É APENAS UMA PROJEÇÃO
Qualquer pesquisa de intenções de voto em disputa proporcional deve ser levada em conta uma margem de erro bem elástica, no entanto, é possível fazer um prognóstico aproximado do que pode acontecer. Basta observar os nomes que estão frequentando as primeiras 10 posições em todas as pesquisas e levar em conta os outros postulantes que aparecem e seus respectivos partidos.
Apresentaremos uma projeção da disputa pelas oito vagas de deputado federal do RN, avisando, de pronto, que não há qualquer garantia de que as urnas confirmarão em 2 de outubro. Levaremos em conta o que as pesquisas – de todos os institutos – estão oferecendo até aqui.
Vamos lá:
- É possível que seis partidos elejam um deputado federal: PT, União Brasil, PL, Progressistas, MDB e Solidariedade.
- As outras duas vagas seriam disputadas pelo PT (somados os votos da federação com PCdoB e PV) e União Brasil, que brigariam pela segunda vaga, e outros dois partidos que correm por fora: o PSB e o Republicanos.
- Também não pode desprezar a possibilidade de o PL, Progressistas e Solidariedade surpreenderem na disputa pela segunda vaga.
- A primeira vaga do PT parece reservada para a deputada Natália Bonavides, que aparece nas primeiras colocações em todas as pesquisas. A eventual segunda vaga seria disputada por Fernando Mineiro e a estreante Samanda Alves.
- O União Brasil tem pelo menos quatro nomes em mesmo patamar: os atuais deputados Benes Leocádio e Carla Dickson, além de Paulinho Freire e Leonardo Rêgo.
- No PL, os deputados General Girão e João Maia disputam a primeira vaga. Robinson Faria corre por fora.
- No Progressistas, o deputado Beto Rosado e o Major Brilhante aparecem bem nas pesquisas, com favoritismo para Beto.
- O mandato do MDB, se confirmado nas urnas, é do ex-governador e ex-senador Garibaldi Filho, que lidera quase todas as pesquisas.
- No Solidariedade, Kelps Lima e Lawrence Amorim disputam a vaga. O primeiro com a força de Natal e da Grande Natal; o segundo, apostando na força de Mossoró.
- Se o PSB tiver votos para eleger um representante, Henrique Alves é o nome.
- Já o Republicanos mandaria Jaime Calado para a Câmara dos Deputados, se obtiver votos para cumprir a matemática do quociente eleitoral. Ex-prefeito de São Gonçalo, esposo da senadora Zenaide Maia (Pros), Calado é quem reúne a maior estrutura e base eleitoral entre os nomes do Republicanos.
Pois bem.
Essa é a projeção que o momento oferece, baseada em estrutura de campanha, bases eleitorais e as pesquisas divulgadas até aqui. Vale salientar que somar votos não é uma matéria exata e que ainda estamos a 12 dias do veredito das urnas.
FRASE
“Temos que vacinar 95% de nossas crianças e apenas 22% foram vacinadas”
ETEVALDO LIMA - coordenador de Imunizações do Município de Mossoró
OLHE O PRAZO
Quem perdeu o título de eleitor tem até esta quinta-feira, 22, para solicitar a segunda via do documento no cartório eleitoral da zona onde está cadastrado. Para receber o documento, o eleitor ou eleitora tem que estar quite com a Justiça Eleitoral. É importante saber que quem estiver em situação regular, poderá imprimir o título diretamente na ferramenta de Autoatendimento do Eleitor o site do TSE.
TÚNEL DO TEMPO
Há exatos 20 anos, a prefeita Rosalba Ciarlini, em sua terceira gestão, inaugurava a Central de Abastecimento "Prefeito Raimundo Soares", antiga Cobal. A estrutura recebeu 90 boxes, sendo 64 para comerciantes/atacadistas, 16 para lanchonetes e 10 para peixarias. Hoje, duas décadas depois, o mercado popular está precisando recuperar a sua estrutura e ampliar os espaços para todos.
GOVERNO
A penúltima semana de campanha eleitoral do primeiro turno começou com pesquisa de intenção de votos no RN. O Instituto Brâmane apontou Fátima Bezerra (PT) com 45,7% contra 20,1% do segundo colocado, Styvenson Valentim (Podemos). Já Fábio Dantas (Solidariedade) apareceu em terceiro com apenas 12,7%.
SENADO
Para o Senado, segundo pesquisa Brâmane, Carlos Eduardo (PT) tem 29,1% contra 25,1% de Rogério Marinho (PL). O terceiro colocado, Rafael Motta (PSB), 11,3%. Hoje tem mais pesquisa, a TV Record divulgará o levantamento feito pelo Instituto Big Data.
LAGARTIXA
Na intenção de votos para deputado estadual, capturada pela pesquisa Brâmane, Wendel Lagartixa (PL) aparece em terceiro lugar, citado por 2,55%. Atrás apenas de Ezequiel Ferreira (PSDB), 4,1%, e Adjuto Dias (MDB), 3,5%. Até a semana passada, Lagartixa estava preso sob suspeita de triplo homicídio.
9 PONTOS
Na pesquisa BTG/FSB da semana, divulgada nesta segunda-feira, 19, Lula (PT) subiu 3 pontos e foi a 44%, enquanto Bolsonaro (PL) estacionou 35% em relação à pesquisa passada. Os dois passariam para o segundo turno, segundo a sondagem.
É NOTÍCIA
1 - A inflação, que iniciou o ano com projeção de dois dígitos, teve previsão reduzida pelo mercado financeiro para 6%. A projeção foi apresentada nesta segunda-feira, 19, pelo Banco Central.
2 - Após funeral de Estado com líderes mundiais, o corpo da rainha Elizabeth II foi sepultado com o príncipe Philip, em Windsor, nesta segunda-feira, 19. Foram 12 dias e mais de 400 mil visitas a velório. Seu filho mais velho herdou a coroa e se tornou o rei Charles III.
3 - O América pode até perder com um gol de diferença para o Pouso Alegre que conquista o Brasileiro da Série D. E o ABC garantiu acesso à Série B no fim de semana. Futebol de Natal em alta.
4 - Muito dificilmente o piso salarial da enfermagem será cumprido este ano. A decisão do STF de suspender a lei obriga o Congresso e o Governo Federal a buscarem uma solução, e não existe solução a curto prazo. A categoria vai ter que esperar para 2023.
5 - O esforço da Secretaria Municipal de Saúde não despertou os pais de crianças que estão com a carteira de vacina atrasada, principalmente da imunização contra a poliomielite. Pouca procura nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É preocupante.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.