Cinco ex-governadores do Nordeste serão ministros de Lula (PT):
- Camilo Santana (Ceará), na Educação;
- Rui Costa (Bahia), Casa Civil;
- Flávio Dino (Maranhão), Justiça;
- Wellington Dia (Piauí), Desenvolvimento Social;
- Renan Filho (Alagoas), Transportes.
Foram eles, e outros quatro governadores do Nordeste, que transformaram a região em um "país independente" no enfrentamento ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Foi o Nordeste que deu a vitória a Lula no segundo turno das eleições. A única região que o petista derrotou o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lula recebeu 69,34% dos votos válidos dos nordestinos.
A larga vantagem do petista na região foi capaz de conduzi-lo à Presidência pela terceira vez.
No geral, Lula obteve 50,20% dos votos válidos, contra 49,10% do atual presidente, uma diferença de apenas 1,10%. Daí, a dimensão da importância do Nordeste para a vitória de Lula.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.