Segunda-Feira, 27 de janeiro de 2025

Postado às 08h30 | 27 Out 2022 | Coluna César Santos - 27 de outubro de 2022

Crédito da foto: Reprodução Ônibus da empresa Cidade do Sol

ELEITOR PRECISA DO TRANSPORTE

A Prefeitura de Mossoró garantiu a gratuidade do transporte público em Mossoró no segundo turno das eleições marcado para o próximo domingo, 30. O anúncio foi feito no final da tarde desta quarta-feira, 26, após o vereador Pablo Aires (PSB) ter protocolado uma representação no Ministério Publico Estadual (MPRN) para garantir o transporte público gratuito aos eleitores mossoroenses.

A publicação feita no site da Prefeitura não traz maiores detalhes sobre como o cidadão deve proceder para receber o passe livre. Diz que “todas as medidas para garantia da gratuidade estavam sendo analisadas junto à empresa desde segunda-feira, 24”. No entanto, a reportagem do Jornal de Fato fez contato com a Cidade do Sol no início da semana e recebeu a informação que não havia discussão sobre o assunto.

A Cidade do Sol também afirmou que a gratuidade estava dependendo de uma decisão do município, uma vez que a empresa não tem condições financeiras para bancar o serviço. A empresa adiantou que vai garantir um esquema especial para atender ao usuário, assim como fez no primeiro turno das eleições.

O fato é que o prefeito cedeu à pressão, uma vez que não havia vontade e disposição para garantir a gratuidade do transporte.

Pablo Aires, ao anunciar a representação junto ao MPRN, alertou que sem a gratuidade do transporte público, número de abstenções pode aumentar nas eleições deste domingo, 30, na medida em que o eleitor mais pobre, que não tem condições de pagar a passagem, deixará de ir ao local de votação.

A preocupação de Pablo faz sentido. Basta observar que o segundo turno não tem os candidatos proporcionais que normalmente são responsáveis pelo transporte do eleitor, muito embora essa obrigação, por lei, seja da Justiça Eleitoral. Portanto, sem os candidatos a deputado, o eleitor mais pobre fica desamparado de transporte.

O silêncio de Allyson sobre o assunto incomodou o vereador Pablo. Ele ressalta que o Governo do Estado garantiu o transporte intermunicipal gratuito e a Prefeitura de Natal assegurou a gratuidade no dia do pleito, e só Mossoró, o segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, não havia definição.

Veja como o eleitor carente precisa do serviço público. No primeiro dia de distribuição de passagens gratuitas para o transporte intermunicipal, foram emitidos 13,5 mil tickets para os eleitores no Terminal Rodoviário de Natal.

Nesta quarta-feira, 16 destinos de viagens saindo da capital já estavam com as passagens gratuitas esgotadas tanto para o sábado, 29, quanto para o domingo, 30. A lista de destinos esgotados é formada por: Assú, Alexandria, Rafael Godeiro, Apodi, Almino Afonso, Messias Targino, Frutuoso Gomes, Janduís, Lajes, Areia Branca, Lucrécia, Caraúbas, Campo Grande, Paraú, Triunfo Potiguar, Jucurutu.

No sentido inverso, segundo a Transpasse, todos os municípios do Seridó potiguar estão com passagens esgotadas com destino à capital do estado.

O Governo do Estado anunciou que está investindo R$ 400 mil para garantir o transporte aos eleitores mais pobres, os que não têm condições de pagar passagem.

 

FRASE

“Peço à Nossa Senhora Aparecida que livre o brasileiro do ódio”

PAPA FRANCISCO – Na Praça São Pedro

 

FCDL

O empresário e político apodiense José Maria da Silva é o novo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL). Eleito para mandato que começa em janeiro 2023. José Maria é bem-sucedido nos segmentos de água mineral e farmácias na cidade de Apodi. Na política, ele foi vice-prefeito entre os anos 2013 a 2016, na gestão do ex-prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB).

 

FCDL II

José Maria sucede ao empresário Afrânio Miranda na presidência da FCDL, que passa a ser um dos vice-presidentes da entidade, ao lado de Stênio Max (CDL-Mossoró), Anderson Elias (CDL-Currais Novos) e José Lucena (Natal). Afrânio também enveredou na política. Em 2020, foi candidato a prefeito de Natal pelo Podemos, terminou em oitavo lugar com apenas 5.656 votos (1,64%).

 

DESAFIO DE WALTER

O deputado federal e vice-governador eleito Walter Alves vai ficar mais um ano na presidência do MDB do Rio Grande do Norte. Walter terá o desafio de recuperar o partido para as eleições municipais de 2024. Neste ano, a sigla saiu menor das urnas, perdendo vaga na Câmara Federal e elegendo apenas um deputado estadual.

 

PISEIRO

A deputada Isolda Dantas (PT) leva a campanha de Lula para o bairro Boa Vista nesta quinta-feira, 27. Comandará o "piseiro 13" a partir das 18h. Antes, os eleitores de Lula promovem bandeiraço em vários pontos de Mossoró, a partir das 8h. E amanhã, o piseiro descerá a Av. Presidente Dutra.

 

CHAPA

O presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim, não pretende renovar mandato de vereador em 2024. Deseja ser o vice na chapa do prefeito Allyson Bezerra. Os dois vão sair do Solidariedade para se filiarem em partidos diferentes, que possam se coligar. Allyson gosta da ideia.

 

ÓDIO

O papa Francisco pediu à Nossa Senhora Aparecida que livre o brasileiro do ódio. A declaração foi dada pelo chefe da Igreja Católica durante saudação na Praça São Pedro. A boa e santa intenção desafia o sentimento de intolerância que reina no país.

 

É NOTÍCIA

1 - A Assembleia Legislativa lançou campanha de conscientização sobre o alzheimer. É importante o engajamento, a boa informação. Trata-se de uma das doenças mais preocupantes do nosso tempo.

2 - Mossoró alcançou 60% do público-alvo da campanha de vacinação contra a poliomielite. Pouco para a importância da imunização e da meta de 95%. Mas, ainda há tempo. Leve sua criança menor de cinco anos a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

3 - Dados do Novo Caged apontam que o Brasil gerou 278.085 postos de trabalho em setembro. No acumulado deste ano, o saldo é de 2.147.600 novos trabalhadores no mercado formal.

4 - A Copa do Mundo, que começa em 20 de novembro no Catar, ainda não mobilizou o consumidor brasileiro. Não há preocupação, porém. Entende-se que a acirrada disputa presidencial está concentrando todas as atenções. Depois de domingo, 30, é bola pra frente.

5 - Quase 40% dos brasileiros fumam 11 ou mais cigarros por dia, sendo que 17% fumam todos os dias e 25% fumam ao menos três vezes por semana. O fumante ignora o câncer de pulmão, o mais fatal do Brasil, com quase 12 mortes por 100 mil habitantes.

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO