Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Postado às 10h15 | 28 Fev 2023 | Coluna César Santos - 28 de fevereiro de 2023

Crédito da foto: Reprodução Walter com o avô Garibaldi Alves (falecido em 2022) e o pai Garibaldi Filho

DE VOLTA AO PODER

O jornalista Regy Carte fez um breve apanhado da mais tradicional família política do Rio Grande do Norte, para ilustrar a chegada ao Poder, mesmo de forma interina, do clã Alves, com Walter assumindo o cargo de governador em razão da viagem internacional da titular Fátima Bezerra (PT), que se prolongará até domingo, 5.

Com a licença de Regy, segue a reprodução:

“A oligarquia Alves e o MDB estão de volta ao topo do Executivo no Rio Grande do Norte, embora de forma interina. Domingo, 26, o vice-governador Walter Alves (MDB) assumiu o Governo do Estado, com a viagem administrativa à Europa da governadora Fátima bezerra (PT).

Filho do ex-governador, ex-ministro e ex-senador Garibaldi Filho (MDB), Walter Alves permanece no comando do Estado até domingo (5). Assim, a oligarquia Alves volta a governar o Rio Grande do Norte pela primeira vez em mais de vinte anos.

Eleito em 1994 e reeleito em 1998, ainda na sigla PMDB, Garibaldi foi governador até abril de 2002, quando renunciou para concorrer ao Senado. Assumiu, na época no PPB, o vice Fernando Freire.

Desde então, o MDB dos Alves viu ascender ao Governo do Estado Wilma de Faria (eleições de 2002 e 2006 – nesta, derrotando o próprio Garibaldi); Iberê Ferreira (com a renúncia de Wilma para disputar o Senado, em 2010); Rosalba Ciarlini (2010); Robinson Faria (2014) e Fátima Bezerra (2018).

Em 2022, o MDB indicou Walter Alves como vice da governadora. A assunção ao Governo do vice-governador, portanto, coroa essa aliança exitosa para a oligarquia Alves.

Ainda fazem parte dessa ala político-familiar o ex-deputado federal Henrique Alves (PSB) e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) – ambos derrotados em 2022, respectivamente, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal. Carlos Eduardo também perdera ao Governo do Estado, em 2018.

Todos são produtos do grupo político criado por Aluízio Alves (1921-2006), que consolidou poder ao vencer a disputa pelo Governo do Estado, em 1960. Também foi expoente dessa ala política o jornalista Agnelo Alves (1932-2015), ex-deputado estadual, ex-senador, ex-prefeito de Natal e de Parnamirim.

Aluízio, pai de Henrique, e Agnelo, pai de Carlos Eduardo, são irmãos do ex-senador Garibaldi Alves (1923-2022), pai de Garibaldi Filho.

Walter Alves, pois, compõe a terceira geração dessa oligarquia política, que se mantém ativa há pelo menos 78 anos, quando, em 1945, Aluízio Alves foi eleito deputado federal.”

Só para ilustrar:

Garibaldi Alves, o pai de Garibaldi, avô de Walter, irmão de Aluízo e Agnelo e tio de Henrique e Carlos Eduardo, foi deputado estadual (1957 a 1969); vice-governador de Geraldo Melo (1987 a 1991), suplente e em seguida senador da República (2011 a 2014) na vaga de Rosalba Ciarlini, que deixou o mandato para ser governadora do Rio Grande do Norte.

Garibaldi Alves morreu em 7 de abril de 2022, aos 98 anos.

 

FRASE

“Vamos ter o tempo certo para a tomada de decisão”

ALLYSON BEZERRA – Sobre a possibilidade de se filiar ao União Brasil

CIDADE EDUCAÇÃO EM GREVE

Os professores de Mossoró exibiram cartaz nas ruas de Mossoró usando a propaganda do prefeito Allyson Bezerra: “Mossoró Cidade Educação” em greve. A categoria luta pela implantação do novo piso salarial do Magistério, com reajuste de 14,95%, previsto em lei. Até agora, o prefeito não acenou com possibilidade de honrar a lei.

 

EM TEMPO

A gestão Allyson Bezerra ainda não completou o pagamento do piso salarial dos professores de 2022. Foi dividido em sete parcelas distribuídas ao longo de 17 meses. O reajuste só estará no contracheque do professor da rede municipal de Mossoró em novembro de 2023.

PARCEIROS

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), visitou Walter Alves (MDB) no primeiro dia de trabalho do governador interino do RN. Disse que a ALRN está à disposição do Executivo e afirmou que, individualmente, Walter pode contar com ele.

 

PARCEIROS II

A foto de Walter Alves e Ezequiel Ferreira, publicada pelo governador interino em suas redes sociais, cutucou os mais açodados: “a foto da chapa 2026”, disse um observador, projetando o futuro dos aliados da governadora Fátima Bezerra (PT).

CENA URBANA

A Praça Vigário Antônio Joaquim foi transformada em “lar” de dezenas de pessoas em situação de sua. No espaço, bem no coração da cidade de Mossoró, eles fazem refeição (quando tem), tomam banho, lavam roupas, criam animais e, os viciados, consomem o que gostam. Nesta segunda-feira, uma alma caridosa distribuiu comida aos famintos.

TECNOLOGIA 5G

A Anatel liberou o sinal da tecnologia 5G para mais 347 municípios brasileiros, sendo 15 no RN: Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, São José de Mipibu, Extremoz, Nísia Floresta, Goianinha, Monte Alegre, Ares, Ielmo Marinho, Vera Cruz, Maxaranguape e Bom Jesus. Os prestadores do serviço devem adquirir lotes na faixa de 3,5 GHz para explorar o sinal.

 

NEGÓCIO NA SERRA

Um grupo empresarial vai investir para recuperar e reabrir o Hotel Portal da Serra, na cidade de Portalegre, região serrana do Alto Oeste. A compra do hotel já foi consolidada e agora está em processo de elaboração do projeto de recuperação. O Portal da Serra, construído pelo hoteleiro João Sabino (falecido em julho de 2021), está fechado desde a crise da pandemia da Covid.

 

MEU QUERIDO

O secretário de Segurança do RN, Coronel Araújo, solicitou empenho à Segurança do Maranhão na busca pelo paradeiro de Marcelo Gomes, funcionário do Restaurante Tchê, de Mossoró. "Meu Querido", como é popularmente conhecido, sumiu na cidade de presidente Dutra/MA no dia 21, e até o fechamento desta edição, não havia sido localizado.

 

CIDADE JUNINA

O Mossoró Cidade Junina 2023 será lançado hoje no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 18h. O prefeito Allyson Bezerra criou uma nova imagem do evento para apresentar aos mossoroenses. Também deve anunciar as primeiras atrações.

 

TURISMO

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, se encontrará com a governadora Fátima Bezerra (PT) em Portugal. Ele embarca hoje para agenda na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde o Governo do RN está presente. A governadora seguirá no país europeu até sábado, 4, devendo retornar ao RN no domingo, 5.

 

TURISMO II

Fátima Bezerra terá reunião com a Operadora Logitravel, que integra o grupo El Corte Inglês, com foco no fortalecimento do turismo no litoral norte do RN. A governadora também tem agenda com CEO Christine Ourmières, da TAP Air Portugal.

 

É NOTÍCIA

1 - O ministro Ricardo Lewandowski deve formalizar esta semana a sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federa (STF), prevista para maio. Ele tem convite para participar do governo Lula (PT).

2 - Os aniversários do Colégio Diocesano Santa Luzia e da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte serão comemorados com uma Missa em Ação de Graças na quinta-feira, 2. Será celebrada pelo bispo dom Mariano Manzana, às 8h, no Ginásio Carecão.

3 - O governo Lula (PT) criou grupo de trabalho com sindicato para discutir uma política de valorização do salário mínimo. Com 14 integrantes, o grupo tem até abril para elaborar uma proposta.

4 - A primeira chamada do Sisu 2023 sai nesta terça-feira, 28. Basta acessar a página oficial do processo seletivo. A matrícula ou o registro acadêmico deverá ser feito entre os dias 2 e 8 de março, na instituição para a qual foi selecionado.

5 - As inscrições para a primeira seleção do Prouni 2023 serão abertas hoje e se encerram na sexta-feira, 3. Nesta edição, serão disponibilizadas 288.112 bolsas, sendo 209.758 integrais e 78.354 parciais. O resultado deverá ser divulgado no dia 7 de março.

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
notícia
impresso
imprensa

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO