VIVA O LEÃO DA DOZE
Hoje é o aniversário da minha primeira grande paixão no futebol. O Baraúnas de Mossoró completa 63 anos de fundação. Era único, antes de o Flamengo do Rio invadir o jovem coração deste jornalista, sem mínima fagulha de traição. Nem mesmo quando os dois se enfrentaram na década de 80, com o Nogueirão superlotado. Vibrei com os cinco gols do jogo, dois do Baraúnas e três do Flamengo, com direito a golaço de Zico. Portanto, tricolor aqui, rubro-negro no Brasil. Para sempre.
Alfaiate e desportista Zoívo Barbosa, um dos fundadores do Baraúnas
O “Leão da Doze” foi uma invenção de Zoívo Barbosa de Menezes e de Expedito Mariano de Azevedo. O primeiro, alfaiate de mão cheia; o segundo, vereador de sete mandatos. Os dois amigos unidos pela paixão ao carnaval e futebol, que se juntaram a outros, como Francisco Martins de Medeiros, o primeiro presidente, para materializar o novo clube mossoroense.
Expedito Bolão, vereador de sete mandatos, outra fundador do Baraúnas
A fundação é datada em 14 de janeiro de 1960. Eles se reuniram no bairro Doze Anos, na esquina da Felipe Camarão com a Avenida Rio Branco. O Baraúnas já existia como bloco carnavalesco. Zoívo e Expedito Bolão ampliaram para o futebol, para fazer frente ao Potiguar, time da elite mossoroense com a grife de ACDP (Associação Cultura Desportiva Potiguar). Rivais desde então, que protagonizaram os melhores momentos do futebol mossoroense, sem tirar a importância dos figurantes Ferroviário, Humaitá, Estadual, Fluminense, Itaiguara, Mossoró EC...
O tricolor mossoroense construiu a sua história, com atletas eternizados como o goleiro Xavier, o goleador Etevaldo e o zagueirão Necildo Diniz. Isso no velho campo da Benjamin Constant, onde hoje é o Sesiclube, e antes de Manoel Leonardo Nogueira liderar a campanha pela construção do Estádio Nogueirão.
Em 1976, disputou a sua primeira competição profissional, o Campeonato Estadual de Futebol, com novos personagens se juntando aos que deram origem ao clube, como Jonas Bezerra (então gerente do extinto Bandern), Nicéias (lojista), Luiz Escolástico Bezerra (farmacêutico), Necildo Diniz, Umbelino Bezerra Filho, dentre tantos outros.
Nessas seis décadas, elencos memoráveis e de alta qualidade foram formados, como em 1981, que tinha em sua formação: Vilberto, Vevé, Dão, Anchieta e Vildomar; Carlos Alberto, Zé Augusto e Neto (Normando); Haroldo, Nêgo Chico e Romildo. Ivo Hoffmann e Antonino, os dois técnicos dessa geração. Ou em 2006, que conquistou o seu primeiro título Estadual: Isaías; Cláudio Ribeiro, Índio, Nildo e César Romero; Luciano Piauí, Célio, Robinho e Ely Tadeu; Pantera e Luciano Paraíba. O elenco tinha ainda jogadores como Chiquinho, Aguinaldo, Cipó, Marquinhos, William (ex-Flamengo e Vasco) e Cícero Ramalho. O técnico era Paulo Moroni.
E antes que o torcedor tricolor cobre, vamos relembrar o time que goleou o Vasco da Gama em pleno São Januário e que terminou entre as oito melhores equipes que disputaram a Copa do Brasil de 2005: Isaías; Da Silva, Pedrosa, Nildo e Aguinaldo; Célio, Val, Toni e Amarildo (Edinho); Cícero (Henrique) e Álvaro (Hermano). O técnico era Milluir Macedo.
Hoje, nos 63 anos do Baraúnas, a história deve ser celebrada e, quem sabe, não sirva de inspiração para jovens e antigos abnegados se juntarem para tirarem o Leão da Doze da profunda crise. Ainda é possível. A história do Baraúnas é muito grande para deixar de existir.
Que assim seja.
Saudações tricolores.
FRASE
“Temos a missão de fazer o melhor governo da história do RN”
FÁTIMA BEZERRA – Governadora falando ao secretariado sobre a segunda gestão que está começando
MULHERES
A gestão Allyson Bezerra (SDD) passa a contar com sete mulheres no secretariado, o que foi bastante propagado pela mídia remunerada. No entanto, mesmo aumentando a presença feminina no primeiro escalão, ainda não alcançou o feito da gestão passada. Dez mulheres ocuparam secretarias no governo da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que ainda tinha uma mulher como vice, Nayara Gadelha (PP).
MULHERES II
Veja as mulheres da gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini:
1 - Kátia Pinto (Infraestrutura)
2 - Magali Delfino (Educação)
3 - Maria da Saudade (Saúde)
4 - Jaqueline Amaral (Gabinete Civil)
5 - Aglair Abreu (Comunicação)
6 - Erbênia Maria (Finanças)
7 - Karine Ferreira (Procuradoria Geral)
8 - Fernanda Kaline (Desenvolvimento Social / Chefia de Gabinete)
9 - Lorena Ciarlini (Desenvolvimento Social)
10 - Isaura Amélia (Cultura)
MULHERES III
Na gestão de Allyson, as sete mulheres são:
1 - Hubeônia Alencar (Educação)
2 - Karolyne Oliveira (Administração)
3 – Morgana Dantas (Saúde)
4 – Larissa Maciel (Esportes)
5 - Tatiana Paula (Finanças)
6 - Valéria Persali (Comunicação)
7 – Janaína Holanda (Ouvidoria)
CORDA BAMBA
O comando da segurança pública municipal de Mossoró está na corda bamba. O prefeito Allyson Bezerra (SDD) está insatisfeito com o trabalho coordenado pelo militar Cledinilson Morais de Oliveira, que está no cargo desde 2021. Se encontrar um substituto qualificado, ele mudará o comando.
META
Ao empossar o secretariado para a segunda gestão, a governadora Fátima Bezerra (PT) disse que vai exigir dos auxiliares mais do que na primeira gestão e afirmou: “Temos a missão de fazer o melhor governo da história do RN”. Realmente, não há espaço para errar, nem o retrovisor Robinson Faria, que deixou de existir em 1º de janeiro de 2023.
MEDICINA
Há 18 anos, a governadora Wilma de Faria (falecida em 15 de junho de 2017) inaugurava a Faculdade de Medicina de Mossoró, anexo ao Hospital Regional Tarcísio Maia. A aula magna foi proferida pelo professor Ernani Soares Rosado e a bênção do prédio foi dada pelo padre educador Sátiro Cavalcanti. Entre as autoridades presentes, a então prefeita Fafá e a deputada Sandra Rosado.
ICMS
O Governo do RN pode até não aplicar o reajuste na alíquota do ICMS de 18% para 20%, mesmo aprovado no exercício passado para valer a partir de 2023. A governadora Fátima Bezerra (PT) disse nesta sexta-feira, 13, que poderá não haver necessidade de aplicar novo valor. A aprovação do reajuste em 2022 foi uma "carta de seguro", segundo Fátima, que espera a reação da economia.
APODI
A Prefeitura de Apodi não vai contar moedas para promover um grande Carnaval. Veja as atrações nacionais já confirmadas: Dilsinho, Rafa e Pipo (filhos de Bell Marques), Matheus e Kauã, É o Tchan, Martins Fernandes e Solange Almeida. O prefeito Allan Silveira (MDB) aposta que este ano será o maior carnaval de rua do RN.
EM DIA
A confirmação do calendário de pagamento 2023 é a certeza que os salários continuarão em dia no RN. A governadora Fátima Bezerra também confirmou o pagamento do terço de férias aos professores na folha de janeiro. Salário em dia é obrigação, mas antes não era assim.
FAKE NEWS
A Havan teve que emitir uma nota para desmentir a fake news de fechamento da empresa. Segundo o empresário Luciano Hang, a Havan continuará com as atividades econômicas normalmente, com as 173 lojas abertas em 23 estados e no Distrito Federal, que empregam 22 mil trabalhadores no País.
CARLOS COLA
Carlos Cola, mais um grande compositor deixa a música popular brasileira de luto. Ele morreu nesta sexta-feira, 13, no Rio, aos 78 anos. Deixa melodias como Meu Vício É Você (1987), Bye Bye Tristeza (1988), Será (1989), Taras e Manias (1990).
É NOTÍCIA
1 - O Rio Grande do Norte registrou no ano passado 28 mortes por dengue e chikungunya. A dengue teve o maior número de casos confirmados, 12.664, enquanto a chikungunya, 4.722.
2 - O Deu Praia Festival, em Tibau, tem neste sábado, 14, as atrações Matuê, Hungria, Matheus Fernandes e Dan Ventura. Já o Samba na Praia, no finalzinho da tarde de hoje, recebe Xande de Pilares, André da Mata, Frequência 2, Grupo Entre Elas e outras atrações.
3 - A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu nesta sexta-feira, 13, para o ex-presidente Bolsonaro (PL) ser investigado por instigar ataques aos Três Poderes. Bolsonaro segue nos EUA.
4 - A Riachuelo é uma das patrocinadoras do reality BBB 23, da Rede Globo. O investimento comprova que o Grupo Guararapes vai bem, obrigado. O fato de fechar a unidade do Ceará para concentrar a produção em Natal é um processo natural dentro da empresa.
5 - O trânsito será intenso na estrada que liga Mossoró ao município-praia de Tibau neste sábado, 14. A polícia estadual do trânsito montou esquema especial de fiscalização, com pontos da "lei seca". Portanto, dirija com cuidado e respeite as leis do trânsito.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.