CUIDADO COM OS PETS
A Clinicão - rede de clínicas pet do país – sugere a coluna abrir espaço para reforçar o movimento de combate ao abandono e cuidados com animais domésticos. A campanha Dezembro Verde coloca o tema em debate e que dever ser priorizado não apenas por ativistas e pessoas que amam os pets, na medida em que o zelo aos animais é obrigação de todos.
O texto da Dra. Monique Rodrigues, médica veterinária especializada em animais de pequeno porte, merece leitura:
“A campanha Dezembro Verde, lançada por ativistas e protetores de animais, tem como missão conscientizar a sociedade sobre a guarda responsável de animais para conter o abandono. O último mês do ano foi o escolhido por neste período ter maior incidência de pessoas, desprovidas de amor e consciência, que acabam por abandonar os pets nas vias públicas. Segundo dados da OMS, a Organização Mundial da Saúde, estima- se que no Brasil há mais de 30 milhões de animais abandonados.
Com as festas de fim de ano, várias pessoas aproveitam para viajar, resultando na preocupação de onde deixarão seus pets. Diante disso, o número de abandono cresce e por esse motivo, é fundamental o engajamento da sociedade na campanha. Além disso, em época de Natal e Réveillon, muitas pessoas são presenteadas com pets e nem sempre esses "presentes" são bem aceitos ou viáveis para o acolhimento na família, propiciando um risco a essa prática irresponsável.
No Brasil, foi aprovado em 7 de agosto de 2019, um Projeto de Lei da Câmara que afirma que animal não deve ser considerado uma posse, uma coisa. Portanto, um animal não é um presente. É um ser que requer atenção e cuidados diários, como uma eterna criança.
Antes de adotar um pet, é fundamental analisar a questão de custos (alimentação, banho e tosa, vacinas, acompanhamento veterinário, etc.), dentre outros fatores que serão necessários para o bem-estar do animal.
É imprescindível que amor e responsabilidade sejam fatores predominantes. Os animais merecem pertencer a uma família e ter um lar onde sejam realmente desejados, amados e bem tratados.
Durante o período de festividade de fim de ano, deve-se ter muita atenção aos pets, sobretudo em proximidades de piscinas (onde há acidentes neste período), cuidados com a alimentação (evitar alimentos temperados, panetones, chocolates, entre outros), manter objetos pequenos longe do alcance (sobretudo das árvores de Natal) e a prevenção quanto aos fogos de artifício que geram um grande estresse aos pets.
O ideal é que os responsáveis transmitam calma e segurança para os animais, podendo ser utilizar de um chumaço de algodão em cada ouvido para minimizar a intensidade dos ruídos ou mesmo mantê-lo em um ambiente fechado e seguro, permanecendo em sua companhia.
Adoção responsável, coibição de abandono, amor e carinho aos pets é o que desejamos para esse último mês do ano! Sejamos responsáveis e multiplicadores dessa campanha Dezembro Verde, afinal, eles merecem!”
FRASE
“É imprescindível que amor seja fator predominante”
MONIQUE RODRIGUES – Médica veterinária sobre a decisão de adotar um pet
PADROEIRA
Reta final da Festa de Santa Luzia 2022 com ampla programação neste domingo, que será aberta com Corrida da Luz, às 5h30, na praça do Museu Lauro da Escóssia. O padre Charles Lamartine será o pregador da noite, com tema: “Estou no meio de vós como aquele que serve”, às 19h30, na Catedral. E amanhã tem o cantor Dorgival Dantas como atração da tradicional noite de 12 de dezembro.
PADROEIRA II
Esta edição do Jornal de Fato traz encartada a Revista de Luzia 2022, editada ela De Fato Comunicação. A publicação resgata a história da Virgem de Siracusa, mostra o processo da Fazenda de Santa Luzia à cidade de Mossoró, além de contar sobre a origem da devoção dos mossoroense à padroeira dos olhos. Também traz material especial sobre o bispo dom Mariano Manzana. Confira.
CULTURA GOSPEL
Prefeitura de Mossoró anuncia a criação do projeto Mossoró Sal & Luz, para fortalecer a cultura gospel na cidade. A primeira edição será realizada no dia 23, véspera do Natal, com as atrações Banda Som e Louvor e o cantor Davi Sacer, na Praça de Eventos. Com a iniciativa, o prefeito Allyson Bezerra agrada aos irmãos da igreja evangélica, o que é justo.
SEMANA QUENTE
A temperatura vai subir no plenário da Câmara Municipal de Mossoró, quando será colocado em votação o projeto que autoriza o prefeito Allyson a realizar operações de créditos superiores a meio bilhão de reais. A bancada governista foi orientada a aprovar o projeto sem cortes, nem emendas.
SEGUE
Na quarta-feira, 14, os vereadores concluem a aprovação do orçamento geral do município 2023, que prevê mais de R$ 1,1 bilhão em receitas e despesas. A redação final será aprovada sem maior discussão, há consenso entre as bancadas governista e oposicionista.
TRIBUTÁRIA
Dez em cada dez declarações de Fernando Haddad, após ser confirmado na Fazenda, afirma que a reforma tributária é a prioridade número 1. E deve ser. Lula tem a chance de fazer a primeira reforma importante, já que nos dois primeiros não fez nenhuma.
É NOTÍCIA
1 - A cantora Margareth Menezes aceitou o convite do presidente eleito Lula (PT) para comandar o Ministério da Cultura, que será recriado. A cantora baiana é da cota de Janja, futura primeira-dama.
2 - O Nordeste já cravou dois nomes na Esplanada dos Ministérios de Lula: os governadores Rui Costa (Casa Civil) e Flávio Dino (Justiça). Outro nome do Nordeste que dever pintar é o de Izolda Cela, ex-governadora do Ceará, para o Ministério da Educação.
3 - É verdade que o "Estação Natal", que está lindo e iluminado, custou mais de R$ 2 milhões aos cofres do município de Mossoró? Vale tudo isso? Pergunta um leitor. Com a palavra, o MP.
4 - O projeto Deu Praia vai agitar a alta estação em Tibau entre os 7 e 14 de janeiro de 2023. Estão confirmadas as atrações Mumuzinho, Menos é Mais, Dilsinho, Matuê, Hungria, Matheus Fernandes e Dan Ventura. Lotes promocionais na Mister Capas.
5 - O Governo do Estado deve encaminhar esta semana à Assembleia Legislativa o projeto que reajusta a alíquota do ICMS. Antes, porém, a minuta do projeto será apresentada aos setores produtivos do estado, em reunião nesta segunda-feira, 12, na Tributação.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.