Sexta-Feira, 24 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 03 Jan 2023 | Coluna César Santos - 3 de janeiro de 2022

Crédito da foto: Luis Fortes / MEC Camilo Santana durante posse no Ministério da Educação

EDUCAÇÃO SOB NOVO OLHAR

A escolha de Camilo Santana (PT) para implantar uma nova Educação no Brasil pelos próximos quatro anos é repleta de expectativas. O presidente Lula fez a aposta sem medo de errar. Certamente, levando em consideração os indicadores do ensino público do Ceará que foram recuperados nas duas gestões seguidas do ex-governador petista – entre 2015 a 2022.

O desafio é bem complicado se observar o cenário do ensino público do país. Basta observar os números preocupantes referentes ao Ensino Médio e Fundamental. Mais de 650 mil crianças até 5 anos abandonaram a escola nos últimos três anos. No mesmo período, cresceu em 66% o número de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e nem escrever na idade certa.

A última análise realizada pelo Sistema de Avaliação de Educação Básica (SAEB) mostrou que apenas uma em cada três crianças é alfabetizada na idade certa. “A maioria é analfabeta dentro da própria escola, o que provoca graves repercussões na sequência da vida dessas crianças”, frisou o ministro.

Baseado nesse levantamento, o novo ministro da Educação vai priorizar o que ele considera urgente como a retomada de todas as obras de creches, escolas e outros equipamentos paralisados por todo o país por falta de repasses de recursos federais; a recuperação da qualidade da merenda escolar; um plano de retomada do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni); o fortalecimento da autonomia das universidades e a garantia de mais investimento em ciência e tecnologia.

Camilo definiu também como uma das principais metas ampliar em todo o país o sistema de educação em tempo integral, modelo com sucesso comprovado no Ceará. Atualmente, cerca de 60% das instituições de ensino público do Ceará funcionam em tempo integral. O plano é chegar a 100% em 2026.

O Ceará tem hoje 87 das 100 melhores escolas do país do 1° ao 5° ano do ensino fundamental e 70 das 100 melhores do 6° ao 9° ano, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado em 2022. Além disso, o estado aparece em terceiro lugar do país em ensino médio, com 23 dos 100 melhores resultados.

Outro grande desafio é o combate à evasão escolar. Os índices são bem preocupantes. “Aproximadamente, 14% dos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental são reprovados ou abandonam a escola. Cerca de 21% dos alunos do 1° ano do Ensino Médio abandonam ou são reprovados.

Durante a pandemia, Camilo Santana tornou política pública no Ceará a distribuição de tablets e chips de internet a todos os alunos da rede pública estadual. Para ele, conectividade e uso da tecnologia tornaram-se indispensáveis no processo educacional e a ampliação do modelo em nível nacional deve ser uma de suas principais plataformas.

Outro também que está entre as prioridades do novo ministro é ampliar os investimentos voltados às universidades. É importante fortalecer o ensino superior. Para isso, Camilo pretende reforçar o orçamento das universidades.

Camilo garante que a partir de agora, inicia-se a abertura de discussões com todos os atores para a elaboração do novo Plano Nacional de Educação. O Ministério da Educação vai estabelecer diálogo permanente com as universidades, institutos federais, organizações não-governamentais que trabalham com educação, estados e municípios para todos participarem da construção do PNE.

 

FRASE

“Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho. Os homens se libertam em comunhão”

CAMILO SANTANA – Ministro da Educação, no discurso de posse

 

POTIGUAR NA SAÚDE

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, convidou o cirurgião-dentista Swedenberger do Nascimento Barbosa para o cargo de secretário-executivo da pasta. Ele aceitou. Trata-se de um potiguar qualificado, doutor em Ciências da Saúde pela UNB, especialista em Saúde Pública, e mestre em Ciências da Saúde. Ele foi chefe de Gabinete Pessoal do presidente da República, nos dois governos de Lula.

 

SÓ PROMESSA

O Ano Novo começou sem a gestão Allyson Bezerra (Solidariedade) cumprir velhas promessas, como a implantação de uma unidade de saúde 24 horas na comunidade da Maísa, a mais importante da zona rural. Na Educação, esqueceu a promessa de democratizar a rede pública com eleição direta para diretores e vice-diretores de escolas. No mais, requentou promessas para 2023.

 

MERCADO NERVOSO

O mercado iniciou o ano nervoso com as primeiras medidas e falas do presidente Lula (PT). O Ibovespa chegou a cair mais de 6%, Petrobras em 6% e o dólar iniciou a tarde avançando em 1, 13%, cotado em 5,36. Lula suspendeu o andamento de 8 privatizações, entre elas, Petrobras e Correios.

 

CALADO

A governadora Fátima Bezerra (PT) não havia decidido, até o fechamento desta edição, sobre mudança no comando do Desenvolvimento Econômico. Ela aguarda a possibilidade do secretário Jaime Calado se transferir para a presidência da Funasa, por indicação da esposa e senadora Zenaide Maia (PSD). Calado está em campanha em Brasília.

 

ASSUSTADOR

A equipe da Secretaria de Finanças de Mossoró está apavorada com autorizações que partiram do Palácio da Resistência na reta final de 2022. Coisas, digamos, assustadoras. Há quem diga, inclusive, que o comando da pasta entregará o cargo.

 

VIGILANTE

Lawrence Amorim (Solidariedade) tomou posse para segundo mandato na Presidência da Câmara de Mossoró, com discurso forte: "Vamos trabalhar de forma árdua e vigilante". Recado que o Palácio da Resistência deve fazer a leitura.

 

É NOTÍCIA

1 - O apodiense José Maria da Silva assumiu a presidência da Federação das Câmaras de Diriges Lojistas do RN (FCDL), para um mandato de dois anos. Ele é empresário do ramo da água mineral.

2 - A aposta feita pela internet, que está entre as cinco vencedoras da Mega da Virada, é de Natal. O sortudo vai levar um montante superior a mais de R$ 108 milhões. O RN também teve 11 apostas que acertaram a quina, com prêmio de R$ 45 mil cada.

3 - O luto marca os dois grandes acontecimentos de fim de ano no Brasil e no mundo, as mortes do Rei Pelé e do Papa Emérito Bento XVI. O início dos velórios concentra o noticiário mundial.

4 - O potiguar do Seridó, Agaciel Maia assume a Secretaria de Relações Institucionais do Distrito Federal, no segundo governo de Ibaneis Rocha. O irmão do deputado federal João Maia e da senadora Zenaide Maia tem vida própria na política da capital federal.

5 - A Neoenergia Cosern deu conta do recado no primeiro fim de semana de superlotação em Tibau. Contornou quedas de energia e garantiu bons serviços. A nota negativa fica para o trânsito, principalmente na entrada da cidade. A polícia deve ser mais rígida.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
notícia
informação
imprensa

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO