MOSSORÓ PERDE PROTAGONISMO
Daqui a três semanas, Mossoró deixará de ter representante em Brasília após décadas. O último mandato, exercido pelo deputado federal Beto Rosado (Progressistas), será concluído no dia 31 deste mês. Ele não conseguiu reeleição, mesmo com a bagagem de mais de R$ 70 milhões em emendas de sua indicação que bancaram obras e ações importantes na cidade. Os outros postulantes mossoroenses a uma cadeira em Brasília também não obtiveram êxito.
O fracasso de Mossoró nas eleições 2022 é consequência do encolhimento político que a cidade enfrenta, embora a maioria tenha dificuldade de identificar. Esse processo vai muito além do “fora Rosado”, ecoado na última eleição municipal. A família tradicional que liderou o poder por seis décadas seguidas, desde a eleição de Jerônimo Dix-huit Rosado Maia em 1972, e que hoje se encontra fragilizada politicamente, é apenas parte da mudança em andamento.
O fator mais importante é que não houve sucessão de liderança política. Por gravidade, Mossoró perdeu referência, representatividade. O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) seria o sucessor natural, mas o chefe do Executivo não ocupou espaço até aqui, por negligência ou incapacidade mesmo.
Allyson fracassou no primeiro teste nas eleições de 2022, quando não conseguiu eleger seus candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados, interrompendo uma sequência de décadas. Sem um comandante, Mossoró perdeu status e liderança política, embora continue cidade polo.
A ascensão da prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), é um recorte desse novo cenário. Ela passa a representar toda a região oeste na luta municipalista, a partir de posição de destaque na nova diretoria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). A vice-presidência que Marianna ocupará é emblemática porque elevará Pau dos Ferros ao ponto que naturalmente seria de Mossoró.
Além de Marianna, outro nome avança em toda a região, deixando para trás o prefeito de Mossoró. Trata-se de Rivelino Câmara (MDB), gestor de Patu e presidente da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (AMOP). Foi a ele, no auge da pandemia da Covid-19, que o Governo do Estado recorreu para comandar o consórcio de municípios oestanos, o que elevou o status de líder. Enquanto isso, a Mossoró foi reservada a missão de receber pacientes que a região enviava às unidades de referência, sem liderar o processo.
Pois bem.
As cidades como atores políticos, principalmente aquelas de médio e grande porte, devem responder por objetivos como base econômica, infraestrutura urbana, qualidade de vida, integração social, governabilidade e, por consequência, liderança política. Mossoró cumpriu esse papel por muito tempo e viveu momentos importantes em seu auge, como a eleição da primeira mulher senadora do Rio Grande do Norte, feito da ex-prefeita Rosalba Ciarlini. Isso foi possível porque o nome de Rosalba representou a região influenciada por Mossoró. Por gravidade, todos os indicadores socioeconômicos cresceram com essa liderança.
Essa caixa de ressonância perdeu força, pouco repercute em outras cidades oestanas. Cabe a novos atores políticos, se surgirem, retomarem o protagonismo político de Mossoró. Enquanto isso, Pau dos Ferros, a “Princesinha do Oeste”, vai caminhando a passos largos.
FRASE
“Estou aberto ao diálogo e seguir a missão que for delegada pelo grupo”
LAWRENCE AMORIM – Presidente da Câmara de Mossoró sobre a possibilidade de ser candidato a vice na chapa do prefeito Allyson Bezerra em 2024
EVERY COSTA
Neste domingo, 8, completa 17 anos da morte do radialista Every Costa, um dos melhores apresentadores de noticiário do rádio mossoroense. Ele tinha 56 anos quando foi vítima de uma parada cardiorespiratória. Every começou na Rural AM quando tinha apenas 16 anos e fez carreira vitoriosa nas rádios Tapuyo, Libertadora, FM Santa Clara, Sal da Terra, Difusora e Nacional, de Brasília.
PAUTAS
O Sindiserpum e a Prefeitura de Mossoró passam a semana inteira discutindo as pautas salariais das diversas categorias de servidores para 2023. Amanhã, pautas da saúde; terça-feira, 10, pautas gerais; quarta-feira, 11, assistência social; e quinta-feira, 12, será a vez da pauta dos auditores fiscais. Todas as reuniões acontecerão na Secretaria de Administração (Semad) a partir das 15h.
COMUNICAÇÃO
A jornalista Valéria Persali é a nova secretária de comunicação da Prefeitura de Mossoró, em substituição a Bruno Martins, que foi transferido para função de assessor especial do gabinete do prefeito Allyson Bezerra. A nova secretária trabalha com Allyson desde quando ele se elegeu deputado estadual em 2018. A jovem jornalista tem competência para realizar um bom trabalho.
LEIA NO DOM
O Diário Oficial do Município publicou na edição deste sábado, 7, as 10 mudanças no secretariado de Allyson Bezerra. Foram alterados os comandos do Gabinete Civil, Comunicação, Consultoria Geral, Finanças, Administração, Planejamento, Cultura, Esporte, Assistência Social, Projetos Estratégicos.
INTOCÁVEIS
Duas pastas da cota de imexíveis da gestão Allyson: Educação (Hubeônia Alencar) e Saúde (Morgana Dantas). E dois nomes da confiança intocável: Kadson Eduardo, hoje no Planejamento, e Thiago Henrique, do Gabinete Civil.
FALTA DEFINIR
A governadora Fátima Bezerra deve definir esta semana o comando das secretarias do Desenvolvimento Econômico e da Administração Penitenciária. Não é uma certeza que os atuais titulares, Jaime Calado e Pedro Florêncio, continuarão.
É NOTICIA
1 - O projeto "Viva Rio Branco" está de volta neste domingo, 8, após o recesso de fim de ano. As atividades se concentram ao longo do Corredor Cultural de Mossoró, a partir das 16h.
2 - O governo do presidente Lula pretende dar um auxílio para crianças e jovens de baixa renda que se tornaram órfãos em virtude da pandemia. No Rio Grande do Norte, o governo Fátima Bezerra (PT) já paga auxílio de R$ 500 aos órfãos.
3 - O Partage Shopping preparou programação de férias para as crianças durante janeiro. Hoje tem o palhaço Delicinha na Praça de Eventos, a partir das 17h. Também haverá show, dança, brincadeiras e esculturas de balões.
4 - Todo dia, a chamada grande imprensa noticia fatos, digamos, desconfortáveis, envolvendo a ministra do Turismo, deputada Daniela Carneiro (União-RJ). A convivência dela com a milícia joga o turismo dentro dos morros cariocas. Não se sustenta.
5 - Um tremor de terra de magnitude 1.8 atingiu o município de Caraúbas, no Médio Oeste. Apesar do susto, o Laboratório de Sismologia da UFRN diz que é comum esse tipo de evento.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.