A ex-prefeita, ex-governadora e ex-senadora Rosalba Ciarlini (Progressistas) disse nesta quinta-feira, 22, que o seu apoio à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT) não provoca conflito com o seu partido, uma vez que todos os filiados foram liberados pela Executiva Estadual para fazer qualquer opção ao Governo do Rio Grande do Norte. A decisão do Progressistas foi oficializada na convenção em que o partido homologou apenas candidaturas à Câmara dos Deputados.
O presidente estadual do partido, deputado federal Beto Rosado, reforça a liberdade de escolha de Rosalba. Em nota divulgada por meio de sua assessoria, o parlamentar reafirmou que já havia comunicado aos filiados que eles poderiam escolher seus nomes para o governo. Beto, no entanto, deixou claro que não seguirá com Rosalba para o palanque de Fátima Bezerra. “Nosso caminho, nessas eleições, não será o da governadora”, definiu.
Rosalba decidiu apoiar Fátima Bezerra a dez dias das eleições. O encontro que selou o apoio ocorreu na terça-feira, 20, em Natal, noticiado no dia seguinte, 21, pelo Jornal de Fato. “Amadurecemos a nossa decisão, avaliamos que a governadora merece renovar o mandato. Ela recuperou o estado, pagou quatro folhas salariais deixadas pelo governo anterior, fez o dever de casa, agora está pronta para avançar as ações de desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, disse em entrevista ao De Fato.
Um dos pontos mais importantes, segundo Rosalba, foi a continuidade de investimentos do projeto “RN Sustentável”, criado em sua gestão entre os anos de 2011 e 2014, e agora batizado de “Governo Cidadão”. São com recursos do projeto, financiado pelo Banco Mundial, que o Governo do Estado está construindo o Hospital da Mulher de Mossoró.
“O Hospital da Mulher era um sonho que eu tinha para Mossoró. Fui buscar recursos do Banco Mundial para construir o hospital. Deixei os recursos disponibilizados, mas o governo de Robinson Faria e Fábio Dantas não teve competência para executar a obra. Coube à governadora Fátima resgatar o projeto, tirar do papel, e agora Mossoró está prestes a ganhar o hospital voltado para a saúde da mulher”, disse Rosalba.
Além do Hospital da Mulher, os recursos do Banco Mundial bancaram e bancam dezenas de obras em todo o Estado, contemplando áreas importantes para o desenvolvimento. “Conseguimos realizar o maior financiamento da história do Rio Grande do Norte junto ao Banco Mundial. Foram 540 milhões de dólares, que continuam bancando obras importantes”, destacou, para afirmar: “Fátima acreditou no nosso projeto e está tocando essas obras que vão mudar a vida das pessoas, principalmente o Hospital da Mulher.”
Pelas redes sociais, Fátima Bezerra agradeceu o apoio de Rosalba:
“Quero agradecer à ex-governadora, ex-senadora e ex-prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, por nos apoiar nesta eleição. Este posicionamento expressa o reconhecimento do trabalho que estamos fazendo para manter o RN no rumo certo e avançarmos cada vez mais! Obrigada.”
Carlos Eduardo, Rosalba e Kadu Ciarlini na campanha eletoral de 2018
“Apoio a Carlos Eduardo é natural”, afirma Rosalba
“Já votei em Carlos, o meu filho Kadu foi o vice dele nas eleições de 2018, então, o nosso apoio é natural.” Dessa forma, a ex-prefeita Rosalba Ciarlini confirmou que o apoio à reeleição de Fátima Bezerra (PT) é estendido ao candidato a senador Carlos Eduardo (PDT).
No pleito de 2018, Rosalba indicou Kadu Filho para ser candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo pedetista. Ela participou ativamente da campanha eleitoral, fortalecendo a relação política com Carlos Eduardo. “Nossa convivência é muito boa”, garante. “E também temos que reconhecer que ele foi um bom prefeito para Natal”, elogiou.
Outro ponto que pesou a favor do apoio a Carlos Eduardo é que o seu principal adversário, ex-ministro Rogério Marinho (PL), é apoiado em Mossoró pelo prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), adversário político de Rosalba. “Rogério foi meu secretário do Desenvolvimento Econômico quando fui governadora. Ele pegou o Pró-Sertão, que é um programa criado por nosso governo, e se elegeu deputado federal em 2014, mas agora fez opção por se aliar aos nossos adversários. Respeitamos a sua decisão, mas nós temos a nossa posição”, disse.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.