Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 08h45 | 25 Jan 2023 | Coluna César Santos - 25 de janeiro de 2023

Crédito da foto: Reprodução Servidores públicos municipais em assembleia

ORGANIZADAS PARA A LUTA

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) está ignorando os professores e demais categorias de servidores públicos de Mossoró. Ele não respondeu a nenhum pedido de audiência que foi protocolado pelo sindicato que representa as categorias, o Sindiserpum. E, até aqui, sequer acena sobre a possibilidade de negociar a pauta de reivindicações que foram aprovadas em assembleias.

A audiência para discutir a pauta dos professores foi solicitada no dia 20 de dezembro do ano passado. Já as categorias da saúde e da assistência social protocolaram o pedido no Palácio da Resistência – sede da Prefeitura - no dia 18 deste mês.

A última vez que o prefeito sentou com os dirigentes sindicais foi em abril de 2022. Naquele momento, convenceu os servidores a suspenderem a greve sob promessa que em fevereiro de 2023 valorizaria os salários das categorias que não são reajustados há seis anos. Ainda está dentro do prazo, é verdade, mas a falta de diálogo deixa as categorias desconfiadas.

A presidente do Sindiserpum, Eliete Vieira, na entrevista ao “Cafezinho com César Santos”, publicada na edição do Jornal de Fato de domingo, 22, disse que a entidade conhece a estratégia do prefeito. Ele retarda o início das negociações para sufocar os servidores e, ao final, não aprovar nenhuma pauta das categorias, como ocorreu no ano passado.

De fato, em 2022 o prefeito “passou a perna” nos servidores, como diz a sabedoria popular. Ele escapou da greve só com promessas e, com os professores, concedeu o reajuste do piso do magistério em sete vezes distribuídas em 17 meses, que será concluído só em novembro de 2023. O pior é que ele saiu fazendo propaganda que havia dado o maior aumento da história da educação de Mossoró, quando, na verdade, até hoje o tal aumento não está no contracheque dos mestres.

A estratégia palaciana está sendo repetida. Mas, muito dificilmente o chefe do Executivo conseguirá êxito. Os professores já decidiram que só aceitam a implantação do novo piso salarial, com reajuste de 14,95%, ser for pago de uma vez só. A categoria rechaçará proposta de um novo “consórcio” ou “carnê das Casas Bahia”.

Tem mais: se a Prefeitura não contratar estagiários para cuidar dos alunos com deficiência, o ano letivo não será iniciado. Essa decisão é inegociável.

Quanto às demais categorias, o pedido de 35% de reajuste salarial pode ser discutido/negociado, mas em patamares aceitáveis. Os servidores não recebem recomposição salarial desde 2017. A última vez foi no primeiro ano da gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini. Portanto, os salários estão achatados, os servidores sofridos.

As categorias entendem que Allyson não terá argumento para negar a pauta de reivindicação. O discurso de terra arrasada não convence, não cabe mais. O município tem uma previsão orçamentária de mais de R$ 1,1 bilhão e o prefeito está autorizado a contratar operações de créditos de quase meio bilhão de reais. Ou seja, dinheiro não é problema. Pelo contrário, tem muito e a Prefeitura continua arrecadando bem.

Portanto, o jogo de esconde-esconde que o prefeito Allyson Bezerra faz no momento com os servidores públicos, pode provocar uma indignação maior, e isso não é bom. As categorias estão organizadas para a luta.

 

FRASE

“Nós vamos ter audiências em dez ministérios para encaminhar pautas importantes para o RN”

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte

 

GOLPE DO GOLPE

Ganhou força um movimento da esquerda na Ufersa para cassar o mandato da reitora Ludimilla Oliveira. A razão seria uma viagem internacional da reitora sem autorização prévia do Conselho Universitário, ferindo uma portaria de 2020 que delega poderes ao Consuni. Como a nomeação de Ludimilla foi vista como um "golpe", a derrubada seria um "golpe do golpe". É o que se comenta por lá.

 

SEM TRÉGUA

Ludimilla Oliveira vive relação conflituosa com a esquerda universitária desde a sua nomeação pelo ex-presidente Bolsonaro, em 2020. Ela não foi a escolhida na consulta aos segmentos da Ufersa, ficando na terceira colocação, mas foi a eleita por Bolsonaro. A partir daí, enfrenta forte resistência e nem o fato de ser a primeira mulher reitora da história da instituição ameniza o conflito.

 

EM BRASÍLIA

A governadora Fátima Bezerra (PT) cumpre extensa agenda em Brasília de hoje a sexta-feira, 27. Tem audiências em vários ministérios, com destaque para a reunião com o ministro Renan Filho, dos Transportes, para tratar das sete obras no RN que estão incluídas no plano 100 dias do governo Lula, entre elas, a sonhada e urgente duplicação da BR-304.

 

CARTAS NA MESA

O deputado reeleito George Soares (PV) vai disputar a presidência da Assembleia Legislativa para o segundo biênio (2025/2026). Fincou pé. Mas, tem um agrado que o fará desistir: o cargo vitalício de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

 

NOMES DO RN

Dois ex-secretários da primeira gestão da governadora Fátima Bezerra foram para o governo Lula: Getúlio Marques, ex-secretário de Educação, assume a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC; e Crispiniano Neto, ex-presidente da FJA, terá cargo na Secretaria Nacional do Livro.

 

SEGUE

Outro com atuação no Rio Grande do Norte e que vai compor o governo Lula é o senador Jean Paul Prates (PT). O Conselho Administrativo da Petrobras deve aprovar a sua indicação para presidência da petroleira nesta quinta-feira, 26.

 

É NOTICIA

1 - A Petrobras reajusta o preço da gasolina para as distribuidoras que, por gravidade, repassarão ao consumidor final. Ficará 7,46% mais caro a parir de hoje, o primeiro aumento após 45 dias.

2 - Nesta dada, em 2009, o bispo diocesano dom Mariano Manzana oficializava a criação da Paróquia de São Paulo Apóstolo, no bairro Nova Betânia, pelo decreto 02/2009. Naquele momento nomeava o primeiro pároco, padre João Batista do Nascimento.

3 - A Campanha da Fraternidade 2023 vai colocar em debate o tema: "fraternidade e fome - dai-lhes vós mesmos de comer". A CNBB lançará oficialmente na quarta-feira de cinzas, 24 de fevereiro.

4 - Os executivos da Neoenergia Cosern estarão em Mossoró nesta quinta-feira, 26, para inauguração da nova subestação elétrica da cidade, instalada na rua São José, bairro Belo Horizonte, zona sul. A solenidade está marcada para as 10h.

5 - A Marinha do Brasil abriu inscrições para seleção de 570 profissionais em todo o país, sendo 59 no Rio Grande do Norte, distribuídos em Natal e Areia Branca. As inscrições podem ser feitas até domingo, 29, no site "Ingresso na Marinha", com taxa de R$ 65.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO