Segunda-Feira, 27 de janeiro de 2025

Postado às 08h30 | 07 Nov 2022 | Coluna César Santos - 6 de novembro de 2022

Crédito da foto: Reprodução Walter Alves e Ezequiel Ferreira preparam protagonismo na política do RN

2024 e 2026 NÃO ESTÃO TÃO DISTANTES

MDB e PSDB juntos somam 70 prefeitos no Rio Grande do Norte, dez deputados estaduais eleitos, vice-governador eleito e mais de uma centena de vereadores, além de vice-prefeitos. Controlam cidades importantes como Natal, governada pelo PSDB, e Apodi, na região Oeste, administrada pelo MDB.

Os números, por si só, confirmam que se houver uma fusão dos dois partidos, a nova sigla assumirá protagonismo na política potiguar. Logo, terão influência importante, e decisiva, nas eleições municipais de 2024, com todos os refletores iluminando a caminhada rumo a 2026.

Alguma dúvida?

Observe o movimento conjunto de Ezequiel Ferreira de Souza, líder tucano, e do deputado federal e vice-governador eleito Walter Alves, comandante do MDB potiguar. Eles demarcaram espaços nas eleições deste ano com rara habilidade e vitórias. Não custa lembrar que os dois ensaiaram uma chapa ao Governo do Estado, mas entenderam que o momento favorecia a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT) e que eles poderiam dividir o sucesso nas urnas, como, de fato, estão dividindo.

Ezequiel bancou a eleição da maior bancada de deputados estaduais, com nove eleitos, podendo chegar a dez, caso o tucano Ubaldo Fernandes fique com a cadeira de Wendel Lagartixa (PL). E caminha para o grupo manter a presidência da Assembleia Legislativa.

Walter Alves manteve coeso o MDB e seus 39 prefeitos e conquistou a vice-governadoria. O fato de o seu pai, ex-senador e ex-governador Garibaldi Filho, não ter sido eleito para um mandato de deputado federal, não diminui o poder emedebista no estado.

Num cenário realista, sem necessidade de usar bola de cristal, é possível prever que MDB e PSDB conseguirão manter ou até ampliar o número de prefeitos e de colégios eleitorais nas próximas eleições municipais. Se confirmado, o novo partido formado pelas duas siglas e mais Cidadania e Podemos, partirá muito forte rumo à sucessão estadual de 2026.

Vale lembrar que a governadora Fátima cumprirá o segundo mandato consecutivo a partir de janeiro de 2023, logo em 2026 ela está inelegível para o governo, mas pode disputar outro cargo eletivo como o Senado, por exemplo. Para isso, porém, precisará renunciar ao cargo de governadora seis meses antes das eleições. E quem assumiria o governo? Walter Alves.

O eleitor pode chamar a atenção do colunista que ainda é muito cedo para falar sobre futuras eleições, uma vez que acabamos de sair do pleito 2022. Ok. Mas, as movimentações em curso desafiam o tempo. Walter e Ezequiel que os digam.

Não custa lembrar frase liberada por Ezequiel Ferreira, por meio de sua assessoria de imprensa, para avalizar a provável fusão de PSDB e MDB: “Somos favoráveis a esta união, que caminha nacionalmente para as eleições 2024 e as futuras.”

Portanto...

 

FRASE

“Somos favoráveis a esta união que caminha para as eleições 2024 e as futuras’

EZEQUIEL FERREIRA – Presidente do PSDB do RN vislumbrando o futuro com o MDB

 

LEONARDO NOGUEIRA

Há exatos 20 anos, o município de Mossoró ganhava a Área de Lazer Manoel Leonardo Nogueira, no bairro Santo Antônio. A obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini ganhou importância pela homenagem a um dos maiores desportistas mossoroenses. Leonardo Nogueira foi presidente da Liga Desportiva Mossoroense e idealizador do estádio que leva o seu nome.

 

LAYRE ROSADO

Nesta data, em 2009, a então prefeita Fafá Rosado, no seu segundo mandato, entregava aos moradores do Sumaré a UBS Layre Rosado. Além do reforço à saúde da população, foi rendido homenagem ao farmacêutico e político. Layre formou-se na Faculdade de Recife-PE e no final da década de 30 entrou para política sendo presidente da Câmara Municipal de Mossoró.

 

NO AR

O jornalista Magnos Alves reestreia nesta segunda-feira, 7, na Rádio Cidadania - FM 98,7, de Mossoró. Programa de variedades e com pauta política. Este colunista será um colaborador com comentários todas as sextas-feiras. O programa "Show do Magnos" vai ao ar das 7h às 9h, de segunda a sexta. Sintonize a rádio 98,7.

 

LARANJAS

Os ministros do TSE têm sido implacáveis no combate à fraude de cota de gêneros. Na última sessão, a Corte cassou vereadores do PL da cidade de Cascável (PL), que usaram "laranjas" nas eleições 2020. No RN, seis vereadores do antigo DEM de Martins foram cassados. E assim continuará.

 

LARANJAS II

Lamarque Oliveira e Naldo Feitosa, vereadores do PSC de Mossoró, estão na lista de julgamento do TSE. Eles foram cassados em primeiro grau e recuperaram o mandato no TRE-RN. A dupla responde por suposta fraude à cota de gênero. O julgamento poderá ir a plenário ainda este ano.

 

ALERTA

Taxa de positivos para Covid-19 cresceu 274% no Brasil, em meio à baixa cobertura com terceira dose. Especialistas alertam que apenas metade do país está protegida de maior circulação do vírus, com a chegada de novas subvariantes.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 2003, o antigo prédio do Banorte, no centro de Mossoró, passava a sediar a Secretaria de Planejamento e Finanças. Ação da terceira gestão da prefeita Rosalba Ciarlini.

2 - Há 567 anos, o alemão Johann Gensfleish Gutenberg, gráfico do Sacro Império Romano-Germânico, concluía a impressão da Bíblia, o primeiro livro impresso tipograficamente da história. A Bíblia mantém título de livro mais lido no mundo.

3 - O cantor Thiaguinho inseriu Natal no circuito "Tardezinha", que ele retomará em 2023. A capital potiguar receberá o evento em 19 de agosto. O projeto musical foi criado há seis anos e já realizou 162 edições por 22 estados brasileiros.

4 - Talentos do RN estão fazendo sucesso no futebol. Airton Lucas, de Carnaúba dos Dantas, campeão da Libertadores e Copa do Brasil pelo Flamengo. O natalense Fabinho, campeão brasileiro pelo Palmeiras. E o assuense Veron brilha no Porto.

5 - O técnico Tite anuncia nesta segunda-feira, às 13h, a lista dos jogadores que disputarão a Copa do Mundo do Catar. O Brasil estreia em busca do hexa contra a Sérvia, no dia 24, às 16h.

Tags:

Coluna César Santos
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO