MAIS MÉDICOS NO BRASIL
Levantamento feito pelos conselhos regionais de medicina aponta que o Brasil contabiliza 546 mil médicos ativos, uma proposta de 2,56 profissionais por mil habitantes. Se comparado com levantamento feito há 20 anos, o número de registros mais do que dobrou.
Isso justifica no crescimento acelerado do número de escolas médicas e da oferta de vagas na última década. Mantendo-se o mesmo ritmo de crescimento da população e de escolas médicas, dentro de cinco anos, em 2028, o país contará com 3,63 médicos por mil habitantes, índice que supera a densidade médica registrada, por exemplo, na média dos 38 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE).
O atual índice brasileiro de 2,56 médicos por mil habitantes já é compatível com o de países como Estados Unidos (2,6), Canadá (2,7), Japão (2,5) e Coreia do Sul (2,5), além de ser maior do que o do Chile (2,2), da China (2) e da África do Sul (0,8). Com o incremento esperado, em cinco anos, o Brasil deve ultrapassar Nova Zelândia (3,4), Irlanda (3,3), Israel (3,3), Finlândia (3,2), França (3,2), Bélgica (3,2) e Reino Unido (3).
Desde 2010, a população brasileira passou de 190,7 milhões para 214 milhões, enquanto a proporção de médicos por mil habitantes foi de 1,76 para 2,56. No mesmo período, foram abertas mais de 200 escolas de medicina. A cada ano, cerca de 28 mil médicos se somam ao mercado. Com uma vida profissional longa – cerca de 43 anos –, alguns estudos estimam que o país deve alcançar quase 837 mil profissionais em cinco anos.
Os números indicam ainda que a média geral de idade dos médicos em atividade no Brasil vem caindo nos últimos anos. Em 2015, a média era 45,7 anos. Agora, está em 44,9 anos. O fenômeno é resultado do crescimento do número de cursos e vagas de graduação em medicina e, consequentemente, da entrada de novos médicos no mercado de trabalho.
Para o Conselho Regional de Medicina (CFM), o Brasil possui médicos ativos, com registro nos CRMs, em número absoluto suficiente para atender às necessidades da população. Mas, apesar do significativo contingente e um dos maiores do mundo, ainda há um cenário de desigualdade na distribuição e fixação desses profissionais e também no acesso a eles.
Os dados apontam que a maioria dos médicos permanece concentrada no Sul e no Sudeste, nas capitais e nos grandes municípios. Nas 49 cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes e que juntas concentram 32% da população brasileira, estão 62% dos médicos do país. Já nos 4.890 municípios com até 50 mil habitantes, onde vivem 65,8 milhões de pessoas, estão pouco mais de 8% dos profissionais.
Apesar de juntas responderem por 24% da população do país, as 27 capitais brasileiras reúnem 54% dos médicos. Por outro lado, vivem no interior 76% da população e 46% dos médicos ativos no país. Os números mostram ainda que as capitais têm uma média de 6,21 médicos por mil habitantes contra um índice de 1,72 no interior.
As diferenças também ocorrem entre as regiões brasileiras. No Norte, vivem 8,8% da população brasileira e 4,6% dos médicos do país. O Nordeste abriga 27% dos brasileiros e 18,5% dos médicos. O Sudeste responde por 42% da população e 53% dos profissionais. O Sul e o Centro-Oeste abrigam, respectivamente, 14,3% e 7,8% da população e têm 15,7% e 8,4% dos médicos do país.
Fonte: Agência Brasil
FRASE
“Vamos amplificar as demandas dos legislativos municipais”
LAWRENCE AMORIM – Presidente da Câmara Municipal de Mossoró, que vai assumir o conselho político da Fecam
NEGÓCIOS
O jornalista Ugmar Nogueira noticia, em primeira mão, que a gigante Assaí atacadista será instalada em Mossoró na antiga estrutura da Usibras, à margem do Complexo Viário Abolição, no conjunto Abolição III. As obras de adaptação devem começar agora em fevereiro. A usina da Usibras, por sua, vai se instalar no Distrito Industrial, à margem esquerda da BR-304, saída para Fortaleza-CE.
NEGÓCIOS II
Duas redes de supermercados de Mossoró estão expandindo os seus negócios. Rebouças avança na construção de sua central de abastecimento, à margem da BR-304, próximo ao City Gate. A central será responsável pelo abastecimento de todas as unidades. Já o grupo Cidade vai investir na construção de uma nova loja no Grande Alto de São Manoel, na av. Presidente Dutra.
MÍDIA REMUNERADA
O prefeito Allyson Bezerra (SDD) escalou a sua mídia para espalhar que o Governo do RN deve R$ 125 milhões ao município de Mossoró, que seria cumulativo de transferência do ICMS e IPVA e repasses da saúde. Os números foram explorados nesta segunda-feira, 6, antes de a governadora Fátima Bezerra receber o prefeito em audiência, na Governadoria.
CONSELHO POLÍTICO
A Federação das Câmaras Municipais (FECAM) vai criar um conselho político. Lawrence Amorim (SDD), de Mossoró, assumirá o comando. O conselho dialogará com gestores de todo o estado, em defesa dos legislativos. Ponto para Lawrence.
EXECUTIVO
Fábio Faria vai assumir cargo no setor de relações institucionais do BTG Pactual. O ex-ministro foi liberado da lista dos que vão receber quarentena e o único impedimento, imposto pela comissão de ética da presidência, é de trabalhar em empresas de telecomunicações, para não causar conflitos.
PODER PARALELO
PP e União caminham para formar uma federação e, assim, construir a maior bancada na Câmara com 106 deputados, superando os 99 do PL. Por gravidade, exigirão espaços do governo. Hoje, o União já comanda o Turismo, Comunicações e Integração Nacional.
É NOTÍCIA
1 - O abastecimento de água será suspenso em 16 bairros de Mossoró atendidos pela adutora Jerônimo Rosado. Será nesta quarta-feira, 8, quando a Caern realizará serviços de manutenção.
2 - Morreu Ronaldo Cruz, que foi secretário de administração na quarta gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini. Morte ocorrida no domingo, 5. Ronaldo realizou um grande trabalho e fez amigos em Mossoró. Deixa filhos e a viúva Gilvanete Cruz. Descanse em paz.
3 - A calçada da praça de esportes, no Corredor Cultural de Mossoró, precisa urgentemente de reparos. Buracos tomaram de conta. Prejuízo para as pessoas que utilizam a área para exercícios.
4 - Cartórios do RN passam a emitir Autorizações on-line para viagens de menores ao exterior a partir desta terça-feira. Serviço autorizado pela Polícia Federal, para atender menores de 18 anos que necessitam do documento para viajar sozinhos para o exterior.
5 - Lembra do senador Chico Rodrigues, flagrado com R$ 33 mil escondidos na cueca? Ele acaba de assinar ficha no PSB, do vice-presidente Geraldo Alckmin. Chico foi indiciado por peculato e lavagem de dinheiro, mas a Justiça não julgou. Tá livre.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.