CADÊ O DINHEIRO DAS ONGs?
A jornalista Izaíra Thalita noticia que o ano de 2022 foi encerrado sem que a Prefeitura de Mossoró honrasse a maioria das emendas impositivas destinadas pelos vereadores para as entidades e ONGs de diferentes áreas de atuação da cidade.
“Os recursos deveriam ter entrado na conta bancária das entidades beneficiadas pelas emendas até o dia 31 de dezembro de 2022, no entanto, já se chega à segunda semana de janeiro de 2023 as ONGs continuam sem previsão de quando vão receber os valores, recursos estes que são fundamentais para a manutenção dos trabalhos em prol da sociedade mossoroense.
Na lista de ONGs que deveriam ter recebido estão a Casa de Apoio ao Paciente com Câncer (AAPCMR), Liga do Câncer, ONGs da Causa Animal como Ampara, Instituto Renata e Abrigo Mossoró, Associações de pessoas com deficiência e entidades de apoio a crianças com Autismo.
As emendas correspondem a pouco mais de 1% da receita corrente líquida do município e, pelo seu caráter impositivo, devem ser aplicadas independente da vontade política do prefeito Allyson Bezerra.
Em 2022, cada vereador remanejou 400 mil reais em emendas impositivas pela primeira vez na história do legislativo mossoroense, após ter vencido causa na Justiça que garantiu o direito. Do total de cada vereador, 50% foram destinados para a área da saúde no município e o restante foi destinado para outros setores incluindo as ONGs.
Com o não cumprimento do pagamento das emendas, algumas entidades já levaram a situação para a Justiça e o prefeito Alysson pode ser responsabilizado por improbidade administrativa.”
O registro feito pela jornalista é necessário e deve provocar o Ministério Público e outras instituições responsáveis pelo zelo e cumprimento de obrigações públicas. Agora, o chefe do Executivo mossoroense pouco se importa com isso. Ele acredita que está blindado, que nada acontecerá contra a sua gestão, pois julga protegido pelas instituições de controle da coisa pública.
O não cumprimento das emendas impositivas, obrigadas por lei, é apenas uma fagulha entre tantas coisas, digamos, suspeitas que estão acontecendo no âmbito da gestão municipal. Inclusive, vereadores de oposição pretendem entregar ao MP um calhamaço de documentos que sugerem, no mínimo, uma investigação profunda.
São coisas absurdas, segundo um vereador ouvido pela coluna, capazes de fazer assanhar as barbas do Papai Noel. Ou fazer piscar as caríssimas luzes da Estação Natal.
Jingle bells, jingle bells...
FRASE
“Não é possível conversar com essas pessoas de forma civilizada”
ALEXANDRE DE MORAES – Ministro do STF sobre os vândalos que invadiram os Três Poderes
“LUTO
Morreu o radialista Aurivan Lacerda, que fez sucesso no rádio mossoroense na década de 90. Também atuou na Princesa do Vale, de Assú. No seu currículo tem passagens em emissoras de rádio e televisão da Paraíba e de Tocantins. Natural de Luís Gomes, Aurivan tinha 56 anos e estava residindo em Porto Nacional, no estado de Tocantins, onde atuava como apresentador em emissora local.
NOME FORTE
Kaline Amorim (MDB), esposa do deputado estadual reeleito Dr. Bernardo (PSDB), vai disputar as eleições municipais de 2024. Tem duas opções: Patu, sua terra natal, ou Caraúbas, onde Bernardo exerce forte influência política com apoio do grupo Ferreira, que faz oposição à atual gestão municipal. A decisão será tomada no início do ano eleitoral. Agora em 2023, Kaline vai testar a sua popularidade nos dois municípios oestanos.
FÔLEGO ELEITORAL
Nas eleições de 2022, Kaline Amorim foi candidata à deputada federal. Ela foi a terceira mais votada pelo MDB, com 29.697. O partido não cumpriu o quociente, por isso, não elegeu representante à Câmara dos Deputados. Mas, a boa votação deu à Kaline fôlego para novos desafios eleitorais.
TEMPOS DIFÍCEIS
Torres de transmissão de energia elétrica foram derrubadas em Rondônia e no Pará. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) fala em “sabotagem” e “vandalismo”, uma vez que não foram observadas condições climáticas que pudessem ter causado algum tipo de dano.
MERGULHO
O senador eleito Rogério Marinho (PL) se posicionou contra os atos antidemocráticos e, em seguida, mergulhou. Da fina flor do bolsonarismo, ele sabe que qualquer declaração fora do contexto, nesses tempos sombrios, pode lhe custar caro. Marinho também é consciente que a sua candidatura à presidência do Senado deixou de existir.
EXECUTIVO
O vice-governador Walter Alves (MDB) assumiu as ações do governo no momento que a governadora Fátima Bezerra (PT) teve que ir a Brasília para se somar ao presidente Lula (PT) contra os atos antidemocráticos. Walter tem cumprido agenda extensa e mostrado aptidão para o Executivo. Sem extrapolar a função de interino.
TÚNEL DO TEMPO
Roberto Dinamite, que se despediu da torcida do Vasco nesta semana, também fez história no velho Estádio Leonardo Nogueira. Ele foi a estrela maior do Vasco que jogou em Mossoró em 1974 e venceu o Potiguar por 4 a 1, inclusive marcando gols. Aquele time do Vasco tinha Mazzaropi; Fidélis, Abel, Moisés e Alfinete; Zé Mário, Jair Pereira e Zanata; Fumanchu, Dinamite e Luís Carlos.
CONTRA
O deputado General Girão (PL) e o senador Styvenson Valentim (Podemos) foram os únicos da bancada potiguar a votarem contra a intervenção federal em Brasília. Girão justificou o seu voto: "Como não há mais nenhum movimento subversivo acontecendo, não há fundamento constitucional para sustentar a intervenção".
RIACHUELO
A Guararapes está fechando a sua unidade do Ceará e, a partir de agora, concentrará toda a produção em Natal. O grupo potiguar, liderado pelo empresário Flávio Rocha, vai abrir mais postos de trabalho na capital potiguar, para preservar a cadeia de fornecimento da Riachuelo.
MULHER
A Polícia Federal do Rio Grande do Norte será comandada por uma mulher: delegada potiguar Larissa Freitas Carlos Perdigão, atual corregedora da PF/RN. A nova comandante chega ao cargo com vasta experiência, com trabalhos na PF de Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ e no Distrito Federal.
CHAPA ÚNICA
O prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, será eleito presidente da Fermurn nesta sexta-feira, 13. Ele encabeça chapa única. O MDB de Walter Alves ocupará a federação dos municípios e sairá de cena a liderança do deputado Benes Leocádio (União).
É NOTÍCIA
1 - A justiça da Catalunha aceitou denúncia contra o brasileiro Daniel Alves por assédio sexual. A denúncia foi feita por uma jovem espanhola. O jogador, que sempre foi referência, jura que é inocente.
2 - Começou a Festa de São Sebastião no município de Governador Dix-sept Rosado, a 36 quilômetros de Mossoró. Segue até o dia 20. Hoje, na parte sociocultral tem apresentação do Grupo Gens e do cantor Pedro Henrique, em praça pública, a partir das 20h.
3 - O cantor Dilsinho é a primeira atração confirmada para o Carnaval de Apodi 2023. O prefeito Alan Silveira (MDB) fez a publicação nas suas redes sociais. Apodi tem o maior carnaval do interior do RN.
4 - O Campeonato Estadual 2023 larga hoje para o único representante de Mossoró, o Potiguar, que encara o Santa Cruz de Natal no Estádio Frasqueirão, às 16h. Será o primeiro compromisso do alvirrubro após a eliminação para o CSA na pré-Copa do Nordeste.
5 - Segundo o RN + Vacina, 703.027 potiguares estão com a primeira dose de reforço (D3) em atraso e outros 535.120 estão com a segunda dose de reforço (D4) atrasada. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas não retornaram para reforçar imunização contra a Covid-19.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.