A LIDERANÇA DE EZEQUIEL FERREIRA
Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) ficará mais quatro anos na presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Nesta quarta-feira, 1º, na abertura e posse dos 24 deputados e deputadas da 63ª Legislatura, ele será eleito e reeleito com os votos de todos os parlamentares. Por gravidade, ele, ao final da nova jornada, completará uma década no cargo máximo do legislativo potiguar.
A mudança na Constituição Estadual, aprovada em 2022, pegando carona na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5.24), do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu a reeleição nas casas legislativas, beneficiou o projeto de Ezequiel, a partir do artigo II - alínea (iii) da PEC 004/22, que diz “...não serão consideradas, para fins de inelegibilidade, as composições (da Mesa Diretora) eleitas antes de 06.04.2021”, data da publicação da ADI 5.24, que estabeleceu a reeleição nas casas legislativas. Os atuais membros da Mesa Diretora da ALRN foram eleitos em 2019. Portanto, no entendimento jurídico, Ezequiel está apto para ser “eleito” e “reeleito”, apesar de estar na presidência desde 2015.
A partir daí, Ezequiel Ferreira fez valer a sua liderança e competência política. Primeiro, ele garantiu apoio à eleição para o biênio 2023/2024, depois, com rara habilidade, convenceu deputados e deputadas a elegê-lo para o segundo biênio – 2024/2025.
É passível de contestação? Sim. Mas, se acontecer, não partirá de nenhum membro do Palácio José Augusto, porque Ezequiel Ferreira conseguiu o apoio de 100% da Casa.
Ezequiel se elegeu presidente da Assembleia Legislativa, pela primeira vez, em 1º de fevereiro de 2015 para o biênio 2015/2016. No mesmo ano, em eleição antecipada, ele foi reeleito para o biênio 2017/2018. Na Legislatura seguinte, a mesma articulação levou Ezequiel a renovar o mandato na presidência da Casa mais duas vezes consecutivas para os biênios 2019/2020 e o que se encerrou nesta terça-feira, 31.
Ezequiel Galvão Ferreira de Souza exerce o quinto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Ele é o 12º membro da família a ocupar uma cadeira na Casa, fazendo parte de uma linhagem que há muitos anos tem liderança política no Rio Grande do Norte.
O deputado é filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel José Ferreira de Souza. É bisneto do ex-deputado Ezequiel Mergelino, que ocupou uma cadeira no legislativo estadual em 1910; sobrinho-neto do ex-senador e ex-deputado José Ferreira; sobrinho-neto da ex-deputada Maria do Céu Fernandes, primeira deputada eleita do Rio Grande do Norte; e sobrinho-neto do ex-governador e ex-deputado Cortez Pereira.
Ezequiel ainda é primo de Paulo de Tarso Fernandes, um dos mais brilhantes parlamentares que já passaram pela Assembleia Legislativa; primo do ex-governador Iberê Ferreira.
A sua principal base política é na região do Seridó, especialmente na cidade de Currais Novos, seu berço político, e onde obteve maior votação para deputado estadual na história do município.
Nas eleições de 2022, ele foi reeleito com a segunda maior votação para a Assembleia Legislativa, com 70.800 votos (3,76% dos votos válidos). Chegou a ser cogitado para disputar o Governo do Estado, mas optou por apoiar a reeleição da governadora Fátima Bezerra.
FRASE
“Estamos na iminência do início letivo e nenhum posicionamento foi dado ao sindicato”
ELIETE VIEIRA – Presidente do Sindiserpum afirmado que o prefeito Allyson Bezerra está ignorando a pauta dos professores
TETO DO ICMS
Doze estados vão aumentar o teto do ICMS para 2023. A alíquota geral, que variava de 17% a 18% chegará a 22%, a depender da unidade da federação. Os reajustes começam a ser implantados entre 8 de março e 1º de abril no Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins. No RN, subirá de 18% para 20% em abril.
ASSAÍ EM MOSSORÓ
O jornalista Ugmar Nogueira noticia, em primeira mão, que a atacadista Assaí vai se instalar em Mossoró este ano. O estudo de viabilidade econômica foi concluído pelo conglomerado francês Casino, detentor das marcas Assaí, Pão de Açúcar, Extra e Minuto. A loja será instalada na Avenida do Contorno (Complexo Viário Abolição), altura do conjunto Abolição III, zona oeste.
BANCADA FEMININA
Salta de três para cinco mulheres deputadas estaduais no RN a partir de hoje. Isolda Dantas (PT), Cristiane Dantas (SDD) e Eudiane Macedo (PV) recebem reforço na bancada feminina de Terezinha Maia (PL) e Divaneide do PT. As cinco parlamentares, porém, representam pouco mais de 20% do plenário da Casa. Muito pouco.
VIROU MOEDA
A disputa pela presidência do Senado virou mercado persa às vésperas das eleições. O voto é negociado abertamente, sem nenhuma cerimônia. Hoje, os senadores escolhem entre o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o novato Rogério Marinho (PL-RN).
GREVE
Os professores aprovaram indicativo de greve para o dia 13 de fevereiro. Prazo para o prefeito Allyson Bezerra quebrar o gelo e negociar a implantação do novo piso salarial do magistério, com reajuste de 14,95%. Do contrário, os profissionais da educação não irão à sala de aula no início do ano letivo.
MANDRAKE
Terminou o "mandato" de cinco dias do "senador" Teodorico Netto. Ele ficou com a cadeira que era de Fátima Bezerra, depois de Jean Paul Prates, que renunciou na quinta-feira, 26. Teodorico sequer conseguiu tomar posse. Mandato "mandrake".
É NOTÍCIA
1 - A Polícia Civil concluiu que o morador de rua Antônio Luís, de 48 anos, morreu de causa natural, descartando que ele tenha sido vítima de óleo quente, como noticiado antes.
2 - A bancada do Rio Grande do Norte que toma posse hoje na Câmara dos Deputados tem 50% de renovação. Estreiam em Brasília Fernando Mineiro (PT), Sargento Gonçalves (PL), Robinson Faria (PL) e Paulinho Freire (União Brasil).
3 - Já os veteranos são os deputados João Maia (PL), Natália Bonavides (PT), Benes Leocádio (União Brasil) e o General Girão (PL). O Partido Liberal ocupará 50% das cadeiras potiguares.
4 - A Prefeitura de Mossoró publicou o calendário de pagamento salarial 2023, garantindo que o servidor receberá sempre no último dia útil de cada mês. Já o décimo-terceiro salário segue a regra de décadas, com pagamento no mês de aniversário do servidor.
5 - O humorista Flávio traz a Mossoró o show "O azar é meu", em que ele passeia por diversas histórias azaradas da sua vida que se tornaram uma grande piada. O show está agendado para o próximo domingo, 3, no Teatro Lauro Monte Filho, às 20h. Agende.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.