CHEGOU A HORA DE RETRIBUIR
A primeira reunião do presidente Lula (PT) com os governadores foi agendada para o dia 27 de janeiro. Lula quer restabelecer as relações federativas para facilitar as ações governamentais, coisa que não ocorreu nos quatro anos do governo Bolsonaro (PL), devido ao confronto radical entre o ex-chefe do Palácio e os gestores estaduais de oposição, sobremaneira os nove do Nordeste.
O cenário é de expectativa positiva. Todos estão dispostos ao diálogo, inclusive, Lula quer estabelecer encontros periódicos com os governadores a fim de que os estados apresentem suas prioridades para que haja parcerias.
O ministro da Casa Civil, ex-governador da Bahia Rui Costa, adianta que o governo vai reafirmar o compromisso de diálogo com estados e municípios. Com isso, estabelecerá celeridade nas ações que precisam da conexão Brasília - Estados.
Lula definiu que também serão realizadas reuniões temáticas com os governadores sobre saúde, educação, segurança e combate à fome. Ao mesmo tempo, haverá o pedido para que os gestores apresentem uma lista de obras paralisadas para que sejam retomadas. Por gravidade, o governo central vai otimizar as ações nos estados e municípios.
Outro ponto importante é que estabelecendo a parceria com os estados, o governo pode ter uma relação mais fácil com o Congresso, uma vez que governadores e prefeitos são instrumentos de pressão a deputados e senadores para que eles apoiem as ações que são importantes para os estados e municípios.
O Rio Grande do Norte, provavelmente, terá uma atenção especial. O estado da única mulher governadora do país exerceu papel importante, dentro do Consórcio Nordeste, quando Lula estava sem mandato. As ações do colegiado de governadores sustentaram o líder petista vivo politicamente e, por gravidade, o Nordeste foi decisivo para a eleição de Lula dando quase 70% dos votos válidos.
Lula sabe o quanto Fátima sofreu nos quatro anos da primeira gestão por não ter parceria político-administrativa com o Governo Federal. Chegou a hora de compensar, de firmar parceria para obras importantes para o Rio Grande do Norte. Fátima não precisará marcar audiência para ser recebida por Lula. O Palácio estará aberto. É uma certeza.
Então, há um otimismo muito grande que a segunda gestão da governadora Fátima encaminhará projetos e obras que são imprescindíveis para o desenvolvimento do estado. Ela já disse que trabalha pelo projeto de duplicação da BR-304, rodovia federal importante para Mossoró e toda a região Oeste. Trata-se de um sonho tão antigo quanto urgente.
A governadora também elenca como prioridade a conclusão da barragem de Oiticica, que vai resolver a vida da população de grande parte do Seridó e do Vale do Açu. Uma obra secular que já deveria estar pronta, mas que emperrou na falta de vontade política.
Portanto, temos um cenário de otimismo. Agora, é esperar que se concretize. O Rio Grande do Norte não pode mais continuar esperando pelas obras e projetos negados nas últimas décadas.
Em Tempo: o RN deu vitória maiúscula a Lula, que venceu em 166 dos 167 municípios potiguares, recebendo 65,1% dos votos.
FRASE
“Vamos ter a parceria do presidente Lula. O melhor vai começar”
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte, logo após a eleição
HELOÍSA LEÃO
Esta é uma data que deve ser celebrada sempre: em 5 de janeiro de 1958, a professora Heloísa Leão de Moura foi eleita a primeira mulher para a Câmara Municipal de Mossoró. Antes dela, apenas Celina Guimarães havia avançado a presença da mulher na política, ao ser a primeira eleitora do país em 1927. Heloísa Leão é lembrada com nome em escola municipal no bairro Bom Jesus.
SORRIDENTS
O prefeito Allyson Bezerra convidou o baiano Igor Belleza Ferradaes para comandar a Secretaria de Cultura. Ele aceitou e apresentou o vasto currículo: formado em produção de rádio e TV, com passagem pela Globo onde, segundo ele, trabalhou na produção de novelas, realyts shows e programas de auditório. Ferradaes chegou a Mossoró, porém, como franqueado da rede Sorridents.
FAVORÁVEL
O Conselho Administrativo da Petrobras já está com o nome do senador Jean Paul Prates (PT) em análise. Pelas informações de Brasília, o cenário é favorável à indicação para presidência da estatal de petróleo. Será um processo rápido tendo em vista que a Petrobras está sem presidente titular com a renúncia de Caio Paes.
FORA DA PAUTA
Não espere nesse início do governo Lula (PT) revisão das reformas previdenciária e trabalhista. E, muito provavelmente, se houver alguma alteração no futuro será pontual, nada que afete as duas reformas. As promessas feitas na campanha não se sustentarão no governo.
NOME VIÁVEL
O vice-prefeito de Almino Afonso, Alvanilson Carlos, projeta disputar uma vaga na Câmara Municipal de Mossoró nas eleições 2024. Tem base na cidade e é bem relacionado desde a época que dirigiu o Sistema Resistência de Comunicação - 93 FM e jornal O Mossoroense.
NA PAUTA
No retorno do recesso judiciário, o TRE-RN vai decidir sobre a cassação do mandato do prefeito de Assú, Gustavo Soares (PL). O relator é o desembargador Expedito Ferreira. O prefeito foi cassado em primeira instância por abuso de poder e compra de votos em 2020.
É NOTÍCIA
1 - A associação dos Pais e Amigos dos Autistas e TDAH de Mossoró recebeu R$ 40 mil, emenda destinada pelo deputado Kleber Rodrigues. Recursos importantes para fortalecer a causa.
2 - A morte da compositora e cantora Rita de Cássia é uma grande perda para a música do Nordeste e do país. Trata-se da maior compositora de forró do Brasil, dona de composições como "Meu vaqueiro, meu peão", "Brilho da Lua" e centenas de outros sucessos.
3 - O Rio de Janeiro já conta com a Avenida Rei Pelé, que antes era chamada de Presidente Castello Branco, ditador da época de chumbo. A avenida circunda o Maracanã, onde o Rei brilhou.
4 - O Governo do Estado instituiu o padre Tiago Theisen como patrono da Educação Infantil do RN. O religioso dedicou 50 anos ao trabalho voltado à alfabetização e atividades educacionais à população mais pobre de Natal. Ele morreu aos 90 anos, em 2021.
5 - A vereadora Marleide Cunha (PT) usou as suas redes sociais para denunciar a falta de medicamentos e de materiais nas Unidades Básicas de Saúde de Mossoró. Ela listou os nomes dos remédios que estão em falta, em detrimento das pessoas mais carentes.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.