Segunda-Feira, 27 de janeiro de 2025

Postado às 11h15 | 23 Out 2022 | Coluna César Santos - 23 de outubro de 2022

Crédito da foto: Reprodução Jair Bolsonaro e Lula disputam o segundo turno

NINGUÉM É DE NINGUÉM

A uma semana do dia do voto no segundo turno das eleições presidenciais, não é possível indicar quem sairá vencedor. O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protagonizam a disputa mais acirrada desde a redemocratização. As pesquisas eleitorais, com números mais ajustados neste turno final, revelam empate técnico, seja numericamente ou dentro da margem de erro.

Já foi assim no primeiro turno, embora em algum momento Lula tenha despontado como favorito. O resultado das urnas de 2 de outubro, com placar de 48% de Lula contra 43% de Bolsonaro, indicou que a reta final da disputa seria ainda mais acirrada, como de fato está sendo.

Veja que no primeiro turno Lula ganhou em 3.378 cidades e Bolsonaro venceu em 2.192 colégios eleitorais. A diferença de 5 pontos entre os dois, pouco mais de 6 milhões de votos, apontou que essa vantagem não teria maior impacto no segundo turno, visto como uma nova eleição.

No primeiro turno, dos sete estados da Região Norte, Bolsonaro venceu em três - Acre, Rondônia e Roraima; não venceu em nenhum do Nordeste; levou o Centro-Oeste; no Sudeste - Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo -, além de todo o Sul do país.

Na Região Norte, Lula venceu no Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins; levou todos os estados do Nordeste; e, no Sudeste, venceu apenas em Minas Gerais.

Na comparação dos mapas das votações dos primeiros turnos de 2018 e de agora, quatro anos atrás, a vitória petista ficou restrita a um estado do Norte e ao Nordeste, exceto o Ceará. Neste ano, avançou em três estados do Norte que votaram com Bolsonaro em 2018, obteve maioria no Ceará, e no Sudeste, em Minas.

Baseado nos mapas do primeiro turno e levando em conta o que Bolsonaro e Lula conquistaram de apoio para o segundo, é possível entender o equilíbrio de forças entre os dois candidatos. Nesse caso, alguns pontos são vistos como decisivos como Minas Gerais, onde Bolsonaro espera virar o jogo com apoio do governador reeleito Romeu Zema (Novo); São Paulo, onde Lula se concentra para equilibrar a disputa; e o Nordeste, maior canteiro de votos de Lula, que pode desequilibrar se o petista aumentar a sua vantagem ou se Bolsonaro reduzir a desvantagem entre os eleitores nordestinos.

O fato é que o eleitor que deixou para decidir o voto na última hora será o protagonista do placar final. É este eleitor que vai “desempatar” a peleja eleitoral. Bolsonaro e Lula lutam para conquistar essa pequena, porém, decisiva porção.

O debate Globo, marcado para sexta-feira, 28, a 48 horas das eleições, pode ser o fiel da balança.

Nesse momento, como diriam narradores esportivos para anunciar o empate no placar: ninguém é de ninguém.

 

FRASE

“É importante que o trabalhador junte provas do assédio e denuncie ao MPT”

LUIS FABIANO PEREIRA - procurador-chefe do MPT-RN sobre assédio eleitoral nas empresas

 

TÚNEL DO TEMPO

Nesta data, em 1999, a prefeita Rosalba Ciarlini, em sua primeira gestão, inaugurava o Centro de Saúde Francisco Azevedo Chiquinho, no conjunto Liberdade I. Também nesta data, só que em 2008, o construtor Jorge do Rosário, da Repav, entregava à cidade o Centro Empresarial Caiçara. Ainda nesta data, em 2009, a prefeita Fafá Rosado inaugurava a UBS do Liberdade II.

 

NO AR

A Azul Linhas Aéreas inaugura em 19 de novembro o voo Mossoró-Fortaleza, com viagens semanais que terão uma hora de duração. As viagens ocorrerão sempre aos sábados, com decolagem às 20h35 e pouso na capital cearense às 21h35. No sentido contrário, os voos ocorrerão aos domingos, com partida às 17h50 e chega em Mossoró às 18h50. Os bilhetes já estão à venda.

 

ASSÉDIO ELEITORAL

O Ministério Público do Trabalho revela que o RN teve um aumento de 350% nas denúncias de assédio eleitoral na reta final do segundo turno. O MPT-RN instaurou 18 investigações em sete dias, antes eram apenas quatro investigações. As denúncias incluem coação por parte de empresas e também de órgãos públicos.

 

CUSTO

O Governo do RN deve gastar entre R$ 350 mil a R$ 400 mil para subsidiar o transporte público no segundo turno das eleições. Pelo decreto, os eleitores terão acesso ao transporte intermunicipal e metropolitano.

 

SER GENTIL

O Teatro Municipal Dix-huit Rosado tem data para ser reaberto ao público: 13 de novembro. Melhor ainda, com show de Toquinho, que se apresentará dentro do movimento ser gentil. O show "Toquinho em Dia de Gentileza" já está com as senhas à venda no outgo.com.br.

 

ESPIRITISMO

A 34ª Semana Espírita de Mossoró será aberta nesta segunda-feira, 24, no Garbos Le Jardin, novo espaço do Garbos Recepções. Até sexta-feira, 28, o evento receberá expoentes de todo o País, como Tatto Savi, de São Paulo, e a cearense Eugênia Canto. Neste ano, a semana traz o tema: "No mundo tereis aflições, mas tendes bom ânimo". Entrada livre.

 

É NOTÍCIA

1 - O país do futebol rende homenagem neste domingo, 23, a Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, que celebra 82 anos de vida. O melhor do mundo de todos os tempos.

2 - A tradicional procissão de Santa Luzia sairá neste ano da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II, zona oeste. O padre Flávio Augusto, coordenador geral da festa, acelera a programação da festa da padroeira de Mossoró.

3 - A organização da Festa de Santa Luzia está convocando os barraqueiros para definir o planejamento de funcionamento da área social. A reunião está marcada para o dia 31, na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, às 17h.

4 - O New York Times reagiu à decisão do ministro Alexandre de Moraes que dá poder ao TSE para excluir conteúdos das redes sociais, sem que ninguém tenha solicitado: "Um homem pode decidir agora o que pode ser dito on-line no Brasil”.

5 - O Brasil saiu de um índice de 13,1% de desempregados em agosto de 2021, para 8,9% no mesmo mês deste ano. A queda é 4,2 pontos percentuais, a maior entre os países do G20.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO