Sexta-Feira, 16 de maio de 2025

Postado às 10h00 | 29 Set 2022 | Coluna César Santos - 29 de setembro de 2022

Crédito da foto: Reprodução Debate promovido pela InterTV Cabugi nada acrescentou

DEBATE QUE “NÃO” ACONTECEU

Havia uma expectativa que o debate da InterTV Cabugi, o último da presente campanha eleitoral, pudesse alterar o cenário da disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte. Esperava-se dos adversários de Fátima Bezerra (PT) algo que afetasse o favoritismo da atual governadora. Seria a bala de ouro. Não aconteceu.

Os participantes também não colocaram em discussão propostas para a educação, saúde, economia, meio ambiente, infraestutura, turismo... O debate foi desperdiçado. Não alterou o rumo eleitoral.

Melhor para Fátima Bezerra. As pesquisas apontam para a possibilidade de reeleição já no primeiro turno. A três dias do pleito, sem ser incomodada pelos adversários, a governadora precisa apenas manter o ritmo que ela vem cumprindo desde o início da campanha.

Dois pontos justificam a ampla liderança de Fátima na disputa eleitoral:

1 – O seu governo recuperou a boa avaliação, mantendo números acima de 50%, e tem esclarecido com competência como recuperou as finanças do estado para honrar compromissos e pagar dívidas deixadas pela gestão passada, entre elas, 1 bilhão de reais de salários atrasados.

2 – Os candidatos concorrentes não estão à altura da disputa ao governo. Isso ficou bem claro no debate da InterTV. Eles não conseguiram construir uma linha de confronto à governadora e sequer estabeleceram uma pauta de discussão capaz de mudar a opinião do eleitor. Poderiam ter se arriscado, partido para o tudo ou nada. Como diz a sabedoria popular, para quem está se afogando, jacaré é tronco.

Veja que o segundo colocado nas pesquisas, senador Styvenson Valentim (Podemos), mostra-se despreparado e desinteressado na campanha. Virou candidato porque manda no partido. Fosse o contrário, não teria legenda para ser postulante que não faz campanha, não participa da propaganda eleitoral, não realiza comícios, caminhadas ou carreatas e não pede votos. Um modelo mal acabado do antissistema, do antipolítico.

Já o ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade) rema contra o passado recente que o condena. Ele foi vice do ex-governador Robinson Faria, na gestão apontada como responsável por todas as desgraças que o RN enfrentou recentemente. Difícil para ele provar que não teve culpa, que vice não manda em nada, quando o cidadão não consegue esquecer as mazelas do governo Robinson/Fábio.

As outras opções ao governo estadual pouco acrescentam. A professora Clorisa Linhares (PMB) é esforçada e só. A sindicalista Rosália Fernandes cumpre apenas o papel delegado pelo PSTU de ter candidatura própria em todas as eleições. Danniel do Psol se apresenta como um “puxadinho” da esquerda que está com Fátima Bezerra, e os demais sequer têm um currículo de atividade pública para apresentar.

Portanto, o debate da InterTV Cabugi não aconteceu de forma palpável. As candidatas e candidatos não colaboraram. De positivo, apenas a boa vontade da afiliada da Rede Globo de colaborar com o processo democrático.

Assim sendo, as 72 horas que restam para o dia do voto serão direcionadas para a disputa da vaga ao Senado, que está em aberta e promete emoções até o último momento.

 

FRASE

“É uma sala aberta, clara, nem secreta, nem escura”

ALEXANDRE DE MORAES – Presidente do TSE ao apresentar à sala de totalização dos votos

 

É HORA DE LUTA – 435

Nesta data, em 1993, o então governador José Agripino Maia inaugurava a ampliação do Aeroporto Dix-sept Rosado, de Mossoró, com pista ampliada e construída a estação de passageiros. A última grande obra do velho aeroporto está completando 31 anos. Hoje, o "campo de aviação" está superado, não atende ao processo de desenvolvimento local e regional. É preciso um novo aeroporto urgentemente.

 

ELEIÇÕES SEGURAS

Mais de 10 mil agentes públicos atuarão na guarda de urnas e segurança no primeiro turno das eleições no Rio Grande do Norte, neste domingo, 2. São policiais militares, bombeiros, guardas municipais e agentes federais. As forças de segurança estarão presentes em 1.496 locais de votação, distribuídos em 60 zonas eleitorais, que abrangem todos os 167 municípios potiguares.

 

TÚNEL DO TEMPO

Há 30 anos, a Câmara dos Deputados autorizava o Senado processar o presidente Fernando Collor de Mello, que era afastado do cargo naquele momento. Por consequência, veio o impeachment do primeiro presidente eleito pelo voto direto após a redemocratização. Itamar Franco assumiu o poder.

 

ÚLTIMO DEBATE

A Globo espera recorde de audiência na noite desta quinta-feira, 29, quando levará ao ar o último debate entre os presidenciáveis no primeiro turno. A três dias das eleições, o debate é visto como fator decisivo sobre eventual segundo turno. O debate começa às 22h30, logo após a novela Pantanal.

 

ENCERRAMENTO

Hoje é o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao primeiro turno das eleições. Também marca o encerramento da campanha de rua, comício e uso de aparelhagem sonora fixa. A campanha passa a ser "silenciosa".

 

DISPUTA ACIRRADA

A nova rodada de pesquisa do Instituto Item aponta para disputa acirrada para o Senado na reta final da campanha: Rogério Marinho (PL), 25,5%; Carlos Eduardo (PDT), 24%; e Rafael Motta (PSB), 20,25%. Segundo a pesquisa, 22% dos eleitores ainda não decidiram o voto para o Senado Federal.

 

É NOTÍCIA

1 - Acontece hoje a última apresentação do Auto da Liberdade, espetáculo que narra os atos históricos e libertários da cidade de Mossoró. Na Estação das Artes Elizeu Ventania, às 20h. Assista.

2 - O candidato a senador Carlos Eduardo (PDT) anunciou que vota em Lula (PT) para presidente. A três das eleições, com Lula na propaganda de Carlos desde o início da campanha, a declaração do pedetista não deve alterar absolutamente nada.

3 - Na Paraíba, o ex-governador Ricardo Coutinho teve a candidatura a senador impedida pelo TSE e ontem o STF manteve a inelegibilidade. Os seus votos serão anulados sub judice no domingo, 2.

4 - O supermercadista Júnior Rebouças apresentou aos seus funcionários os candidatos Beto Rosado (PP) e Jorge do Rosário (Avante) a deputado federal e estadual. A visita foi acompanhada pelo empresário Tião da Prest, ex-candidato a prefeito de Mossoró.

5 - O anuário Valor 1000 mantém distribuidora de combustíveis potiguar ALE como a maior empresa do setor no Nordeste. Os números são gigantes. De janeiro a agosto de 2022, 355 contratos foram firmados e prevê conquista 72 novos negócios ainda este ano.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO