviu de fundamento para a impugnação ocorreu em razão de erro no procedimento de doação pessoal minha para a minha própria campanha de deputado federal nas eleições de 2010 (autofinanciamento), sem que tenha havido a utilização ou mau uso de recursos doados por terceiros ou de recursos públicos na doação financeira que gerou a aplicação da multa, e sem nenhuma acusação de abuso de poder econômico naquela autodoação.

A multa aplicada naquele processo das eleições de 2010 foi parcelada administrativamente e está sendo regularmente paga por mim, em estrito cumprimento das regras legais, e a minha situação de regularidade foi atestada pela Justiça Eleitoral com a expedição de certidão de quitação eleitoral que está juntada no processo de registro de candidatura.

Tenho a mais firme consciência da licitude dos meus atos, e a plena confiança que após a apresentação de defesa contra essa impugnação, o Judiciário Eleitoral concluirá pela minha elegibilidade, com o registro definitivo de minha candidatura a deputado federal nessas eleições de 2022.

João da Silva Maia - Deputado Federal.”

Tags:

João Maia
TRE-RN
impugnação
Justiça Eleitoral

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO