MOSSORÓ QUE NÃO ESTÁ NA MÍDIA OFICIAL
A pesquisa Defato/Item revelou que a gestão do prefeito Alysson Bezerra (Solidariedade) dá sinais de cansaço na popularidade, bem diferente do primeiro ano de governo e no primeiro semestre do ano quando pesquisas apontavam aprovação acima dos 80 pontos e desaprovação que não alcançava dois dígitos.
Agora, conforme o levantamento feito pelo Instituto Item, com questionários aplicados na cidade e zona rural, a gestão Allyson tem 58% de aprovação, que ainda é um patamar interessante, mas vê a desaprovação subir para 32%. É o maior índice de rejeição desde o início de sua administração.
O mau humor que começa a ganhar força é de simples explicação: o prefeito já usou quase a totalidade dos recursos do Finisa, herdados da gestão passada, e de emendas do mandato do deputado federal Beto Rosado (Progressistas), e não viabilizou recursos novos para obras reclamadas nos bairros da periferia.
Parte desse cenário foi exposto pelo líder comunitário Asclepius Saraiva, residente no conjunto Vingt Rosado. Ele elencou uma série de problemas que está afetando a vida das pessoas e que desafia a gestão municipal a cumprir o seu dever. Veja o que Asclepius mostrou:
1 - No Alto das Brisas, a operação tapa buraco foi suspensa e as principais vias de acesso estão totalmente esburacadas, além da falta de uma série de serviços públicos em áreas vitais como saúde, educação e social;
2 – No Parque Universitário, a promessa do intertravado não saiu do papel;
3 – No chamado corredor do transporte coletivo, a pavimentação asfáltica não foi concluída;
4 – O calçamento da avenida que liga o conjunto Vingt Rosado ao campus da Uern, passando pelo Hospital da Mulher, foi totalmente abandonado, prejudicando as pessoas que precisam usar o percurso diariamente;
5 – A praça de esportes e lazer do Vingt Rosado está caindo aos pedaços. A recuperação da área foi promessa recente feita pelo prefeito Allyson, mas esquecida até aqui. O pior é que a gestão municipal recebeu recursos do Finisa “carimbados” para reconstrução da praça.
6 – A ponte da primeira etapa do Vingt Rosado, recém-construída, está desabando;
7 – A promessa de calçamento da Abel Fernandes e várias ruas do Alto da Pelonha foi esquecida e essas artérias foram retiradas do projeto original;
8 - Rua Chico Branco está tomada pelos buracos, lama, prejudicando seus moradores;
9 -Rua Santana, inúmeras promessas, está sem calçamento em vários pontos;
10 – Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Aguinaldo Pereira” se encontra em situação bem crítica. A obra de reforma se arrasta há cinco anos;
11 – Os becos das ruas da segunda etapa do Vingt Rosado estão todos sem condições de uso;
12 – Por fim, o líder comunitário lembra que os R$ 42 milhões anunciados para a construção do acesso da BR-110 ao outro lado da cidade (anel viário) não saiu do papel.
Asclepius Saraiva está visitando os bairros da cidade, constando in loco as reclamações feitas pelos moradores e, por meio de suas redes sociais, levando ao conhecimento da população.
O cidadão consciente se torna mais difícil ser enganado pela mídia oficial.
FRASE
“Se tiver demandas represadas, compartilhem. Vamos lutar juntos por solução”
ASCLEPIUS SARAIVA – Líder comunitário ao mostrar o caos em bairros de Mossoró
CASA DA MULHER
Mossoró recebe hoje a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, que visitará as obras da Casa da Mulher Brasileira, às 15h. A unidade será a primeira do estado com uma estrutura especialmente dedicada ao atendimento de mulheres em situação de violência doméstica. Conquista da gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini, que está em fase de construção.
CRISTALIZADO
A pesquisa Defato/Item que mostra a liderança de Fátima Bezerra (PT) em Mossoró com 42,5% das intenções de voto contra 14,5 de Styvenson (Podemos) e 14% de Fábio Dantas (SDD), revela que 77% dos eleitores não mudam mais o voto, enquanto18% admitem que ainda podem mudar. Significa que muito dificilmente o cenário será alterado no segundo maior colégio eleitoral do RN.
BRIGA BOA
A pesquisa Defato/Item mostra uma disputa interessante entre Beto Rosado (Progressistas), Lawrence Amorim (Solidariedade) e Pablo Aires (PSB) pelas primeiras colocações à Câmara Federal em Mossoró. Beto e Lawrence lideram com 7%, seguidos do Pablo, com 5,75%. Todos nascidos na Terra de Santa Luzia.
NOMES DA TERRA
Os seis primeiros nomes citados para deputado estadual na pesquisa Defato/Item são todos de Mossoró, nessa sequência: Isolda Dantas (PT), 5,75%; Soldado Jadson (SDD), 5%; Larissa Rosado (União), 4,75%; Jorge do Rosário (Avante), 4,5%; Isaac da Casca (MDB), 4,5%; e Zé Peixeiro (PMB), 4,25%.
FÔLEGO
A pesquisa Fiern/Conectar é a primeira a colocar uma vantagem larga na disputa pelo Senado: Carlos Eduardo (PDT): 32%; Rogério Marinho (PL), 19%; e Rafael Motta (PSB), 13%. A cinco dias das eleições, é um fôlego e tanto na caminhada do ex-prefeito de Natal.
SÓ EM FLAGRANTE
A partir de hoje, nenhuma eleitora ou eleitor poderá ser preso(a) ou detido(a), salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto (Código Eleitoral, art. 236, caput).
É NOTÍCIA
1 - Hoje completa 45 anos da inauguração do Parque Zoobotânico Onélio Porto, da Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM). Deixa de existir com o nascimento da Ufersa.
2 - A temporada do Auto da Liberdade será aberta hoje na Estação das Artes Elizeu Ventania, às 20h. Espetáculo conta quatro atos de resistência e liberdade de Mossoró: Abolição da Escravatura, Motim da Mulher, primeiro voto feminino e resistência a Lampião.
3 - A Neoenergia Cosern preparou um plano estratégico para o dia das eleições, como forma de garantir a energia elétrica em pleno funcionamento em todo o RN e principalmente nos locais de votação.
4 - O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, disse nesta segunda-feira, ter certeza que a Petrobras irá vender todas as refinarias previstas no plano de desinvestimento. São oito refinarias que resultará na diminuição da atuação na área de refino no Brasil.
5 - O Banco Central elevou a projeção para o crescimento da economia brasileira neste ano de 2,65% para 2,67%. Para 2023, a expectativa para o crescimento é de 0,5%. Já a previsão da inflação para este ano foi reduzida mais uma vez, de 6% para 5,88%.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.