Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 06h30 | 26 Fev 2023 | Coluna César Santos - 26 de fevereiro de 2023

Crédito da foto: Assecom-RN Governadora Fátima Bezerra

NOVAS ENERGIAS EM PORTUGAL

A governadora Fátima Bezerra (PT) embarca neste domingo, 26, para Portugal, onde cumprirá agendas nas áreas de energias renováveis e do turismo. Serão seis dias de reuniões e audiências em empresas interessadas em fazer investimentos no Rio Grande do Norte.

A prioridade da governadora é apresentar a possíveis investidores o projeto do porto-indústria verde e o Programa Norte-rio-grandense de Hidrogênio Verde. O porto-indústria funcionará como base para a produção de equipamentos e energias renováveis no mar - offshore - e exportação de hidrogênio e amônia verde. Vai garantir sustentabilidade energética.

Esse projeto é prioridade, dada a sua importância para o desenvolvimento econômico e social do RN, inclusive, a governadora solicitou ao Governo Federal, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos, a liberação de R$ 130 milhões para indenizações de áreas onde será construído o equipamento, em Caiçara do Norte, por meio de parceria com a iniciativa privada.

Em recente visita ao RN, o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou que a pasta se empenhará para garantir ao estado as condições de consolidar o projeto. Ele se comprometeu em incluir na agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem à China o reforço na prospecção de investidores para o porto-indústria verde do RN.

A agenda da governadora prevê assinatura de memorando de entendimento com a empresa ENERFIN, reunião para tratar do acordo de cooperação com a EDP Renováveis, além de reunião com diretores da empresa Voltalia, todos do setor de energias renováveis. O Memorando de Entendimento é o primeiro passo para contratos que serão assinados futuramente, e possui um potencial estratégico, de redução de riscos e de diretrizes, com assessoria jurídica apropriada.

A EDP Renováveis é controlada por um grupo de portugueses e está presente em 28 países, incluindo o Brasil. Aqui no Rio Grande do Norte, inaugurou, no dia 9 de fevereiro deste ano, 14 parques eólicos nos complexos Boqueirão, Jerusalém e Monte Verde. Os novos parques irão operar em Lajes, Pedra Preta, Monte Avelino e Caiçara do Rio dos Ventos.

A ENERFIN é a subsidiária da empresa espanhola Elecnor (Eletrificaciones del Norte), é uma das principais empresas do mundo na área de engenharia e infraestrutura, com presença em mais de 50 países. Em julho de 2020 iniciaram as operações do Complexo Eólico Ventos de São Fernando, localizado nos munícipios de São Bento e Caiçara do Norte, no RN. O Memorando de Entendimento visa o desenvolvimento de uma planta piloto para produção de hidrogênio verde, amônia verde e energias associadas no estado do Rio Grande do Norte.

A Voltalia é especialista em soluções de energia renovável, integrando os movimentos globais de transição energética e ecológica, comprometida em melhorar o meio ambiente global enquanto promove o desenvolvimento local. Atua em 20 países e em três continentes. Em outubro, quando as usinas solares atingiram 100% de operação comercial, a Voltalia alcançou o marco de mais de 1 GW em operação no RN.

No que diz respeito ao turismo do estado, a governadora e equipe estarão presentes, a partir da quarta-feira, 1º, no evento da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), umas das mais importantes feiras de turismo da Europa.

 

FRASE

“Temos uma grande oportunidade que não podemos deixar passar”

FÁTIMA BEZERRA – Governadora sobre a luta pela implantação do porto-indústria verde

 

CIDADE JUNINA

O prefeito Allyson Bezerra (SDD) promete organizar o maior Cidade Junina da história de Mossoró, certamente, devendo superar a edição de 2022 que ele disse também que seria o maior da história. Noves fora a mania de grandeza do prefeito, a edição 2023 será lançada nesta terça-feira, 28, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A Secretaria de Cultura vai apresentar nova identidade visual.

 

ONÉSIMO MAIA

Nesta data, em 2011, a cultura popular se despediu de Onésimo Pereira da Costa, o poeta mossoroense Onésimo Maia. Era um repentista como poucos, dada a sua agilidade e perspicácia na arte da improvisação. Foram 30 anos de carreira, participando de festivais, encantando plateias em todo o Nordeste brasileiro. Onésimo deixou o CD Terras Potiguares e uma seleção de cordéis.

 

CADEIRA DO PAI

De hoje até domingo, 5, o Rio Grande do Norte será governado por Walter Alves (MDB). É a primeira vez que o vice-governador assume a titularidade com a viagem internacional da governadora Fátima Bezerra (PT). Walter ocupará a cadeira que foi do seu pai Garibaldi Filho, governador do RN entre os anos de 1995 a 2002.

 

GREVE

Nesta segunda-feira, 27, os professores da rede estadual votam o indicativo de greve pela implantação do novo piso salarial do magistério. A proposta apresentada pelo governo, com pagamento parcelado até dezembro, não foi aceita pela categoria. Espera-se uma nova proposta.

 

GASOLINA

O presidente Lula está disposto a convencer a sua equipe econômica para prorrogar a desoneração da gasolina e do álcool. A MP do governo Bolsonaro se encerra na terça-feira, 28. Se prevalecer a reoneração, o litro da gasolina subirá esta semana e a inflação subirá em elevador neste mês de março.

 

SOLIDARIEDADE

O radialista José Antônio, bastante popular com o Cidade Aflita, na Rádio Difusora de Mossoró, precisa da ajuda para se submeter à delicada cirurgia ocular, que custa mais de R$ 16 mil. Os amigos podem fazer doação de qualquer valor pelo pix (84) 98896-0186.

 

É NOTÍCIA

1 - A primeira escola de Pedra Branca, na zona rural de Mossoró, foi inaugurada nesta data, em 1999, com ensino fundamental. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.

2 - O prefeito Allyson Bezerra (SDD) lança nesta segunda-feira, 27, a edição 2023 do Programa Semear, em solenidade na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, às 9h. O Semear auxilia o homem do campo com distribuição de diesel para corte de terra.

3 - Começa nesta segunda-feira, 27, a campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19. No primeiro momento atenderá pessoas a partir dos 70 anos. Mossoró disponibiliza mais de 2,2 mil doses.

4 - O bispo dom Mariano Manzana lança neste domingo, 26, a Campanha da Fraternidade 2023, que coloca em debate o flagelo da fome. Como ação concreta, a Diocese direcionará a campanha para o Abrigo de Idosos. A celebração será na Catedral, às 11h.

5 - A Escola de Artes de Mossoró está oferecendo 160 vagas para curso de violão e 50 vagas para curso de teclado. Os cursos são gratuitos. Interessados devem fazer inscrição até o dia 3 de março, na sede da escola, com atendimento das 8h às 17h.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
noticia
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO