Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 19 Nov 2022 | Coluna César Santos - 19 de novembro de 2022

Crédito da foto: Edilberto Barros / CMM Vereador Francisco Carlos é presidente da Comisão de Educação da Câmara Municipal de Mossoró

 ESPANHOL

O vereador Francisco Carlos (Avante) reforça a necessidade de o próximo concurso público da Educação em Mossoró incluir vagas para professores de letras com habilitação em espanhol e professores formados em Educação no Campo. Trata-se de necessidade tão antiga quanto urgente na rede municipal de ensino.

Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Francisco Carlos afirma que há duas leis municipais que contemplam essas áreas: uma aprovada e sancionada em 2014 determina o ensino do espanhol nas escolas municipais; a outra sancionada em 2018, que estabelece a necessidade dos profissionais formados em Educação do Campo nas escolas da zona rural da cidade.

Na audiência pública realizada nesta sexta-feira, 18, o vereador exigiu da gestão municipal que as leis sejam colocadas em práticas para atender a importante demanda dos estudantes das escolas públicas de Mossoró.

A professora Márcia Andrade, do departamento de letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), reforçou a importância do ensino do espanhol nas escolas. Ela destacou que o espanhol é a segunda língua mais falada no mundo tanto para assuntos diplomáticos como em tratados comerciais, ressaltando que nos países vizinhos ao Brasil é a língua mais falada. Márcia informou que há professores formados em espanhol, aptos para oferecer a disciplina nas escolas municipais da cidade.

A professora Midiã Medeiros, coordenadora da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) se associou à luta de Francisco Carlos, afirmando que há necessidade de direcionamento de vagas nas escolas da zona rural para os licenciados em Educação do Campo. O curso surgiu como uma política de inclusão e fomento à educação em todo o Brasil. É um modelo de ensino contextualizado, mas as disciplinas são ensinadas tradicionalmente. Não faz sentido fazer um concurso e excluir este perfil formativo voltado exatamente aos estudantes do campo”.

A professora Kyara Vieira, também dos quadros da Ufersa, pontuou que em vários estados e municípios brasileiros já existe a exigência, em lei, da formação para professores que forem atuar em áreas rurais e que a exigência não deve estar apenas no concurso anunciado pela Prefeitura de Mossoró para 2023.

“Inúmeros municípios já fizeram editais regulamentando o perfil e isto pode auxiliar Mossoró a também fazer o mesmo. É necessário regulamentar a lei para que os perfis de professores formados em Educação do Campo sejam respeitados nos próximos concursos e para futuramente não dependermos mais da sensibilidade do gestor de entender a necessidade. Mossoró poderá ser a pioneira no RN. Maranhão, Paraíba, Bahia, Minas Gerais são Estados que têm o concurso com a exigência”, defendeu.

Os professores ajudaram na elaboração de um documento que será enviado ao prefeito Allyson Bezerra e à secretária de Educação do município, professora Hubeônia Alencar, em que reforça o pedido de inclusão de vagas para docentes de espanhol, reserva para docentes formandos em Educação do Campo e outras sugestões para fortalecer o ensino público municipal.

Além de Francisco Carlos, os vereadores Omar Nogueira (Pros), Tony Fernandes (SD) e a vereadora Marleide Cunha (PT) também participaram do debate e demonstraram apoio às reivindicações.

 

FRASE

“Queremos reivindicar que as leis sejam colocadas em prática”

FRANCISCO CARLOS – Vereador, exigindo vagas para professores de espanhol na rede pública de ensino

 

ANEL

O prefeito Allyson Bezerra (SD) vai atrás dos R$ 42 milhões do governo federal para realizar a obra do anel viário ligando as BRs 110 à 304. Ele estará em Brasília na próxima semana, acompanhado do senador eleito Rogério Marinho (PL). Vão bater à porta do Ministério do Desenvolvimento, sem tocar em política eleitoral, uma vez que Allyson se negou a apoiar o presidente Bolsonaro (PL).

 

ANEL II

A obra do anel viário é importantíssima para a mobilidade urbana de Mossoró. A rodovia ligará as zonas leste e oeste, permitindo o escoamento de veículos pesados, livrando ruas e avenidas do perímetro urbano da cidade. O anel viário ligará a BR-110, altura do conjunto Vingt Rosado, com BR-304, saída para Fortaleza. O investimento foi anunciado no primeiro semestre deste ano.

 

PÁTRIA DE CHUTEIRA

O expediente nas repartições públicas do estado será alterado em dias de jogos do Brasil na Copa do Qatar. Será da seguinte forma: das 7h às 10h, quando a partida se iniciar às 12h; das 7h às 11h, quando o jogo for às 13h; e das 7h às 14h, quando a partida começar às 16h. O expediente especial é o mesmo do Governo Federal e das administrações municipais.

 

TRANSIÇÃO

A cidade de Martins está representada na equipe de transição do futuro governo Lula. A advogada Juliana Muniz, natural da cidade serra, foi nomeada como uma das coordenadoras administrativas. Ela é nome da cota do senador Jean Paul (PT).

 

TRANSIÇÃO II

Outros três potiguares estão na equipe de transição do governo Lula: secretário de Educação do estado Getúlio Marques; O subsecretário da Juventude, Gabriel Medeiros de Miranda, e o subcoordenador de Articulação Institucional da Juventude, Nilson Florentino Júnior. Todos devidamente nomeados.

 

CAFEZINHO

O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) tomou o Cafezinho com César Santos na tarde desta sexta-feira, 18. Conversa longa, franca e reveladora. O parlamentar diz se pretende, ou não, disputar a sucessão municipal 2024. Confira na edição deste domingo, 19.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 18 anos, era inaugurada a urbanização da Avenida Lauro Monte, com duplicação, iluminação e ciclovia ao longo de 1.280 metros. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.

2 - A presença de Fernando Haddad no encontro de Lula com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, nesta sexta-feira, 18, alimentou rumores que o candidato derrotado ao governo do SP pode ser o nome do Ministério da Fazenda do futuro governo.

3 - Qatar proibiu a venda de bebida alcoólica nos estádios da Copa do Mundo a 48 horas do início do torneio. Nas arenas, uma versão zero álcool da cerveja oficial do torneio será a única opção.

4 - A Câmara Municipal de Mossoró agendou para quarta-feira, 24, sessão solene para celebrar os 54 anos da Universidade do Estado do RN (UERN), transcorridos em setembro. Serão entregues comendas a 22 pessoas importantes para a instituição de ensino.

5 - O crescimento da Covid-19 já corresponde a 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas. O aumento na tendência de longo prazo está presente em 12 de 27 estados, entre eles, o nosso Rio Grande do Norte.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró-RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO