Sexta-Feira, 24 de janeiro de 2025

Postado às 09h45 | 12 Jan 2023 | Coluna César Santos - 12 de janeiro de 2023

Crédito da foto: Jornal de Fato Há 23 anos,o

VOZ E VEZ DA MULHER EM APODI

Uma Casa formada exclusivamente por homens. É assim a Câmara Municipal de Apodi, uma das cidades mais importantes do Médio Oeste potiguar. Não tem uma mulher no plenário, que é formado por 13 cadeiras, todas ocupadas por homens.

Apodi parece ter padronizado o modelo machista na política. Desde o primeiro inquilino do Executivo, João Nogueira da Silveira, em 1833, a Prefeitura de Apodi teve apenas uma mulher prefeita, Maria Gorete da Silveira Pinto, mãe do atual prefeito Alan Silveira (MDB), eleita em 2008 para o mandato de 2009/2012.

Em 187 anos de sua emancipação política, Apodi teve apenas sete mulheres vereadoras. A última foi Soneth Ferreira, eleita em 2016 pelo PP como a segunda mais votada, com 1.507 votos (6,21%). Antes, em 2012, Hortência Regalado conquistou mandato de vereadora como a mais votada pelo PSDB, recebendo 1.304 votos (5,47%), o que lhe rendeu um mandato de vice-prefeita nas eleições seguintes.

O que seria um processo de ocupação de espaço da mulher apodiense houve um retrocesso nas eleições de 2020. Nenhuma mulher conseguiu êxito à Câmara Municipal. A que obteve melhor performance nas urnas foi Anna Oliveira, do MDB, que ficou na 21ª colocação, com 323 votos (1,40%).

A história pode ser recontada a partir de 2024. A pedagoga, jornalista e empresária Leylla Carla surge como um nome forte à Câmara de Apodi e pode, perfeitamente, incentivar outras mulheres a buscarem seus espaços também na política. Leylla está disposta ao desafio e tem recebido incentivo de mulheres e de outros segmentos da sociedade.

Em recente contato com a coluna, Leylla disse que “a falta de uma mulher ocupando uma cadeira na casa legislativa é notada por toda população apodiense, que clama por uma representante que possa ser a voz da mulher. Estamos dispostas a cumprir essa missão.”

Leylla Carla se identifica com o público feminino de sua cidade, mas também com a camada da sociedade que sempre lutou para vencer e fazer história. É vista como um exemplo de resistência, perseverança e vitória. Além de pedagoga, jornalista e empresária, ela desenvolve atividades como produtora de eventos, juíza de paz e, atualmente, preside a Academia Apodiense de Letras, além de ser assessora de comunicação da Câmara Municipal. Ela é atuante e tem serviços prestados em diversos setores, como religioso, social, cultural e esportivo.

Com uma larga experiência no setor público, e com projetos visionários para o desenvolvimento de Apodi, Leylla poderá chegar ao seu primeiro mandato a partir da aceitação popular, em especial das mulheres.

 

FRASE

“Apodi clama por uma representante que possa ser a voz da mulher”

LEYLLA CARLA – Pedagoga, jornalista e empresária

 

PISO

Os professores da rede municipal de Mossoró têm assembleia marcada para o dia 31 deste mês. Na pauta, estratégia de luta para o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) honrar o reajuste do piso nacional do Magistério, que é de 14,94%. A categoria decidiu que não aceita o parcelamento do reajuste, como feito em 2022, e que só será concluído pela Prefeitura em novembro deste ano.

 

BILIONÁRIO

Os professores acreditam que a gestão municipal não terá dificuldade de honrar o novo piso salarial do magistério, dado aos números financeiros bastantes favoráveis. O orçamento do Executivo, aprovado na Câmara, é de mais de R$ 1,1 bilhão. Além disso, o prefeito Allyson está autorizado a contratar quase meio bilhão de reais em empréstimos. Ou seja, dinheiro não é problema.

 

CATETINHO

Nesta data, em 2000, um grande incêndio atingiu o casarão de Dix-neuft Rosado/Dona Odete (in memoriam), na praça Bento Praxedes. Casarão histórico, inaugurado em 1918, e que ficou conhecido como o Catetinho por ter hospedado o presidente Vargas em 1933. Hoje, o casarão pertence a um empresário mossoroense.

 

MINHA CASA

O residencial Monsenhor Américo Simonetti celebra hoje 11 anos de inaugurado. O primeiro conjunto popular de Mossoró construído pelo programa "Minha Casa, Minha Vida", com 802 casas. A solenidade contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e do ministro Garibaldi Filho.

 

A FAVORITA

Natal já tem três pré-candidatos à sucessão do prefeito Álvaro Dias, sendo duas figurinhas repetidas: ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) e o ainda deputado Kelps Lima (Solidariedade), e uma nova em disputa natalense, a deputada federal reeleita Natália Bonavides (PT). A 21 meses do pleito, Bonavides é vista como a favorita da vez.

 

ENQUANTO ISSO...

Em Mossoró, se as eleições fossem hoje, a disputa seria entre o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), candidato à reeleição, e a deputada estadual reeleita Isolda Dantas (PT), que tentaria a Prefeitura pela segunda vez. Para os mais apressados, as chapas seriam formadas por Alysson/Lawrence Amorim (Solidariedade) e Isolda/Pablo Aires (PSB). Calma, gente, ainda está cedo.

 

PREOCUPANTE

A prefeita de Grossos, Cinthia Sonali, diz que o município vai perder R$ 500 mil por mês de receita do FPM, após cair de categoria no coeficiente em razão da redução populacional verificada pelo Censo 2022. Vai afetar setores vitais como saúde e educação. Outras 27 cidades do RN vivem mesma situação.

 

PAUTA

O Censo Demográfico está na pauta da tradicional marcha dos prefeitos deste ano, que acontecerá em março. Os gestores vão lutar para que a União não altere o coeficiente do FPM dos municípios em 2023. Essa é uma pauta urgente.

 

É NOTICIA

1 - A polícia do trânsito vai reforçar a fiscalização em Tibau neste fim de semana, para evitar o caos que ocorreu na semana passada. É possível ter uma mobilidade melhor, se todos respeitarem.

2 - O plenário do STF manteve o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Evidencia que todas as decisões monocráticas de Alexandre de Moraes têm aprovação prévia dos demais ministros do Supremo. Moraes é o que se apresenta.

3 - Os bancos de leite do RN estão em níveis críticos neste início de ano. A Saúde convoca mulheres aptas à doação. Em Mossoró, a coleta é feita na Maternidade Almeida Castro e no Banco de Leite.

4 - O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) já pode inscrever a UEI Maria da Conceição no livro dos recordes. Não há registro de uma creche ser arrombada por delinquentes 27 vezes. Esse é uma marca que a gestão municipal carrega, sem muito esforço.

5 - A OAB Mossoró lança hoje a campanha Anjos da Educação, que visa arrecadar material escolar e doações para crianças da Unidade de Educação Infantil (UEI) - Júlio Galdino, no bairro Aeroporto. A arrecadação vai até o dia 30 deste mês, na sede da Ordem.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
impresso
imprensa

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO