MOTIVAÇÃO NO PALCO DA COP27
A fala do presidente eleito Lula (PT) na Conferência de Mudanças Climáticas da ONU – COP27 foi vista como “reintegração” do Brasil à luta global, embora não tenha trazido novidade. A repercussão positiva é muito mais pela renúncia ao tema do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), bastante criticado nos quatro anos de governo, principalmente, por falta de uma política de combate ao desmatamento.
Lula disse o que já se esperava dele, com algumas promessas que dificilmente serão cumpridas, como o desmatamento zero até 2030. Veja dez pontos que chamaram a atenção em sua fala:
1 - Criticou gastos de trilhões de dólares em guerras, enquanto 900 milhões passam fome;
2 - Cobrou países ricos pelo cumprimento dos acordos climáticos e o financiamento de ações ambientais dos países pobres;
3 - Criticou o governo atual pela devastação do meio ambiente;
4 - Pediu a inclusão de mais países no Conselho de Segurança da ONU e o fim do privilégio do veto de alguns países;
5 - Prometeu esforços para zerar o desmatamento até 2030 e punir garimpo, mineração, extração de madeira e agropecuária indevida;
6 - Anunciou a criação do Ministério dos Povos Originários;
7 - - Propôs uma Aliança Mundial pela Segurança Alimentar, pelo fim da fome e pela redução das desigualdades;
8 - Ofereceu o Brasil como sede da COP 30, em 2025, em algum estado amazônico;
9 - Afirmou que o agronegócio será aliado estratégico na busca por agricultura sustentável;
10 - Propôs a Cúpula dos Países Membros do Tratado de Cooperação Amazônica, com Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
A criação do Ministério dos Povos Originários recebeu elogios da indígena Joelma Wapixana, de Roraima, que está na COP27:
"Por isso que os povos indígenas acreditaram tanto na volta do Brasil. Os povos indígenas têm sido guardiões dessas florestas que têm sido tão cobiçadas e tão valiosas, inclusive nesse espaço em que estamos aqui discutindo crise climática. Sem os povos indígenas, não há como.”
O Greenpeace Brasil também depositou confiança na fala do futuro presidente:
“Lula reafirmou de forma enfática seu compromisso com o desmatamento zero até 2030, com a transição energética, e disse que vai cobrar os US$ 100 bilhões em financiamento climático prometidos pelos países ricos para conter o avanço da crise climática. Lula se colocou como “cobrador” dos países ricos. O Greenpeace Brasil celebra saber que o Brasil, nas palavras do presidente eleito, terá um papel de destaque nas discussões sobre o clima. É um excelente começo. Mas seguiremos assumindo a postura que sempre tivemos: cobrando, e desta vez, do cobrador.”
Pois bem.
Não há exagero quando Lula e aliados afirmam que o “Brasil voltou”. É fato. Agora, resta aguardar que tudo que foi dito seja confirmado na prática. Não custa nada guardar em arquivo a fala de Lula na COP27 para confrontá-la, se preciso, no futuro próximo.
FRASE
“Na igreja, buscamos fortalecer a fé louvando e glorificando a Deus”
MARLEIDE CUNHA – Vereadora rebatendo fala do pastor Miranda contra petistas na igreja evangélica
ALIANÇA EM RISCO
Partidos que o presidente eleito Lula (PT) tenta atrair para a sua base estarão reagindo aos acenos do PT para o presidente da Câmara, Arthur Lira, do Progressistas. MDB e União Brasil decidiram articular um nome para enfrentar Lira na disputa pelo comando da Câmara em fevereiro. Eles vão exigir o apoio do PT. O problema é que Lula precisa de Lira para aprovar a PEC da Transição.
ENERGIAS LIMPAS
A governadora Fátima Bezerra (PT) posou para foto ao lado do presidente eleito Lula (PT) na conferência do clima - COP27, no Egito. Depois, no painel organizado pelo Instituto Alziras, destacou o pioneirismo do Rio Grande do Norte na produção de energias limpas no país. A governadora capitaliza prestígio ao ter a gestão de novas energias reconhecida pelos integrantes da COP27.
DEUS TÁ VENDO
O PT de Mossoró reagiu à fala do pastor Miranda, líder da Assembleia de Deus, que reclamou da existência de petista no templo evangélico. A vereadora Marleide Cunha respondeu: "Na igreja, buscamos fortalecer a fé louvando e glorificando a Deus, e não à doutrinação política e exclusão de petista." Em tempo: a petista se declara evangélica.
FEDERAÇÃO
O vereador Pablo Aires vai sair do PSB para se filiar a um partido da federação que sustentou a campanha vitoriosa da governadora Fátima Bezerra: PT/PCdoB/PV. A mudança, que está encaminhada, faz parte do projeto eleitoral 2024, com vistas à Prefeitura de Mossoró.
MAIS UM
O vereador Tony Fernandes também foi convidado para reforçar os quadros da federação. Ele, porém, não vai precipitar uma decisão. Tem outras conversas encaminhadas. E o tempo a favor.
EXTENSÃO
A Uern sedia hoje e amanhã o I Fórum de Extensão da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Pró-reitores de todo o país estarão debatendo temas importantes para a extensão universitária. O evento será aberto pela reitora Cicília Maia, na Faculdade de Ciências da Saúde às 9h.
É NOTÍCIA
1 - Às vésperas da Copa do Mundo no Catar, os brasileiros ainda não entraram no clima. A impressão é que as consequências das eleições presidenciais continuam centralizando todas as atenções.
- Há 19 anos, os moradores de Passagem de Pedras, na zona rural de Mossoró, passavam a contar com o sistema de distribuição de água domiciliar. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini, em parceria com o Pronaf e a Petrobras.
3 - Os preços na Argentina subiram 76% de janeiro a outubro e a inflação dos últimos 12 meses chegou a 88%. Como diz o ditado, los hermanos estão comendo o pão que o diabo amassou.
4 - A Secretaria de Educação do RN lança hoje as matrículas antecipadas para o ano letivo de 2023, destinadas aos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE). O período para esta etapa de matrículas escolares terá início na segunda-feira, 21.
5 - Pessoas acima de 60 anos já podem receber a quinta dose de vacina contra a Covid-19. Com o surgimento de nova variante no Brasil, a dose de reforço é importante. Em Mossoró, a aplicação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde, no horário normal de expediente.
.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.