O campeão de votos para deputado estadual no Rio Grande do Norte, policial militar da reserva Wendel Lagartixa (PL), não poderá ser diplomado. Uma decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu a sua diplomação e determinou a retotalização dos votos.
A cerimônia no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), que acontecerá na próxima segunda-feira, 19, não contará com a presença Lagartixa entre os diplomados.
O ministro reforçou o efeito da decisão monocrática que negou o registro de candidatura de Lagartixa, por condenação por porte de arma e munição, considerada na época crime hediondo. O caso ainda será analisado no Plenário do TSE.
Na decisão, Lewandowski escreveu:
“Determino o cumprimento imediato da decisão de ID 158270141 na qual indeferi o registro de candidatura de Wendel Fagner Cortez de Almeida, para que o TRE/RN efetue sua exclusão do rol dos eleitos, impedindo assim sua diplomação, bem como promova a retotalização de votos para o cargo de Deputado Estadual no Estado referente às Eleições de 2022.”
Wendel Lagartixa disputou a sua primeira eleição. Ele foi eleito com 88.265 votos (4,69% dos votos válidos), a maior votação no estado. No entanto, mesmo com o registro de candidatura deferido pela Justiça Eleitoral do RN, ele passou a enfrentar processo no TSE, movido pelo Ministério Público Eleitoral, alegando inelegibilidade.
Em decisão monocrática, Ricardo Lewandowski acatou os argumentos do MP Eleitoral e decidiu pela inelegibilidade. Os advogados que Lagartixa recorreram ao pleno do TSE e agora aguarda julgamento pelo colegiado de ministros.
Com a retotalização dos votos, a vaga que seria de Wendel Lagartixa fica com o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB).
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.