Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 06h45 | 12 Fev 2023 | Coluna César Santos - 12 de fevereiro de 2023

Crédito da foto: Ilustrativa Dia do Amor

TEMOS O DIA DO AMOR

A dra. Andréa Ladislauem, em texto enviado à caixa de e-mail da coluna, lembra que o dia 14 de fevereiro celebra no Brasil o Dia do Amor. Isso mesmo, temos o dia do amor.

“É nessa data que, em muitos países, se comemora o dia de São Valentim, o famoso “Valentine’s day” dos EUA, quando casais celebram a paixão e o romantismo – o equivalente ao dia dos namorados brasileiro, comemorado em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o nosso próprio santo casamenteiro.”

A representação deste dia nos transmite uma mensagem de que é um momento de se comemorar e celebrar o amor, afeto, carinho, paixão, sentimentos relacionados aos laços românticos. Um dia cheio de energias românticas devido à atmosfera de paixão criada pelos casais e pelas mídias em geral, principalmente as redes sociais que exaltam incansavelmente o romance a todo momento. Mas de que forma o amor, esse sentimento tão genuíno e muitas vezes incompreendido, mexe com o nosso equilíbrio físico e emocional?

Vamos lá, quando amamos, podemos nos fazer sentir mais fortes emocionalmente, até porque estamos em franca produção do hormônio do amor, um dos neurotransmissores da felicidade, que é a Oxitocina que traz excelentes benefícios para nosso corpo e mente, como: aumenta a sensação de bem-estar, reduz o estresse, diminui a ansiedade, afasta os medos, eleva a autoestima e melhora os quadros depressivos.

A produção hormonal adequada vai influenciar o nosso comportamento, a criação de memórias, o reconhecimento, o apego, a generosidade, a empatia, entre outros comportamentos ligados às interações sociais e pessoais. Além disso, palavras de amor e gestos de carinho e afeto nunca são demais e transformam o dia de qualquer pessoa! O importante é termos a consciência e liberdade de poder expressar os nossos sentimentos.

O amor, sem sombra de dúvidas, é uma grande arma, inclusive contra as doenças, pois melhora a nossa imunidade.

E em tempos, como os atuais, onde tudo é para ontem e acabamos atropelando as relações tornando-as mais rasas e automatizadas, esse sentimento também é a maior arma contra o ódio, a indiferença, a intolerância e os conflitos.

Principalmente, quando pensamos no imediatismo da vida que faz com que não tenhamos tempo de observar quem está a nossa volta ou dar ênfase aos pequenos detalhes e às situações que envolvem os relacionamentos humanos.

Portanto, para saudar o amor e vivê-lo em toda sua completude, o ideal é ofertar o que você tem de melhor e estar aberto a receber o amor que o outro também possa te dar.

Afinal, o amor é um dos sentimentos mais nobres que possuímos e devemos valorizar sempre.

Portanto, aproveite este dia para manifestar seu amor, envie mensagens para pessoas queridas e diga que sente saudade. Mas é claro que praticar o amor não pode ser apenas neste dia, devemos estar abertos a ele ao longo de todo o ano.

O amor deve ser praticado em todos os momentos de nossa vida e sempre aliado ao respeito e empatia para com o outro. O importante é espalhar amor e ser verdadeiro e coerente com suas emoções.”

(*) Dra. Andréa Ladislauem é psicanalista.

 

FRASE

“O importante é espalhar amor e ser verdadeiro e coerente com suas emoções”

Andréa Ladislauem – Psicanalista, em texto que lembra o Dia do Amor

 

PARADA

Os professores e professoras da rede municipal realizam parada de advertência nesta segunda-feira, 13. Também votarão indicativo de greve em assembleia marcada pelo Sindiserpum. A categoria reivindica, entre outras coisas, a implantação do novo piso salarial nacional do magistério, que teve reajuste de 14,95%. Até aqui, não há resposta da gestão municipal, nem abertura de diálogo.

 

PARADA II

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedde) precisa receber os representantes dos professores e professoras para negociar a pauta da educação. O diálogo é o melhor caminho para o entendimento. A categoria pediu audiência no Palácio da Resistência no dia 22 de dezembro do ano passado e até agora não recebeu resposta. Sem uma mesa de negociação, a greve será inevitável.

 

SOLIDARIEDADE

O vereador Tony Fernandes vai assumir a liderança da oposição a partir de abril. Ele segue filiado ao Solidariedade, mesmo partido do prefeito Allyson Bezerra. Isso mostra como a sigla perdeu o controle de suas bases, exatamente por falta de liderança. O fiasco nas eleições 2020, quando não elegeu nenhum deputado federal, retrata bem a crise.

 

EM BRASÍLIA

A governadora Fátima Bezerra (PT) inicia a semana em Brasília. Cumprirá agenda entre segunda e quarta-feira. Terá audiência nos ministérios para acelerar projetos para o RN. Será a segunda agenda de Fátima em Brasília em menos de duas semanas.

 

AMERICANAS

É grande a apreensão entre os funcionários, fornecedores e prestadores de serviços da Americanas. O risco de demissão e calote ganhou dimensão. A empresa, inclusive, já anunciou que não vai pagar os aluguéis atrasados das lojas em shoppings centers. Acumula dívida de R$ 11,6 milhões em todo país.

 

PELEJA JURÍDICA

Seja qual for a decisão do pleno do TRE-RN sobre a cassação do mandato do prefeito de Assú, Gustavo Soares, a peleja jurídica não será encerrada. A parte derrotada recorrerá ao TSE. A situação do prefeito é muito delicada, mas ele poderá ter melhor sorte a partir do TRE-RN.

 

É NOTÍCIA

1 - Agentes do trânsito podem fiscalizar e aplicar multas nos infratores dentro do campus l da Ufersa, em Mossoró. A medida é importante para organizar o trânsito na área interna da Universidade.

2 - O Governo do RN convocou 1.112 professores e especialistas temporários, para suprir vagas na rede estadual de ensino em todas as regiões. Os convocados atenderão disciplinas como história, língua inglesa, língua portuguesa, filosofia, matemática, entre outras.

3 - O prefeito Allyson Bezerra (SDD) está fazendo "comícios" dentro das escolas da rede municipal de Mossoró, para discursar sobre o "Cidade Educação". Os vídeos são postados nas redes sociais.

4 - O senador Styvenson Valentim caminha para trocar o Podemos pelo Partido Novo. Acredita na proposta de formação de uma bancada que trate da pauta anticorrupção. Styvenson aposta no discurso da moralidade para chegar inteiro às eleições 2026.

5 - O Senac abriu vagas para 300 bolsas de estudos para cursos nas áreas de beleza, gestão, saúde, comunicação, moda, turismo e tecnologia da informação. Em Mossoró, Natal e Caicó. As inscrições começam nesta segunda-feira, 13, no site da instituição.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
noticia
imprensa
impresso
jornal

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO