Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 20 Jan 2023 | Coluna César Santos - 20 de janeiro de 2023

Crédito da foto: Ilustrativa Brasil liderar o ranking dos países que mais matam LGBTIs+

NÚMEROS QUE ENVERGONHAM O BRASIL

O Brasil continua envergonhando ao liderar o ranking dos países que mais matam LGBTIs+. O levantamento realizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) revela que ao menos 256 lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros foram vítimas de morte violenta em 2022. Foram apontados 242 homicídios e 14 suicídios ao longo do ano passado, ou seja, uma morte a cada 34 horas.

Entre as vítimas, 134 (52%) eram gays e 110 (43%) travestis ou transexuais. Como comparação, mesmo com 100 milhões de habitantes a mais em sua população, os Estados Unidos registraram a morte violenta de 32 trans no mesmo período. Mais da metade dos crimes foram cometidos por armas de fogo ou brancas. Também há casos de asfixia, espancamento, apedrejamento, esquartejamento e atropelamento proposital.

Como se baseia em notícias publicadas em meios de comunicação, os dados indicam uma subnotificação de casos. Para que as estatísticas reflitam melhor a realidade, o grupo cobra a implantação do “Formulário de Registro de Ocorrência Geral de Emergência e Risco Iminente à Comunidade LGBTQIA+”, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça em agosto de 2022.

O formulário, também chamado pelo movimento de Rogéria, em homenagem à atriz e cantora travesti falecida em 2017, deve ser utilizado em todas as unidades policiais do país a fim de monitorar os casos de homotransfobia letal para reunir subsídios que sirvam à elaboração de políticas públicas de proteção à vida de LGBTIs+.

O GGB concluiu que diminuiu, durante o período do governo Jair Bolsonaro, o número anual de LGBTI+s vítimas de morte violenta. Foram 251 casos noticiados anualmente, em média, entre 2019 e 2022. Pelas contas do movimento, foram 360 em média, por ano, nos governos Dilma e Temer, 163 nos dois mandatos anteriores de Lula e 127 na gestão de Fernando Henrique Cardoso.

Para o GGB, a constatação reflete uma aparente contradição dado o discurso homofóbico de Bolsonaro e aliados, mas pode ser creditada, em parte, ao recolhimento provocado pela pandemia de covid-19.

O Nordeste é a região mais perigosa para LGBTI+s, concentrando 111 (43,36%) das mortes violentas. Dentre as dez primeiras cidades com mais casos de mortes violentas de LGBT+ em números absolutos, cinco estão no Nordeste: Salvador, São Luís, Fortaleza, Recife e Arapiraca (AL).

A Bahia aparece no topo do ranking com 27 mortes violentas de LGBT+ (10,5%), São Paulo em segundo lugar, 25 (9,7%), em terceiro Pernambuco, com 20 casos (7,8%), em quarto Minas Gerais, com 18 (7,0%), e em quinto lugar, Maranhão e Pará (5,8%), com 15 mortes cada. Acre e Tocantins, que em 2021 tiveram uma morte cada um, não notificaram nos meios de comunicação nenhum assassinato de LGBT em 2022.

A Aliança Nacional LGBT aponta cinco medidas a curto prazo para amenizar o quadro: urgência de educação sexual e de gênero em todos os níveis escolares; aplicação exemplar dos dispositivos legais de criminalização do racismo homotransfóbico; adoção de políticas públicas que garantam a cidadania plena desse segmento; e o apelo para que as vítimas de tais violências reajam e denunciem sempre todo tipo de discriminação.

- Com dados do Congresso em Foco

 

FRASE

“É inconcebível nossa sociedade civilizada conviver com casos de apedrejamento e esquartejamento de gays e travestis”

LUIZ MOTT – Antropólogo e fundador do Grupo Gay da Bahia

 

CIVILIZAÇÃO

A reitora Ludimilla Oliveira, da Ufersa, foi bem tratada no encontro com o presidente Lula (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana. Bolsonarista assumida, ela tinha receio de encontrar um ambiente hostil no encontro de Lula com os reitores e reitoras das universidades e institutos federais. A reunião nesta quinta-feira, 19, em Brasília, foi rotulada por Lula de "encontro da civilização".

 

RESISTÊNCIA

Ludimilla Oliveira é a primeira mulher reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Feito histórico. Porém, marcado por forte resistência da esquerda universitária. Ela não foi a escolhida pela comunidade, ficou em terceiro lugar na consulta com apenas 18,33% dos votos, mas acabou nomeada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). A reitora não tem vida fácil hoje.

 

FARAÓ

O diretor do Lais/UFRN, Ricardo Valentim, vai precisar de um bom advogado para enfrentar os desdobramentos da Operação Faraó, que investiga o desvio de recursos que o Ministério da Saúde enviou para o combate à sífilis no RN. A situação de Valentim é delicada, dada as robustas provas em mãos do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

 

EX-VEREADORES

Pelo menos, 10 ex-vereadores de Mossoró desejam voltar à Câmara Municipal nas eleições 2024. Veja a lista: Petras Vinícius, Ozaniel Mesquita, João Gentil, Flavinho Tácito, Aline Couto, Manoel Bezerra de Maria, Tony Cabelos, Lucélio Guilherme, Nogueira de Dodoca, Tia Cícera.

 

EX-VEREADORES II

Essa semana, uma reunião juntou os ex-vereadores João Gentil (Rede), Petras Vinícius (sem partido) e Ozaniel Mesquita (União Brasil). Também participou o suplente de vereador Nicó Fernandes (Cidadania). Os quatro planejam filiação a um mesmo partido com a ideia de formar nominata forte em 2024.

 

EX-VEREADORES III

Essa lista pode ter mais nomes. A ex-vereadora Cláudia Regina pretende concorrer às próximas eleições. Pode ser pelo PL, já que ela deixou a liderança do ex-senador José Agripino Maia (União) para ser comandada pelo deputado federal João Maia. Quem também pode ir à disputa é o ex-vereador Claudionor dos Santos (PP).

 

SEM PRESSA

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim, recebeu sondagem de vários partidos, mas não tomou nenhuma decisão. Aliás, ele não tem pressa. Vai primeiro conversar com a direção estadual do Solidariedade para saber quais são as intenções do partido para 2024. Depois daí, decidirá se continuará na sigla ou se buscará outro endereço partidário.

 

VICE

Lawrence Amorim é nome em potencial para compor chapa majoritária nas próximas eleições, de preferência como vice do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Mas, uma guinada à oposição não pode ser descartada. Tudo depende de como ele será tratado.

 

É GOLPE

Estão utilizando a imagem do vice-governador Walter Alves (MDB) em tentativas de golpe via Whatsapp. Em sua conta no Twitter, ele alertou sobre o caso e solicitou atenção dos seguidores para a fraude. O autor da fraude usa indevidamente a imagem de Walter para solicitar contatos do presidente da Câmara, líder de governo da Câmara Municipal e vice-prefeita de Natal. “Estão usando minha imagem com um número de telefone que não me pertence no WhatsApp. Não sou eu. Fiquem atentos!”, alerta o vice-governador.

 

VOTOS CERTOS

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, afaga os deputados estaduais novatos de olho na reeleição. Nesta quinta-feira, tomou cafezinho com Adjuto Dias, Terezinha Maia, Dr. Kerginaldo, Neilton Diógenes, Ivanilson Oliveira e Taveira Jr. Votos certos à sua reeleição em fevereiro.

 

E MAIS

Ezequiel levou para o cafezinho o deputado estadual reeleito Kleber Rodrigues, que é forte candidato a suceder o atual presidente da Assembleia no segundo biênio da nova legislatura. Kleber cumprimentou os novos colegas como candidato.

 

PONTE

A ponte que dá acesso do Grande Alto de São Manoel ao centro de Mossoró será interditada neste fim de semana para recuperação de sua estrutura que está bastante avariada. Será fechada amanhã e reaberta somente na segunda-feira, 23.

 

É NOTÍCIA

1 - Morreu dona Neusa Alves Cavalcante, aos 103 anos, a irmã mais velha do ex-governador Aluízio Alves. Ela não suportou complicações de uma pneunomia. Foi sepultada nesta quinta-feira, 19.

2 - O cantor e compositor Toni Garrido é mais uma atração do Carnaval de rua de Apodi. Ele se junta a outras atrações como a dupla sertaneja Matheus & Kauan, o cantor Dilsinho, o grupo baiano É o Tchan e tantos outros. Apodi espera pelo menos 40 mil visitantes.

3 - Xand Aviões, Mari Fernandez e Saia Rodada são atrações no Carnaval de Caicó, em clube fechado. O ingresso mais barato deve chegar a R$ 300. Carnaval para a classe A.

4 - A tradicional procissão de São Sebastião encerra hoje a festa do padroeiro de várias cidades do Rio Grande do Norte, entre elas, Governador Dix-sept Rosado e Caraúbas, no Médio Oeste, que fazem parte da Diocese Santa Luzia de Mossoró.

5 - O empresário Valmir Mendonça, responsável por grandes shows no RN e dono da Shock Casa Show em Natal, está investindo em Tibau, onde abriu uma grande distribuidora de bebidas. Mossoroense da gema, Valmir aposta no crescimento da cidade-praia.

 

 

Tags:

Coluna César Santos
Jorna de Fato
notícia
informação

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO