Sexta-Feira, 24 de janeiro de 2025

Postado às 08h30 | 17 Jan 2023 | Coluna César Santos - 17 de janeiro de 2023

Crédito da foto: Reprodução Piso salarial do magistério tem reajuste de quase 15%

PAUTA PRONTA DA EDUCAÇÃO

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) tem três pontos de uma pauta com a Educação de Mossoró que ele não pode faltar na segunda metade de sua administração que está começando:

1 – Concurso público para professores;

2 – Democratização do ensino público;

3 – Cumprimento do novo piso nacional salarial do magistério.

O primeiro ponto é tão antigo quanto urgente. O concurso público para professores era para ter ocorrido na gestão passada da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP). O projeto foi elaborado, mas não saiu do papel.

Na campanha eleitoral de 2020, o concurso foi prometido por Rosalba, que não se reelegeu, e por Allyson, que conquistou a Prefeitura. Em 2022, ele assinou um TAC com o Ministério Público Estadual (MPRN) para realizar o certame agora em 2023. A secretária de Educação Hubeônia Alencar garantiu, no fim do ano passado, que o processo está pronto para ser iniciado e que o concurso será realizado agora.

O segundo ponto, que é a democratização da rede municipal de ensino, depende exclusivamente de vontade política, uma vez que a sua implantação passa pela eleição direta para diretores e vice-diretores de escolas. Em palanque, durante a campanha eleitoral, Allyson Bezerra jurou que, se eleito, os dirigentes seriam escolhidos pela comunidade escolar, por meio de eleição direta. Depois de eleito, encerrou o assunto.

Allyson fez ainda pior. Instruiu a sua bancada na Câmara Municipal a “enterrar” o projeto de democratização escolar que havia sido enviado à Casa pela gestão passada. A falta de interesse pela eleição direta tem origem na distribuição de cargos aos aliados. Os diretores e vice-diretores são indicados pelos vereadores governistas, como sempre foi.

O terceiro ponto, que é a implantação do novo piso salarial do magistério, com reajuste de quase 15% oficializado nesta segnda-feira, 16, pelo ministro Educação Camilo Santana, é o mais urgente por parte dos professores da rede municipal. A categoria já decidiu que não aceitará o parcelamento do reajuste, como ocorreu em 2022, quando a gestão municipal dividiu o índice de pouco mais de 33% em sete parcelas distribuídas por quase dois anos, que serão concluídas somente em novembro próximo.

Os professores têm um argumento forte para exigir o cumprimento da lei do piso salarial: a Prefeitura de Mossoró tem dinheiro para pagar a conta. A categoria se baseia em dois pontos: o orçamento 2023 que, pela primeira vez na história, entrou na casa de R$ 1 bilhão; e a autorização de operações de créditos que somam quase R$ 500 milhões. Esses números, no entendimento lógico dos profissionais da Educação, mostram que a Prefeitura está bem de caixa.

Pois bem.

Essa é a pauta da educação 2023. A categoria está organizada e pronta para buscar o que considera direito legítimo. Cabe ao prefeito Allyson resgatar a palavra e cumprir o que prometeu.  

 

FRASE

“Vamos tomar decisões que garantam os direitos dos servidores”

ELIETE VIEIRA – Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró

 

CAROLINE MELO

A cantora mossoroense Caroline Melo é favorita para ser a nova voz feminina da banda Mastruz com Leite. Ela concorre com outras três finalistas. O talento de Carol é atestado pelo público local e o seu trabalho ganhou novos horizontes com sucesso em todo o RN. A final do concurso "A nova feminina da Mastruz com Leite" acontece hoje com transmissão ao vivo da banda cearense, às 19h.

 

JORNAL

Nesta data, em 1904, entrava em circulação o jornal "O Comércio de Mossoró", de propriedade do capitão João Carlos, morador em Macau. O impresso trazia informações de interesse do comércio da lavoura e da indústria local, sob a direção de Bento Praxedes. O jornal contava com colaboradores como o padre Pedro Paulino, desembargador Felipe Neri, José Martins de Vasconcelos.

 

SERVIDORES

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais realiza assembleias nesta terça-feira, 17, para definir pautas de reivindicações 2023. Pela manhã, o encontro será dos profissionais de saúde, às 9h; à tarde, com servidores gerais, às 15h, ambas na sede do Sindiserpum. As categorias não têm recomposição salarial há seis anos.

 

LITORAL POTIGUAR

A governadora Fátima Bezerra recepcionou o casal Gleisi Hoffman, (presidente nacional do PT) e Lindbergh Farias (ex-senador) no fim de semana. O litoral potiguar também é o destino da apresentadora global Fátima Bernardes, e o namorado deputado Túlio Gadêlha.

 

EM BAIXA

O veraneio de Tibau não produziu fato novo ou interessante da política. Os alpendres da classe política perderam força e/ou deixaram de ser interessantes. Eram eles que no passado recente pautavam o noticiário político na alta estação. A "redação" mudou de endereço na temporada de férias.

 

CARNAVAL

Os meninos que resgataram o Café Mossoró estão organizando o Carnaval das Antigas, com banda de frevo, cortejo carnavalesco e outras atrações que remetem ao carnaval do passado. Coloque na agenda: 11 de fevereiro. Mais detalhes no local.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 10 anos, Mossoró recebia a Maxx Atacado, unidade do grupo Walmart, que já estava na cidade com o Hiper Bompreço. O Maxx funciona na movimentada "Avenida do Shopping", Nova Betânia.

2 - A Rede Globo fechou acordo com a Fifa para transmitir os jogos do Mundial de Clubes pela TV aberta, Sportv, globoesporte.com e globoplay. A competição será realizada entre 1º e 11 de fevereiro. O Flamengo, campeão da Libertadores, é o representante do Brasil.

3 - A Reitoria da Uern divulgou o calendário de pagamento salarial de seus servidores para 2023. Ocorrerá sempre dentro do mês trabalhado. O pagamento de janeiro será feito no dia 31.

4 - A Neoenergia Cosern substituiu mais de 111 mil lâmpadas ineficientes por LED no ano passado. A distribuidora de energia elétrica no RN focou as residências de famílias de menor poder aquisitivo. Ação contemplou clientes dos 167 municípios potiguares.

5 - O Ministério da Saúde enviou mais 8,9 mil doses de CoronaVac para vacinação de crianças contra a Covid-19. O novo lote deve atender ao público entre 3 a 11 anos. Ao todo, a Saúde está distribuindo 740,2 mil doses nos 26 estados e no Distrito Federal.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró-RN
notícia
informação
jornalismo
imprensa
impresso

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO