RN DEVERÁ TER UM HUB
O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, confirmou que o Aeroporto Internacional Gov. Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, será relicitado em maio e que a pasta trabalha para que o importante terminal do Rio Grande do Norte se torne uma central de cargas e de voos de transporte de passageiros para a América Central e Europa, o chamado “hub”. Trata-se de uma notícia importantíssima para o fortalecimento da economia potiguar.
Márcio França cumpriu agenda técnica no RN nesta sexta-feira, 17, acompanhado da governadora Fátima Bezerra. Ele visitou o aeroporto e o porto de Natal. Ficou impressionado com o que viu e, por gravidade, motivado para garantir os investimentos que os equipamentos necessitam.
É uma pista grande, muito bonita, é um aeroporto bem grande e a gente quer que outras empresas possam participar da concorrência, que os Correios possam fazer aqui o seu hub. E estamos em tratativa com algumas empresas estrangeiras de aviação para fazer daqui um hub para efeito de América Central e também Europa", afirmou.
A governadora já havia dito ao ministro sobre a grande estrutura do aeroporto de São Gonçalo. Ainda em janeiro, em audiência em Brasília, Fátima Bezerra apresentou as condições do aeroporto, solicitou empenho do Governo Federal para garantir a relicitação e, por consequência, os investimentos.
O Aeroporto Internacional Aluízio Alves foi construído dentro do projeto da Copa do Mundo em Natal, inaugurado em 2014 pela então governadora Rosalba Ciarlini. Foi também o primeiro aeroporto privatizado do país, atraindo investidores a partir da ideia de ser uma central de distribuição de cargas.
O Consórcio Inframérica ganhou a licitação, assumiu a administração do terminal, mas, em 2020, anunciou a devolução ao Governo Federal. A empresa se ajoelhou diante da crise econômica, perdendo as condições ideais de gerir os custos com o aeroporto.
A partir daí, o Governo do Estado iniciou a luta para viabilizar o processo de relicitação, tendo o parecer aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) agora em janeiro, a partir do parecer favorável do ministro relator Aroldo Cedras, acompanhado à unanimidade.
O ministro Márcio França afirma a expectativa com a nova licitação é que o aeroporto possa cumprir a ideia original, sendo uma central de cargas e de voos de transporte de passageiros para a América Central e Europa. “O aeroporto está tendo uma grande atração. Fui passando por vários aeroportos e a gente viu que outras empresas estão interessadas em vir para cá, participar da concessão”, revelou.
A governadora reforçou que o aeroporto internacional do RN é um equipamento fundamental e imprescindível para a promoção do desenvolvimento econômico e social do estado, e que agora acredita que o Governo Federal dará o suporte necessário para a economia potiguar alçar voos mais altos.
FRASE
“O Governo do Rio Grande do Norte fez um excelente trabalho prévio”
MÁRCIO FRANÇA – Ministro dos Portos e Aeroportos sobre a relicitação do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante
BOLETIM
O Ministério da Saúde vai deixar de divulgar o boletim diário da Covid, que traz dados como número de infectados, casos em investigação, óbitos e número de vacinados. O boletim deixará de circular a partir do dia 7 de março. A decisão foi tomada porque atualmente apenas nove estados estão atualizando os dados, entre eles, o Rio Grande do Norte. Os boletins passarão a ser mensal.
DOLORES DO CARMO
Nesta data, em 2000, a então prefeita Rosalba Ciarlini, em sua terceira gestão, entregava aos jovens do Quixabeirinha a Escola Dolores do Carmo Rebouças. Na solenidade, o filho da homenageada, economista Elviro Rebouças, fez discurso contando a trajetória de vida de Dona Dolores, nascida em Macau, mas que construiu numerosa família em Mossoró com Genésio Xavier Rebouças.
SINDISERPUM
Há 34 anos, completados nesta sexta, 17, a Associação dos Servidores Públicos Municipal de Mossoró passava para sindicato, sob o comando de Lourival de Góis (presidente) e José Andrade (secretário). O Sindiserpum ganhou musculatura na luta dos servidores e assumiu papel político. De seus quadros saíram a vereadora Marleide Cunha e ex-vereador Gilberto Diógenes.
NA AGULHA
Os deputados Neilton e Terezinha Maia, do PL, e Ivanilson Oliveira e Taveira Júnior, do União, não querem ser oposição. No entanto, esperam ser convencidos pela governadora Fátima Bezerra (PT) para somar à base governista. Falta pouco.
PORTO-INDÚSTRIA
O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, garantiu apoio à implantação do porto-indústria verde do RN. Nesta sexta-feira, 17, ele recebeu o pedido da governadora Fátima Bezerra (PT) de apoio financeiro de R$ 130 milhões para elaboração do projeto. O porto será instalado em Caiçara do Norte.
CAFÉ POLÍTICA
Antes de se reunir com a governadora Fátima Bezerra, o ministro Márcio França tomou café da manhã com os ex-deputados federais Henrique Alves e Rafael Motta. Na pauta, o fortalecimento do PSB no RN. O partido terá nome próprio à Prefeitura de Natal nas eleições 2024.
É NOTÍCIA
1 - Há exatos 20 anos, mais de 100 túmulos do Cemitério São Sebastião foram destruídos por vândalos na calada da noite. O episódio provocou revolta, acionou a polícia, mas sem alcançar os depredadores.
2 - O presidente Lula nomeou o ex-presidente da CUT, sindicalista Vagner Freitas, presidente do Serviço Social da Indústria (SESI). Deixou o cargo Eduardo Eugênio de Gouvêa Vieira, que é o presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
3 - O cantor, poeta e compositor Zé Lima vai trazer Geraldo Azevedo para comemorar mais um aniversário do "Coisas do Sertão". O show está programado para o dia 4 de março, no novo Requinte.
4 - Se beber, não dirija. Regra simples que deve ser respeitada nas estradas que cruzam o país. No Rio Grande do Norte, a Operação Carnaval fiscaliza todas as rodovias, com reforço nos polos da folia. Portanto, respeite as regras e a vida. E bom Carnaval.
5 - O Governo do RN decretou ponto facultativo na segunda e terça-feira de Carnaval. A Prefeitura de Mossoró, também. Funcionarão apenas os serviços emergenciais. O expediente nas repartições públicas será retomado na Quarta-feira de Cinzas, 22.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.