ROGÉRIO MARINHO RESISTE
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirma que o partido não tem um “plano B” para a eleição à presidência do Senado: o potiguar Rogério Marinho é o nome. O ex-ministro do Desenvolvimento Regional do governo Jair Bolsonaro (PL) parece resistir às consequências dos atos antidemocráticos de bolsonaristas contra os Três Poderes.
Estreante na Casa a partir de 1º de fevereiro, Rogério não se intimida diante da forte estrutura do atual presidente e candidato à reeleição, Rodrigo Pacheco (PSD). Ele sabe que não tem nada a perder nesse processo. Ou seja, se for superado por Pacheco, deu a lógica. Agora, se ele sair vencedor, dará um salto gigante na política central.
Além de Rogério e Pacheco, o senador cearense Eduardo Girão (Podemos) também teve o nome lançado. Essa postulação poderá levar a disputa para o segundo turno. Daí, o Podemos será o fiel da balança. O PL de Rogério tem uma bancada de 14 senadores, enquanto Pacheco recebe o apoio das bancadas do PSD e PT, que somam 20 senadores. O Podemos, de Girão, conta com seis parlamentares.
Valdemar Costa Neto afirma que o PL tem o apoio também do Progressistas e do Republicanos.
A candidatura de Rogério Marinho resiste porque ela representa a oposição ao governo Lula (PT) e se sustenta no discurso de defesa do Congresso Nacional contra as investidas, cada vez mais contundentes, do Poder Judiciário – leia-se ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (TSE) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para o governo Lula, a manutenção de Pacheco na presidência do Congresso é estratégica: a Câmara tende a ser presidida por Arthur Lira (PP-AL), quadro alheio à influência do PT.
Já para o PL, emplacar um quadro próprio na presidência do Senado garantiria o poder de abrir processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal, onde o partido enfrenta processos tanto contra parte de seus parlamentares quanto contra a própria executiva nacional.
As eleições estão marcadas para 1º de fevereiro.
FRASE
“Estamos investindo para trazer tranquilidade para o povo do RN”
FÁTIMA BEZERRA – Governadora ao anunciar o novo concurso público da Polícia Militar
POLÍCIA MILITAR
O Governo do RN abriu oficialmente o processo do novo concurso público para os quadros da Polícia Militar. São 1.128 vagas para soldados e 30 para o posto de praças na carreira de músico. As inscrições serão abertas nesta segunda-feira, 23, e seguirão até o dia 22 de fevereiro, com taxa de R$ 122,50. As provas estão marcadas para o dia 23 de março em seis cidades, inclusive em Mossoró.
SEGURANÇA
A governadora Fátima Bezerra (PT), ao anunciar o novo concurso da PM em suas redes sociais, destacou a ampliação dos quadros da polícia na sua primeira gestão. Nos últimos quatro anos, o governo nomeou mais de 1.300 policiais, concursou mais 300 pessoas na Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Itep. Também investiu, segundo Fátima, R$ 250 milhões em equipamentos e infraestrutura.
SEGURANÇA II
Os nove governadores do Nordeste querem integrar as polícias estaduais para reforçar o sentimento de segurança na região. É o chamado "Pacto pela Segurança Pública", lançado na reunião do Consórcio Nordeste em João Pessoa/RN. A proposta também será apresentada ao presidente Lula (PT).
VALE A PENA...
Pau dos Ferros viverá em 2024 a mesma disputa pela Prefeitura de 2020: Marianna Almeida (PSD) x Leonardo Rêgo (União Brasil). A mudança é Marianna está sentada na cadeira que era de Leonardo nas eleições passadas. A distância de 22 meses para o pleito não incomoda a ambos, que já trabalham a pavimentação de suas caminhadas e palanques.
...VER DE NOVO
Há quem diga que Mossoró também poderá repetir os candidatos de 2020, com Allyson Bezerra (Solidariedade), Rosalba Ciarlini (PP) e Isolda Dantas (PT). A coluna não apostaria numa postulação de Rosalba, embora tudo pode acontecer.
ANTIDEMOCRÁTICOS
Manifestantes que atacaram os Três Poderes em Brasília partiram de 25 estados e apenas 6% dos que foram presos têm domicílios no Distrito Federal. Do Rio Grande do Norte, nove bolsonaristas foram presos. Os atos tiveram abrangência nacional.
É NOTÍCIA
1 - O padre educador Sátiro Cavalcanti Dantas celebra 93 anos de vida. Como sempre faz, recolhe-se em retiro espiritual. Dias de louvor e graças pela vida. A comunidade católica festeja em orações.
2 - O Dia Nacional do Fusca, celebrado na sexta-feira, 20, segue no Partage Shopping com a exposição "Vou de Fusca". Sete fuscas de colecionadores estão estacionados no interior do shopping. Vários modelos da Volkswagem das décadas de 70 e 80. Confira.
3 - O Potiguar recebe o Potyguar de Currais Novos no Leonardo Nogueira, neste domingo, 22, a partir das 16h. Tenta a segunda vitória no Estadual e se manter vivo entre os primeiros colocados.
4 - Entrou em circulação o jornalzinho Verão News, com as novidades e reportagens bem elaboradas da estação mais quente e animada do ano. Os jornalistas Fabiano Sousa e Márcio Alexandre capricharam no conteúdo. Confira a primeira edição.
5 - A governadora Fátima Bezerra (PT) garante que o novo piso salarial dos professores será cumprido, respeitando o percentual de 14,95%, conforme determinado em portaria do MEC. Agora, a forma de pagamento será discutida com a categoria (Sinte-RN).
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.