DEPOIS DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS...
Há uma máxima popular que diz que o ano começa quando termina o Carnaval. De fato, o Brasil vive um início de ano de festa. Férias em janeiro; Carnaval em fevereiro. As contas ficam para depois. Quase uma regra no passado, um pouco diferente na atualidade.
Agora, quando é ano pré-eleitoral, o pós-carnaval sugere o início da caminhada dos que pretendem disputar o pleito do ano seguinte. Por gravidade, as especulações ganham força.
Sem querer, querendo, a coluna abre a temporada das conjecturas com vistas à sucessão na Prefeitura de Mossoró, levando em conta o que já foi produzido pelos personagens que certamente estarão no processo eleitoral.
Primeiro, deve ser dito que a única certeza é que o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) buscará a reeleição. Exercerá um direito natural. Mudará de partido para fortalecer a postulação, devendo desembarcar no União Brasil, em via de formação de uma federação partidária com o Progressistas. No RN, liderado pelo ex-senador José Agripino, neoaliado do prefeito de Mossoró.
Allyson reúne as boas condições de pedir ao eleitor o segundo mandato. A sua gestão não é uma “Brastemp”, mas a competente estrutura midiática leva à aprovação. O próprio prefeito é um garoto propaganda de boa desenvoltura. Chapeuzinho de couro no quengo, discurso bom e excelente marqueteiro nas plataformas eletrônicas e convencionais.
Pode ser dito que, se as eleições fossem hoje, Allyson renovaria o mandato até com certa facilidade. Agora, os 20 meses que nos separa das eleições municipais são desafio para o prefeito se manter na crista da onda. Até aqui, ele usou bem o dinheiro do Finisa e das emendas do ex-deputado Beto Rosado (PP). Uma montanha de quase 200 milhões de reais. Mas, está se acabando. O prefeito precisa de mais dinheiro novo para bancar o ritmo. Ele espera contratar empréstimos com instituições financeiras, autorizados pela Câmara Municipal. Depende, porém, de quando esse dinheiro cairá nos cofres do município.
Com dinheiro, o espetáculo continua. Sem dinheiro, a história muda de figura. O prefeito vai enfrentar greve dos professores, com início marcado para a próxima quinta-feira, 23, porque ele ainda não implantou o novo piso salarial do magistério. E, provavelmente, terá dificuldades com outras categorias de servidores, que pedem recomposição salarial de 35%. Esses movimentos podem desgastá-los. Daí, a necessidade de contratar empréstimos para, com dinheiro novo, abafar o grito dos contrários.
Na oposição, a deputada de segundo mandato Isolda Dantas (PT) pretende disputar a Prefeitura outra vez. Tem o apoio do seu partido. No entanto, não é um nome que agrega a oposição. A parlamentar tem dificuldade de sair da bolha para dialogar com outros partidos e grupos políticos. Não aprendeu a lição do presidente Lula, que teve que “engolir” Geraldo Alckmin para voltar ao poder.
O vereador Pablo Aires (PSB) pode ser uma alternativa. Ele se fortaleceu em segmentos importantes da cidade. Sem dúvida, um nome a ser considerado em disputa majoritária, seja na cabeça da chapa ou como candidato a vice-prefeito.
E tem a ex-prefeita Rosalba Ciarlini observando tudo. Ela poderá ser candidata? Não diz que sim, nem que não. Quem acompanha o seu dia a dia, não aposta em aposentadoria. Mesmo o seu grupo tendo se fragilizado nas duas últimas eleições, quando ela perdeu a Prefeitura para Allyson (em 2020) e não renovou o mandato de Beto (em 2022), Rosalba sabe que ninguém na oposição tem mais voto do que ela.
É isso aí.
FRASE
“Como podemos admitir que pessoas, famílias e até comunidades inteiras passem fome?”
CNBB – Questionando a fome no Brasil, dentro do tema central da Campanha da Fraternidade 2023
MANOEL MÁRIO
Manoel Mário de Oliveira, um dos homens mais íntegros que a política de Mossoró e do Rio Grande do Norte já teve, vai contar a sua história em livro. Ele está resgatando a memória de quatro mandatos de vereador (1958, 1962, 1966 e 1976) e um de deputado estadual (1984). Manoel Mário está se dedicando de corpo e alma ao trabalho, que deverá ficar em pronto em maio.
FRATERNIDADE E FOME
A Campanha da Fraternidade 2023 quer sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome. O tema "Fraternidade e Fome" e o lema "Dai-lhes vós mesmos de comer!" propõem uma reflexão a partir da perspectiva cristã, entendendo que não existe fé sem obra. A Igreja Católica lança a Campanha da Fraternidade deste ano na Quarta-feira de Cinzas, 22.
DESAPROVADAS
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) não acolheu o reexame das contas do ex-prefeito Silveira Júnior, referentes do exercício 2015, que foram desaprovadas em 2022. Com isso, a Corte encaminhará o parecer final à Câmara de Mossoró. Para derrubar o parecer, Silveira precisará dos votos de 2/3 da Casa.
DESAPROVADAS II
Silveira Júnior conta com a amizade e a gratidão do prefeito Allyson Bezerra (SDD) para conquistar os votos necessários na Câmara Municipal. Silveira, quando prefeito, amparou Allyson, os dois são parceiros. Como Allyson lidera mais de 2/3 na Câmara, não terá dificuldade de atender a Silveira.
GREVES
Alunos de Mossoró e da rede estadual não devem ter aulas após o Carnaval, em razão do início da greve dos professores e professoras pela implantação do novo piso salarial. Na rede municipal, a paralisação começa na quinta-feira, 23; na rede estadual, o indicativo foi aprovado para segunda, 28.
SEGUE
Em Mossoró, além dos profissionais em Educação, os servidores da saúde e da assistência social também caminham para a greve. As categorias reivindicam recomposição salarial de 35%. A gestão municipal ainda não abriu negociação.
É NOTÍCIA
1 - O comércio de Mossoró fecha nesta segunda-feira em razão do feriado do comerciário, mas abre na terça-feira, 21. As agências bancárias só voltam a funcionar na quarta-feira, 22.
2 - A Prefeitura de Mossoró lançou nova licitação da Praça da Convivência, devendo, desta vez, aparecer interessado. O processo será concluído até junho, mês do Cidade Junina, para o prefeito Allyson Bezerra repetir a inauguração da praça.
3 - O cantor Toni Garrido é a principal atração do Carnaval de Apodi neste domingo, 19. Apresenta-se no palco às 23h. Antes, no tradicional arrastão, o grupo baiano É o Tchan ocupará o trio elétrico. Na terça-feira, tem Matheus & Kauan e Dilsinho.
4 - Em Governador Dix-sept Rosado, a 36 quilômetros de Mossoró, o domingo de carnaval será animado pelas atrações Bonde do Brasil, Dan Ventura e Allê Almeida. É uma boa opção para o folião mossoroense, já que Mossoró não promove a festa.
5 - As unidades de Central do Cidadão de todo o estado só voltarão a funcionar na quinta-feira, 23. As outras repartições do Governo do RN fecham amanhã e terça-feira.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.