QUE VENHA 2023
Os brasileiros entram o Ano Novo com as esperanças renovadas em dias melhores, mas também conscientes de que as dificuldades serão imensas para os novos governantes. A posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e chefes dos executivos estaduais, neste domingo, 1º de janeiro de 2023, é o ponto de partida de uma viagem que todos devem embarcar em busca de um futuro melhor.
Lula, quando colocar a faixa presidencial, assumirá a missão de pacificar o país e de promover a justiça social que ele prometeu em campanha. Tem experiência para vencer o desafio, mas é consciente que o País que ele receberá não estará nas boas condições quando ele governou o Brasil entre os aos de 2003 a 2010.
O petista terá uma oposição fortalecida e disposta ao confronto, alimentada pelo sentimento de revanche do bolsonarismo. Isso ganhou força pela própria divisão que o Brasil vive hoje. Veja que Lula se elegeu presidente por uma maioria sobre o presidente Bolsonaro de apenas 1,8% dos votos válidos. Foi uma das disputas mais acirradas da história. O país saiu das urnas rachado ao meio.
Em meio ao nervosismo da arenga entre esquerda X direita, Lula tem o desafio de fazer política social sem quebrar o cofre. Nos seus dois governos, quando a economia mundial estava surfando em onda maneira, ele promoveu a distribuição de renda, ampliou os programas sociais, melhorou a vida das pessoas. Agora, o cenário é outro. A economia saiu devastada da pandemia da Covid-19, ainda está grogue, e não permite que ocorra gastança irresponsável.
Portanto, não espere picanha e cervejinha gelada. Os tempos continuarão difíceis.
No Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra (PT) assume a segunda gestão cheia de expectativa. O cenário é positivo se comparado com janeiro de 2019, quando ela recebeu do antecessor um estado quebrado, com quatro folhas de salários atrasados, dívidas que somavam alguns bilhões, e setores vitais paralisados como saúde, educação e segurança pública.
Hoje, o RN vive mais tranquilo, embora sem fartura. Os salários estão em dia, os setores vitais funcionam bem e o equilíbrio fiscal está preservado. Fátima Bezerra vem afirmando que o “melhor vai começar”, acreditando que a sua segunda gestão realizará o que não foi possível no primeiro governo. Alguns pontos são urgentes, como a recuperação da malha viária estadual e a execução de projetos estruturantes.
O ponto positivo é que Fátima terá a parceria do governo do presidente Lula, coisa que não ocorreu com a gestão do presidente Bolsonaro. Os recursos federais que chegaram ao RN, em grande parte, não passaram pelo Centro Administrativo, porque Bolsonaro optou por aplicar sem a participação do estado.
Agora será diferente, pelo menos, é o que se espera. A ideia é que o novo governo será construído a quatro mãos, com Fátima e Lula conectados para o melhor começar. As expectativas são bem positivas.
Então, que venha 2023.
FRASE
“Recuperamos o RN; agora, o melhor vai começar”
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte
IERN DE MOSSORÓ
A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que em fevereiro lançará a licitação da obra do Instituto de Educação Profissional e Inovação (IERN) em Mossoró. A unidade será construída no bairro Santo Antônio, zona norte, com investimento da ordem de R$ 10 milhões. A governadora fez o anúncio durante inauguração do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, na quinta-feira.
TENTOU "MELAR"
A vereadora Marleide Cunha (PT) disse, em suas redes sociais, que o prefeito Allyson Bezerra (SDD) tentou dificultar a vinda do IERN para Mossoró. Ele se recusou a ceder terreno do município ao Governo do Estado para a construção da unidade de ensino profissional. Com isso, o governo estadual teve que adquirir um terreno no bairro Santo Antônio por um valor de R$ 2,3 milhões.
NOVO MANDATO
O presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade), será empossado para segundo mandato no cargo na próxima segunda-feira, 2, em sessão especial às 9h. A Mesa Diretora será praticamente a mesma, com mudança na 1ª vice-presidência, com Raério Cabeça (PSD) substituindo Isaac da Casca (MDB).
MANDATO TAMPÃO
A partir deste domingo, 1º, com a posse de Walter Alves (MDB) no cargo de vice-governador, o Rio Grande do Norte passará a contar com novo deputado: Thiago Cartaxo, que assumirá o cargo por 30 dias. A vaga seria do primeiro suplente, ex-senador José Agripino Maia (União Brasil), mas ele abriu mão do mandato "tampão".
ADERIU
O deputado estadual eleito Ivanilson Oliveira (União) já está devidamente acomodado no governismo. Ele, inclusive, comandou a caravana de Baraúna na inauguração do Hospital da Mulher de Mossoró e posou para fotos com a governadora Fátima Bezerra (PT).
VÃO ADERIR
Outros três deputados estaduais eleitos pela oposição estão a caminho da Governadoria: Terezinha Maia e Neilton Diógenes, do PL, e Dr. Kerginaldo Jacome, do PSDB. O segundo governo Fátima terá maioria na ALRN.
É NOTÍCIA
1 - O "Réveillon da Paz" de Tibau terá como atração a cantora católica Dani Sunale, entre outras atrações. O palco está montado na 'Pedra do Chapéu", divisa com o Ceará. Apresentações a partir das 21h.
2 - A polícia do trânsito vai fiscalizar a rodovia estadual que liga Mossoró ao município-praia de Tibau. Trabalho educativo, mas rígido, para evitar exageros. O trânsito na estrada será intenso a partir do final da manhã deste sábado, 31. É assim todos os anos.
3 - Rita Serrano será a presidente da Caixa Econômica; Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil. Mais duas mulheres em postos de relevo do novo governo Lula, que começa amanhã.
4 - O Hospital da Mulher de Mossoró Parteira Maria Correia iniciará as suas atividades na segunda-feira, 2. A princípio, serviços de ambulatório. E até o meio do ano 2023, a unidade estará com toda a estrutura em funcionamento para a saúde materno-infantil.
5 - A última edição impressa do JORNAL DE FATO de 2022 traz os cadernos temáticos e a revista DOMINGO encartada. A circulação normal será retomada na terça-feira, 3. A cobertura da posse do presidente Lula e nos estados será feita pelo defato.com.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.