Sexta-Feira, 24 de janeiro de 2025

Postado às 08h30 | 21 Jan 2023 | Coluna César Santos - 21 de janeiro de 2023

Crédito da foto: Assecom RN Reunião dos nove governadores e governadoras do Nordeste em João Pessoas

A VEZ DO CONSÓRCIO NORDESTE

Os governadores do Nordeste querem do governo Lula (PT) a conclusão da transposição do rio São Francisco, que contempla o Rio Grande do Norte na bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, obras de infraestrutura rodoviária e ferroviária e medidas para garantir segurança alimentar da população.

Essas prioridades compõem a “Carta de João Pessoa”, elaborada na reunião do Consórcio Nordeste nesta sexta-feira, 20, em João Pessoa/PB. Outros pontos acordados são a integração dos sistemas de segurança pública e atenção ao bioma Caatinga, que hoje é considerado pela ciência como de alto potencial farmoquímico.

Estavam presentes os nove governadores nordestinos, todos, sem exceção, aliados do presidente Lula, que receberá a carta na próxima semana. Os gestores estaduais fizeram questão de reforçar que estão unidos, sob a liderança do presidente Lula, pela reconstrução do País, pontuando temas importantes e urgentes como a aprovação da reforma tributária e reestruturação da economia com avanços no pacto federativo.

A governadora Fátima Bezerra (PT), que teve uma participação destacada na reunião, disse que as prioridades do RN estão relacionadas a investimentos em segurança hídrica; melhorias em toda a malha rodoviária, com duplicação para BR-304 (Natal-Mossoró, divisa com o Ceará), turismo e construção de um novo hospital de urgência.

Já o governador da Paraíba João Azevêdo, que é o presidente do Consórcio Nordeste, informou que as prioridades regionais - e de cada Estado - serão pauta da reunião do próximo dia 27 com o presidente Lula. Ressaltou que “isto fortalece as relações republicanas e constrói, de forma conjunta, ações positivas para o desenvolvimento regional”.

O Rio Grande do Norte está finalizando as propostas específicas a serem entregues ao Governo Federal, que incluem investimentos em energias renováveis em terra e no mar, construção do porto-indústria verde para dar suporte à produção do hidrogênio verde, recuperação de estradas, fortalecimento e interiorização do turismo, melhoria na educação e ampliação dos serviços de saúde.

Na Carta de João Pessoa, os governadores reafirmam o compromisso de seguir com a parte do Brasil que cresce unida. "Exatamente por isso, apresentaremos ao Governo Federal um conjunto de projetos de transformação de nossa infraestrutura e das condições de vida de nossa população. Projetos de cada um dos estados nordestinos e, também, projetos integradores e estruturadores de toda a região." Assim, reforçam os governadores, "como já temos o Pacto Social do Nordeste, vamos fazer um Pacto pela Segurança Pública, integrando as polícias estaduais, suas soluções tecnológicas e gabinetes de inteligência, somando esforços com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública”.

Os governadores dizem também que o Consórcio Nordeste vai liderar um processo de releitura e reposicionamento da região no Brasil e no mundo. "O Brasil precisa conhecer o Nordeste, assim como o próprio Nordeste deve se reconhecer. Nosso compromisso é trabalhar sinergicamente para que nossa história e nossas experiências sejam valorizadas, nossos problemas sejam visíveis e enfrentados em bloco e de maneira objetiva e, sobretudo, para que nossas melhores experiências possam estar conectadas com as grandes causas de nosso tempo."

 

FRASE

“Estamos unidos ao presidente Lula pela reconstrução do Brasil”

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte

 

ANO LETIVO

O ano letivo na rede municipal de Mossoró não terá início se o prefeito Allyson Bezerra não honrar dois compromissos: a implantação do novo piso salarial dos professores; e a garantia de estagiários em sala de aula para cuidar dos alunos com deficiência. São pontos inegociáveis. Os professores têm assembleia marcada para o dia 31 deste mês. Até lá, esperam uma posição oficial do prefeito.

 

NOVO PISO

Allyson Bezerra já disse que vai cumprir o novo piso dos professores, com reajuste de 14,95%. Mas, como não oficializou a decisão, os professores estão desconfiados. Com razão. Em 2022, o prefeito propagou que havia dado o maior reajuste salarial da história, mas até agora não foi pago na integralidade. Os professores não aceitarão parcelamento como ocorreu no ano passado.

 

HOSPITAL DA MULHER

O Governo do RN convocou os primeiros profissionais de saúde para o Hospital da Mulher de Mossoró Parteira Maria Correia. Foram 84 técnicos e técnicas de enfermagem e 28 em biodiagnóstico. A lista está publicada no Diário Oficial do Estado. Esses profissionais são contratados temporariamente, enquanto o governo não realiza concurso público.

 

SEGUE

O Hospital da Mulher foi inaugurado no dia 29 de dezembro de 2022. Nos primeiros dias de janeiro entrou em funcionamento o setor de ambulatório. Os demais setores serão abertos gradualmente, obedecendo ao plano previamente estabelecido.

 

AMERICANAS

É grande a apreensão de funcionários da Americanas diante da possibilidade de fechamento de unidades em todo o País. A recuperação judicial não é o suficiente para acalmar o mercado. Fornecedores estão recusando novos pedidos temendo calote. A crise bilionária assusta e afasta colaboradores.

 

AMERICANAS II

Americanas está presente em Mossoró com três unidades. A primeira foi instalada no Partage Shopping e as mais recentes atendem os consumidores na Avenida Alberto Maranhão e na Cel. Vicente Sabóia, no movimentado centro comercial.

 

É NOTÍCIA

1 - Furtos de equipamentos da rede elétrica do RN cresceram 132% em 2022. Segundo a distribuidora Neoenergia Cosern, foram registradas 2.729 ocorrências entre janeiro e dezembro. Absurdo.

2 - É do Paraná, no Alto Oeste, a vencedora do concurso nacional de poemas, organizado pelo Programa Nacional do Livro. Letícia Maria, de 14 anos, venceu com o poema Mulheres da História, Espelhos do Futuro, em homenagem aos 200 anos de independência do país.

3 - O Rio Grande do Norte foi o estado que registrou mais casos de zika em 2022. Foram 9.204 casos confirmados, que representaram 40% de todos os casos ocorridos no País no ano passado.

4 - O jogador Daniel Alves está com a sua reputação nas mãos da Justiça espanhola. A sua prisão por acusação de agressão sexual conflita com a imagem de profissional dedicado e homem honesto, respeitado pelo futebol mundial. Que prevaleça a verdade.

5 - Justiça federal bloqueia mais de R$ 26 milhões de investigados por suposto desvio de dinheiro público em projeto da UFRN, consequência da Operação Faraó. Quem teve acesso aos bastidores do caso afirma que vem muita coisa grave pela frente.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO