DEFESA DE NOSSAS CRIANÇAS
O promotor Sasha Alves, titular da 12ª Promotoria de Justiça de Mossoró, vê com estranheza a inércia da classe política de Mossoró não lutar por uma delegacia especializada em combater crimes contra crianças e adolescentes. Foi ele que em novembro pediu o bloqueio das contas da Prefeitura para evitar o fechamento das Aldeias SOS, entidade que acolhe crianças e adolescentes que perderam os vínculos familiares. O município não estava honrando com a obrigação.
Em texto publicado em sua conta nas redes sociais, Sasha chama a atenção que houve empenho para a cidade receber uma delegacia especializada em furtos e roubos de veículos, quando, segundo ele, há uma necessidade mais urgente que é uma unidade exclusiva para solucionar crimes contra menores.
O promotor ressalta que não é contra mais uma delegacia de furtos e roubos, até porque qualquer investimento em segurança pública é importante. No entanto, ele não consegue entender, com razão, o porquê de não priorizar os cuidados com crianças e adolescentes.
O grito de Sasha Alves ecoou no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. O vereador Francisco Carlos (Avante), líder da oposição, reforçou a luta em defesa da criança e do adolescente. Ele leu o texto do promotor e acrescentou que a instalação de uma delegacia especializada em combater crimes contra menores deve ser prioridade de todos, e principalmente da classe política.
A coluna pede licença ao promotor Sasha Alves para repercutir o seu texto na íntegra:
“Lutar pelos direitos de nossas crianças e adolescentes no Brasil é uma verdadeira gangorra. Ora se perde (muitas vezes), algumas vezes se ganha (no que toda a sociedade ganha).
Essa notícia, eu considero uma derrota. Mossoró vai ter uma delegacia especializada na defesa de veículos. Mas não se vê mobilização da classe política local para implementar a Lei 14.344/22 (Lei Henry Borel), que fala da obrigatoriedade de se implementarem delegacias especializadas na defesa de crianças e adolescentes vítimas de violência.
Isso fala muito das nossas doenças enquanto sociedade: uma sociedade que valoriza mais carros do que nossas crianças e jovens. Espero que os políticos sérios de Mossoró consigam reverter esse quadro vergonhoso.
PS: de 2018 a 2021, foram atendidas no Centro de Referência ao Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Mossoró, o Flor de Lótus, exatas 340 crianças e adolescentes vítimas de violência.
Gostaria de saber quantos carros foram roubados nesse período. E, mesmo que tivesse sido apenas uma criança vítima, ainda assim a proteção às crianças e adolescentes deve vir antes.”
FRASE
“Lutar pelos direitos de nossas crianças e adolescentes é uma verdadeira gangorra”
SASHA ALVES – Promotor de Justiça de Mossoró
PEDRA NO CAMINHO
O senador Jean Paul Prates (PT) é o nome de Lula para a presidência da Petrobras, mas há um obstáculo: a Lei das Estatais impede a indicação para Conselho de Administração e para a diretoria de estatais de pessoa que atuou nos últimos 36 meses em trabalho vinculado à campanha eleitoral. Paul foi candidato a prefeito de Natal em 2020 e suplente de senador nas eleições de 2022.
MAS...
O jornalista Lauro Jardim, de O Globo, noticiou que Jean Paul está se articulando para reverter o impedimento. O petista tem a seu favor um parecer que defende a viabilidade dele comandar a Petrobras, mesmo tendo sido candidato nas últimas campanhas. O fato de não ter sido eleito para nenhum cargo público em 2018 e 2022, embora tenha sido candidato, eliminaria o impedimento.
METAS PARA 2023
A governadora Fátima Bezerra (PT) tem duas grandes metas para Mossoró a partir de 2023: inaugurar e fazer funcionar o Hospital da Mulher, que vai suprir o atendimento materno-infantil na cidade e região; e retomar e concluir a adutora Apodi-Mossoró, que solucionará a oferta de água para novos empreendimentos.
NOVA CAIXA
A nova sede da Caixa Econômica Federal de Mossoró será construída no terreno localizado na esquina da Augusto Severo com a Estação das Artes Elizeu Ventania. O projeto está pronto e a obra será iniciada no primeiro semestre de 2023.
CONSENSO NO PL
A candidatura de Rogério Marinho à presidência do Senado tem o apoio de todos os senadores do PL. Também receberá os votos dos senadores do Progressistas, em troca do apoio do PL à reeleição de Arthur Lira na Câmara. Agora, o senador eleito pelo RN vai abrir diálogo com novas frentes.
CONCURSEIROS
A Receita Federal lançou concurso com abertura de quase 700 vagas para 2023. São 230 para auditor fiscal e as outras 469 para analista tributário. Salários iniciais de R$ 21 mil e R$ 12 mil, respectivamente. As inscrições serão abertas na segunda-feira, 12, e vão até 19 de janeiro.
É NOTÍCIA
1 - Dorgival Dantas será a atração na tradicional noite de 12 de dezembro, véspera do Dia de Santa Luzia, em Mossoró. O sanfoneiro, cantor e compositor se apresentará no adro da Catedral.
2 - A programação de hoje da Festa de Luzia será aberta com a procissão de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Saída da matriz no Alto da Conceição, às 5h, até a Catedral de Santa Luzia. À noite, o frei Alleanderson Brito será o pregador da novena, às 19h30.
3 - O Albergue Mossoró (ALBEM) celebra hoje oito anos de atividades com a marca de quase 4 mil pessoas assistidas de 182 cidades do RN e de estados vizinhos. Luta vitoriosa de Edson Oliveira.
4 - O Rio Grande do Norte notificou mais de mil casos de Covid-19 em 24 horas, coisa que não acontecia há mais de cinco meses. O aumento ocorre após a confirmação de que uma nova variante da Covid, a BE.9, foi detectada no estado. Muito cuidado, então.
5 - O empresário mossoroense Marcelo Rosado, do grupo A Construtora, será um dos homenageados com a Medalha de Mérito Industrial Walter Byron Dore. Reconhecimento ao empreendedorismo pela Fiern. A solenidade de entrega será realizada no dia 14.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.