Terça-Feira, 19 de novembro de 2024

Postado às 09h00 | 09 Fev 2023 | Coluna César Santos - 9 de fevereiro de 2023

Crédito da foto: Reprodução Mossoroense Alice Melo recebeu o Prêmio Brasil Olímpico, na categoria Ciclismo de Pista

OSCAR DO ESPORTE PARA ALICE

A mossoroense Alice Melo está entre os melhores atletas do esporte nacional do ano de 2022. Ela recebeu o Prêmio Brasil Olímpico, na categoria Ciclismo de Pista. Na noite de premiação, ela circulou no ambiente onde estavam nomes consagrados como os campeões mundiais Alison dos Santos, Isaquias Queiroz, Rebeca Andrade e Ana Marcela Cunha.

Um orgulho para Mossoró, mas ignorada pelo poder público municipal e iniciativa privada.

Já escrevi nesse espaço que a ciclista Alice Melo é uma joia de ouro que Mossoró tem. Bicampeã brasileira de ciclismo de pista, com 15 títulos na bagagem, primeira e única mossoroense a disputar uma edição de jogos Pan-Americanos (2015) e membro fixo da Seleção Brasileira de Ciclismo. Ela é um fenômeno para uma cidade que pouco ou quase nada faz pelo esporte.

A trajetória de Alice impressiona porque ela, de origem humilde, construiu a sua pista de vida por força própria e apoio do seu pai, ex-maratonista Altamiro Medeiros, e da família. A luta poderia ser menos desigual se o poder público tivesse políticas voltadas para o esporte e/ou se o município se dispusesse a patrocinar a atleta que leva o nome de Mossoró para o Brasil e o mundo.

A corrida pelo reconhecimento dos governantes de Mossoró, de ontem e hoje, é a prova mais difícil de Alice. Ela já pedalou diversas vezes em busca de apoio, sem sucesso. A atleta bateu à porta de vários políticos conterrâneos recentemente, buscando mostrar que vive uma contradição e pedindo apoio para comprar uma bicicleta, adaptada ao seu corpo, para treinar e competir em alto rendimento, para conseguir os objetivos internacionais, como participar das Olimpíadas de 2024. Não conseguiu nenhuma resposta positiva.

Devido à falta de uma bicicleta própria, Alice treina com a bicicleta emprestada pelo treinador Walter Hohne. O mais apropriado é que cada atleta tenha a sua bicicleta, com medidas adaptadas ao seu corpo.

A Seleção Brasileira garante a alimentação, suporte para viagens e os melhores treinos possíveis, mas o material é de responsabilidade do atleta e Alice não tem dinheiro para isso.

No final de 2022, em entrevista ao Jornal de Fato, ela desabafou: “Me sinto abandonada pela cidade que eu represento com tanto amor. O que falta eu fazer, para ser no mínimo respeitada e ganhar um apoio digno para defender minha cidade?"

"É muito contraditório, quando eu consegui o bicampeonato brasileiro neste ano, eu recebi cartas de vereadores, vi mensagens do prefeito (Allyson Bezerra) colocando em seu Instagram como uma vitória da cidade. Então, resolvi expor a real situação em busca de resolver um problema grave, que é não ter um material próprio para treinar”, disse.

A frieza do gestor municipal e dos chamados “representantes do povo” reflete exatamente o descaso com o esporte. E nem cabe argumentar que o município não tem recursos para patrocinar a ciclista mossoroense, porque dinheiro tem. Agora, se o esporte não é prioridade, e de fato não o é, o apoio fica para trás.

Alice Melo vem treinando com a Seleção Brasileira visando à disputa do Pan-Americano de Pista e do Sul-Americano, competições que podem ajudar a atleta para o seu maior objetivo: chegar aos Jogos Olímpicos em 2024. Mossoró jamais teve uma atleta disputando os Jogos Olímpicos.

Pedala, Alice, não deixe que o pouco caso de sua terra natal, notadamente, os gestores públicos, cruze o seu caminho.

 

FRASE

“A hora de chegar junto é agora, quando eu estou montando a estrutura para objetivos importantes.”

ALICE MELO – Ciclista mossoroense que acaba de ganhar o Prêmio Brasil Olímpico

 

VAQUINHA

Sem apoio da Prefeitura de Mossoró e/ou da iniciativa privada, Alice Melo e os amigos criaram uma vaquinha virtual para arrecadar o valor da bicicleta, que custa R$ 40 mil. Até o último levantamento, haviam sido arrecadados R$ 6.965,00 por meio de 80 apoiadores/doações. Para participar da vaquinha basta acessar o seguinte link: www.vakinha.com.br/3129456. Vamos lá.

 

PADRE GUIDO

O escritor Canindé Silva está coletando dados para escrever a biografia do padre Guido Tonelloto, criador do Projeto Esperança. Para isso, Canindé precisa encontrar pessoas que quando adolescentes foram atendidas pelo projeto do religioso italiano. Se o leitor conhece alguém, faça contato pelo (84) 98707-9077. Padre Guido morreu em 2009, deixado o legado religioso e social.

 

"CIDADE EDUCAÇÃO"

Professores da UEI Maria Salem, no Belo Horizonte, pagaram do próprio bolso a tinta para pintar as paredes. Na UEI da Ilha de Santa Luzia, professores colocaram TNT (papel) nas paredes para evitar que crianças coloquem na boca fragmentos da estrutura avariada. Unidades sucateadas que a propaganda oficial do "Cidade Educação" tenta esconder.

 

LIDERANÇA

A governadora Fátima Bezerra juntou PT e PSDB para liderar a bancada governista na Assembleia Legislativa. Os deputados Francisco, do PT, e Kleber Rodrigues, do PSDB, são os líder e vice-líder. Diferentemente da primeira gestão, a governadora terá maioria no plenário do Palácio José Augusto.

 

DUAS CABEÇAS

O PSDB seguirá governo e oposição ao mesmo tempo. Dos 10 deputados estaduais, cinco apoiam o governo: Ezequiel Ferreira, Kleber Rodrigues, Dr. Bernardo Amorim, Ubaldo Fernandes e Kerginaldo Jacome. Outros cinco são oposição: Gustavo Carvalho, Tomba Farias, Nelter Queiroz, Galeno Torquato e José Dias.

 

DUAS CABEÇAS II

A liderança do PSDB ficou com o deputado Gustavo Carvalho, que faz oposição ao governo estadual. Daí, pergunta-se: como ele vai liderar os deputados tucanos que compõem a bancada da governadora Fátima Bezerra?

 

QUEM É COXO...

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) iniciou a caminhada rumo às eleições 2024. Ele quer de volta a Prefeitura de Natal. No início desta semana, Carlos reuniu um punhado de amigos, correligionários e dirigentes de partidos, para começar a construção do seu projeto eleitoral.

 

...PARTE NA FRENTE

Carlos Eduardo foi eleito três vezes prefeito de Natal, em 2004, 2012 e 2016. Antes, em 2002, assumiu o cargo com a renúncia da prefeita Wilma de Faria (falecida em 2017) para ser eleger governadora do RN. Fora da Prefeitura da capital, Carlos Eduardo naufragou em todas as tentativas de mandato eletivo. Em 2018, perdeu para governadora; em 2022, fracassou na disputa pelo Senado.

 

LAGARTIXA

O deputado estadual campeão de votos, mas não diplomado, Wendel Lagartixa (PL), visita amigos e correligionários na região Oeste. Nesta quarta-feira, 8, em Mossoró, foi recepcionado pelo empresário Lênio Maia, testemunhado por Marcos Locutor. Lagartixa ainda não desistiu do mandato. Ele espera reverter a cassação do registro de sua candidatura no pleno do TSE.

 

COCOTA

Francisco Almeida Lopes, Cocota, o maior seresteiro que Mossoró já teve, completaria 88 anos hoje. Ele, na década de 50, impressionou Vicente Celestino quando este se apresentou na cidade. Cocota era irmão do Trio Mossoró. Morreu em 1961, antes de embarcar para o Rio onde seguiria carreira.

 

COCOTA II

Cocota é lembrado com nome na Praça dos Seresteiros, na Travessa Mossoroense, centro da cidade. Só que a homenagem virou retrato do caos. A praça foi abandonada pelo poder público municipal há décadas, sem aparecer um gestor para resguardar o patrimônio.

 

LÍDER

O deputado federal de segundo mandato Benes Leocádio (União Brasil) foi reconduzido à liderança da bancada federal do RN. Dos três senadores e oito deputados, apenas João Maia (PL) não compareceu à reunião que escolheu Leocádio.

 

É NOTÍCIA

1 - Há 22 anos, os estudantes da Serra Mossoró ganhavam a nova Escola Municipal Francisco França Mateus para ensino fundamental. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.

2 - A Prefeitura de Apodi está recomendando a todo folião, seja da cidade e visitantes, que atualize as vacinas contra a Covid-19, para reduzir ainda mais os riscos de contaminação. O Carnaval de rua de Apodi é um dos maiores do Rio Grande do Norte.

3 - O presidente Lula (PT) viaja hoje para o seu primeiro encontro com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. A reunião acontece no momento de maior desgaste popular do chefe da Casa Branca.

4 - O ex-senador José Agripino Maia (União) tem sido o guia do prefeito Allyson Bezerra (SDD) em Brasília. O líder da oligarquia Maia empresta a sua experiência ao prefeito de Mossoró. Allyson, há algum tempo, deixou de odiar as oligarquias. Ou nunca odiou.

5 - Foi lido no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 8, o Projeto de Lei Complementar que altera a remuneração dos cargos dos docentes da Uern. A matéria define o novo plano de cargos, carreiras e remunerações para os anos 2023,2024 e 2025.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO